Cuiabá

Abilio diz que recuo de Vânia em candidatura não interfere em licença na Prefeitura

Publicado em

Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira que a decisão da vice-prefeita, Coronel Vânia Rosa (MDB), de desistir da disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa não altera os planos de se licenciar do cargo para se dedicar à campanha da esposa, Samantha do Abilio (PL), que é candidata a deputada estadual.

Segundo ele, a possibilidade de deixar temporariamente o comando do Palácio Alencastro já vinha sendo discutida com Vânia antes mesmo de ela anunciar o recuo da candidatura. Por isso, a mudança no cenário eleitoral não interfere na decisão.

“A gente conversou e eu falei para ela da possibilidade de, se caso eu viesse a sair nos primeiros 15 dias ou na segunda quinzena, que eu pudesse contar com ela. Eu já tinha comunicado com ela antes mesmo dessa decisão dela sair. Então, não mudou nada”, afirmou.

A desistência de Vânia altera a possibilidade de sucessão temporária no comando da Prefeitura. Caso ela mantivesse a candidatura, a legislação eleitoral poderia impedi-la de assumir o Executivo municipal durante eventual licença de Abilio. Nesse cenário, a Prefeitura seria comandada pela presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL).

Com o recuo da disputa eleitoral, porém, Vânia fica apta a assumir o comando do município durante uma eventual ausência temporária do prefeito.

Apesar do rompimento político entre os dois após a filiação de Vânia ao MDB, Abilio afirmou não ver problemas em deixar a Prefeitura sob o comando da vice-prefeita. “Eu não tenho nenhuma preocupação da Vânia assumir a Prefeitura. Já assumiu em outras ocasiões, já assumiu em outra ocasião, conduziu bem, fez o trabalho lá tranquilo. Não tenho nenhuma preocupação quanto a isso”, colocou.

Abilio também procurou minimizar as divergências políticas que vieram a público nos últimos meses. “Eu e ela, pessoalmente falando, não temos nenhuma divergência. Eu acho que o que mais existe é divergência na imprensa, na comunicação, de alguma forma que um fala ou outra.”

“Entre eu e ela não tem nenhuma divergência. Estamos no mesmo andar, estamos frente a frente, trabalhando junto ali. Cada um com o seu jeito de trabalhar, cada um com a sua percepção. Mas está tudo tranquilo. Não tem nenhuma divergência”, complementou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura leva experiência em construção e desenvolvimento urbano a estudantes

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, participou, na manhã desta terça-feira (20), da abertura do II Seminário do Departamento de Infraestrutura (DINFRA), realizado no Cine Teatro Cuiabá. O evento reúne estudantes e profissionais para compartilhar conhecimentos e experiências nas áreas de engenharia civil, edificações, agrimensura e geoprocessamento.

Organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o seminário segue até quinta-feira (22), com palestras, minicursos, oficinas, workshops e visitas técnicas. A programação busca atualizar os conhecimentos dos alunos e aproximá-los das demandas e oportunidades do mercado de trabalho.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, participou como palestrante e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os futuros profissionais que atuarão no desenvolvimento das cidades.

“É fundamental que possamos passar as responsabilidades do aluno que está se formando, esse caminho que ele vai prosseguir, e a relação da cidade com eles também. Fizemos um chamamento: nós todos somos construtores da cidade”, afirmou.

De acordo com Pedro Spanghero, presidente da comissão organizadora, a proposta é levar aos estudantes a experiência de profissionais que já atuam no mercado, permitindo que conheçam diferentes possibilidades de atuação e os desafios das áreas relacionadas à infraestrutura.

“A ideia desse seminário é trazer a experiência de pessoas consagradas no mercado de trabalho para dar palestras aos nossos alunos. Mas não só palestras: teremos três dias de eventos, com minicursos, workshops e visitas técnicas”, explicou.

A expectativa da organização é reunir cerca de 600 estudantes ao longo da programação, incluindo alunos do ensino médio e do ensino superior, além de participantes da comunidade externa.

Entre as atividades previstas estão visitas técnicas a uma mina e ao Parque Novo Mato Grosso, com o objetivo de ampliar o contato dos participantes com experiências práticas.

O diretor-geral do IFMT Campus Cuiabá, Alceu Aparecido Cardoso, ressaltou que o seminário também integra as atividades acadêmicas da instituição, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

“Isso é muito importante para atualizar o nosso aluno, colocá-lo no mercado e trazer palestrantes com novidades que só os profissionais que estão atuando podem compartilhar”, destacou.

Segundo Alceu, a programação faz parte de uma iniciativa de integração entre os departamentos do IFMT, com atividades voltadas à apresentação de pesquisas, projetos e experiências profissionais. A proposta é ampliar o conhecimento dos estudantes e aproximá-los das oportunidades disponíveis em suas áreas de formação.

O seminário segue até os dias 21 e 22 de outubro, no IFMT Campus Cuiabá, ampliando as oportunidades de aprendizado e troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA