Cultura

“Futuro, futuro” vence o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Publicado em

Cultura

A 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi encerrada neste sábado (20), com a cerimônia de entrega dos troféus candango no Cine Brasília. O destaque da noite foi “Futuro, futuro”, do diretor gaúcho Davi Pretto, consagrado com o prêmio de melhor longa-metragem pelo júri oficial. A produção levou, ainda, os prêmios de roteiro, montagem e menção honrosa para o ator Zé Maria Pescador. Já o público preferiu “Assalto à Brasileira”, de José Eduardo Belmonte, eleito em votação ao final das sessões, como o melhor longa. O filme de Belmonte também arrebatou os prêmios de melhor ator, para Murilo Benício, e melhor ator coadjuvante, para Christian Malheiros. As atrizes Dhara Lopes e Maria Ibrain venceram como melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente, pelo filme “Quatro Meninas”, da diretora carioca Karen Suzane. A diretora Karol Maia foi reconhecida com o Candango de Melhor Direção pelo documentário “Aqui Não tem Luz”.

Na Mostra Brasília, em disputa pelo 27º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, o grande vencedor foi “Maré Viva, Maré Morta”, de Cláudia Daibert, melhor longa tanto do júri oficial como do júri popular. Além de ser lembrado por melhor edição de som e pelo Prêmio Sesc.

A Edição comemorativa dos 60 anos do Festival alcançou um público de 39 mil pessoas durante os 9 dias de programação. Foram exibidos 80 filmes e distribuídos 50 prêmios, além de homenagear a atriz Fernanda Montenegro com o Troféu Candango pelo Conjunto da Obra. Ela não pôde participar da cerimônia, mas enviou um vídeo de agradecimento. Fernanda foi a primeira a receber o prêmio de Melhor Atriz no festival, em 1965, pelo filme “A Falecida”.
 
Os longas-metragens vencedores das mostras competitivas Brasília, Nacional e Caleidoscópio serão reprisados na programação do Cine Brasília neste domingo (21/9) e na segunda-feira (22/9).

A lista completa com os premiados nesta edição do Festival está disponível no site festcinebrasilia.com.br
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza recebe o 12º Festival Internacional de Circo do Ceará

Publicados

em

Fortaleza convida visitantes e a população local a celebrar a milenar arte circense, a partir desta sexta-feira (6), com a abertura da primeira etapa do 12º Festival Internacional de Circo do Ceará.

Ao todo, o Festival terá 11 dias e passará por outras quatro cidades do estado, reunindo 45 companhias e artistas vindos de oito países e 11 estados brasileiros, além de dez atividades formativas

Na capital cearense, a programação acontece até o dia 10 de novembro em espaços como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Vila das Artes e o Parque Estadual do Cocó. A abertura, nesta sexta-feira, fica por conta da companhia mexicana Cabaret Capricho e o espetáculo “El Folk Chou”, que apresenta ao público o folclore e as tradições do país. 

Até a próxima terça-feira (10), os três locais receberão grupos artísticos que farão uma viagem pela diversidade das artes circenses. Entre as atrações estão acrobacias no palo chinês, trapézio, mágica, ilusionismo, malabarismo, charangas circenses e, claro, palhaçaria.

Entre as atividades educativas e formativas, esta edição traz o Festival Internacional de Circo do Ceará na Escola, que leva a arte circense aos estudantes da rede pública e de instituições sociais, e a Mostra Escolas de Circo, dedicada ao intercâmbio entre artistas e instituições de formação do Brasil e do exterior.

Após a passagem por Fortaleza, a trupe circense se apresentará ao longo do mês de novembro nos municípios de Paracatu, Itapipoca, Aquiraz e Aracati. Os detalhes da programação dia a dia estão disponíveis no instagram do Festival, @festivalcircoceara.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA