Cultura

Maceió recebe encontro de mestras e mestres do Notório Saber

Publicado em

Cultura

Começou nesta quarta-feira (1º), em Maceió (AL), o Encontro de Mestras e Mestres do Notório Saber no Brasil. O evento acontece no Centro Cultural Reitor João Sampaio, no bairro do Farol, até a próxima sexta-feira (3). A promoção é do Ministério da Cultura em parceria com a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato de Alagoas, o Instituto Federal do Ceará e o Centro Universitário Cesmac.

São mais de 300 participantes, entre mestras e mestres de todos os estados do país, além de pesquisadores, docentes, representantes de instituições de ensino e de grupos das culturas tradicionais e populares.

No Instagram @academico.cesmac é possível realizar a inscrição e ter acesso a programação que inclui mesas de debate, apresentações culturais e atividades voltadas ao fortalecimento do reconhecimento e inclusão dos conhecimentos tradicionais no Ensino Superior.

Um dos destaques do encontro é a criação da Rede Nacional de Universidades e Institutos para o Notório Saber de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares, que tem como objetivo, entre outros, garantir que a diversidade cultural do Brasil seja refletida nas práticas acadêmicas.

Em outro momento acontecerá a solenidade de concessão do Título de Notório Saber, que busca reconhecer e valorizar os grandes guardiões das culturas tradicionais brasileiras como artesãos, cordelistas, mestres de folguedos, rezadeiras, lideranças indígenas e quilombolas, valorizando os seus conhecimentos, trajetórias e formas próprias de produção e transmissão de saberes

Entre as manifestações culturais de todo país que se apresentarão estão Boi Pura Raça, Baianas Voltam a Sorrir, Boi do Canário e Blocos Centenários de Pilar, Maracatu Baque Alagoano, Orquestra de Tambores de Alagoas, Taieiras de São Miguel, Fandango do Pontal e o Pastoril da Mestra Dôra.
 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Festival de Gramado encerra mostras e premia vencedores

Publicados

em

O maior evento do cinema brasileiro, o Festival de Gramado, entra na reta final. A programação desta sexta e sábado finaliza as mostras competitivas e entrega troféus aos vencedores. Gabriel Correa está de volta.

Nesta sexta-feira, as atividades começam com debates no Hotel Serra Azul, com as equipes do longa-metragem “Nosso Segredo”, de curtas-metragens, além do documentário sobre o músico “Gonzaguinha, da Maior Liberdade”.

Na mostra competitiva de Longas Gaúchos, ocorre a exibição de “Filhas da Lua”, de Tatiana Sager, às duas da tarde. Também na sexta-feira, a atriz Maria Fernanda Cândido, que recebeu o Troféu Kikito de Cristal na noite anterior, participa de uma coletiva de imprensa.

Como filme de encerramento da edição número 54 do Festival de Gramado, será exibido, fora da competição, “La Perra”, dirigido por Dominga Sotomayor, com Selton Mello no elenco. A coprodução internacional conta a relação entre uma mulher e uma cachorra em uma ilha remota.

A partir das oito da noite, acontece a premiação de Longas-Metragens Gaúchos e da mostra competitiva de Curtas Brasileiros.

No sábado, último dia do festival, a solenidade oficial de premiação ocorre a partir das oito da noite, com a entrega dos troféus Kikito, nas categorias de Longas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA