Cultura
Violinista do Pará brilha no Festival Internacional Sesc de Música
Cultura
Oi, oi gente amiga desse nosso programa que nesta edição é um convite à escuta de uma jovem de 25 anos, a violinista amazônida Agatha Nascimento, moradora de Barcarena, (PA)

Reconhecidamente, ela é um talento no campo da música de concerto brasileira que, orgulhosamente apresenta a força criativa do Pará no 14º Festival Internacional Sesc de Música, que está acontecendo desde o dia 19 de janeiro, em Pelotas (RS),.
A trajetória de Ágatha mostra como a música é capaz de transformar vidas e abrir caminhos. Integrante da Orquestra Jovem Sesc Pará desde 2025, ela ocupa a posição de Spalla – a primeira violinista do naipe, responsável por liderar os demais violinistas nas arcadas da orquestra.
Na música, Ágatha sempre buscou aliar o talento a uma sólida base acadêmica. Ela é formada em violino pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde ingressou simultaneamente nos cursos técnico e de licenciatura em 2021.
Incentivada pela avó, Ágatha tocou os primeiros acordes há 10 anos, dentro da igreja da sua comunidade. Rapidamente se destacou e, com dedicação, ganhou notoriedade. Agora, é professora de violino em Barcarena, aluna do renomado professor chileno Yerko Tabila e continua a brilhar na orquestra da sua igreja. Viva Maria comemora com entusiasmo o fato dela estar sendo chamada a integrar a Orquestra Jovem Sesc Brasil , onde se apresenta amanhã à noite , no Theatro Guarany, no Festival de Pelotas.
Cultura
Galerias, curadores e colecionadores se encontram na Art.Pe, em Recife
Recife será um grande ponto de convergência entre galerias, projetos especiais, instituições, artistas, editores, curadores e colecionadores da arte contemporânea a partir desta quarta-feira (14). É que a capital pernambucana sedia até o próximo domingo a quinta edição da Art.Pe – a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, um espaço que abriga um recorte da arte pós-moderna brasileira em diferentes linguagens.

O pavilhão de mais de 5 mil metros quadrados, no Recife Expo Center, reúne 75 expositores, incluindo 55 galerias de todas as regiões do Brasil, com atuação nacional e internacional, e ainda dois espaços para produções de arte da Argentina e Portugal.
o Art.Pe recebe também projetos especiais, instituições culturais, editoras e livrarias com novidades da arte contemporânea.
O espaço também abriga lojas de museus da Região Nordeste. Os participantes apresentam ao público as novidades do mercado da arte — pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, gravuras, objetos em cerâmica, artes têxteis, entre outras.
Outro destaque da programação é a Arena BNB Cultural, que irá promover leituras individualizadas de portfólio de artistas do Nordeste, prêmios, lançamentos editoriais, momentos culturais e, principalmente, conversas sobre temas relevantes para o setor, conduzidas por convidados com diferentes atuações no campo artístico.
O acesso ao público na quarta-feira acontece das 17h30 às 21h. De quinta a sábado, de 13h às 21h. E no domingo entre 12h e 19h.
A programação dia a dia e as orientações de acesso disponíveis na página artpe.art.br.
-
Mato Grosso4 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso5 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso6 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Cuiabá6 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
OAB6 dias atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Cuiabá6 dias atrásVitória de Pivetta aumenta pressão e PL pode trocar comando em Mato Grosso
-
Mato Grosso6 dias atrásLéo Bortolin é eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos












