Cuiabá

Abilio e Câmara usam emendas para reforma no Praeirinho em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá e a Câmara Municipal avançaram na construção de uma solução definitiva para a comercialização de peixe na região do Praeirinho, na Avenida Beira Rio. Em duas reuniões realizadas nos últimos dias, o prefeito Abilio Brunini, vereadores e representantes da associação tradicional dos comerciantes definiram estratégias conjuntas para regularizar a atividade, garantindo melhores condições de trabalho, higiene e segurança alimentar para consumidores e trabalhadores.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a parceria com a Câmara de Vereadores será fundamental para resolver um problema histórico enfrentado pelos vendedores de pescado da região. Segundo ele, emendas parlamentares destinadas à associação dos comerciantes irão viabilizar melhorias estruturais necessárias para eliminar a insalubridade do espaço e permitir que a atividade continue de forma organizada e segura.

 

Durante os encontros, que reuniram comerciantes e representantes do Legislativo municipal, foram definidos três planos de ação, organizados em curto, médio e longo prazo. A segunda reunião ocorreu na tarde de hoje (16) e contou com a presença de representantes da associação e do vereador Alex Rodrigues, que acompanha as tratativas junto aos trabalhadores do local.

 

No plano emergencial, a prefeitura e os comerciantes da associação tradicional irão providenciar adequações técnicas imediatas para garantir a salubridade no comércio do pescado, permitindo a continuidade das vendas dentro das normas sanitárias. As medidas incluem ajustes estruturais e organização do espaço de comercialização.

 

No médio prazo, a proposta é estruturar melhorias permanentes no local, utilizando recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas à associação. Já no planejamento de longo prazo, a gestão municipal estuda alternativas que consolidem definitivamente a atividade comercial do pescado no Praeirinho, preservando a tradição e assegurando dignidade aos trabalhadores.

 

Peixe Santo e tradição
Durante a reunião, o prefeito também solicitou à associação dos comerciantes a apresentação de um orçamento para garantir o atendimento à demanda do tradicional Peixe Santo, pescado historicamente comercializado a preços mais acessíveis durante a Semana Santa. A iniciativa busca assegurar que a população continue tendo acesso ao produto, mantendo uma tradição cultural e religiosa importante para Cuiabá.

A prefeitura reforça que o diálogo com os comerciantes continuará nos próximos dias, com o objetivo de transformar as propostas discutidas em ações concretas e definitivas para o Praeirinho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeito de Cuiabá recebe policiais que iniciam estágio operacional em Motopatrulhamento Tático

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu, nesta terça-feira (21), policiais do Motopatrulhamento que concluíram as instruções teóricas e práticas voltadas ao combate às facções criminosas. A partir disso, os militares iniciam o estágio operacional do 4º Curso de Motopatrulhamento Tático, etapa que é destinada à formação dos chamados “Cavaleiros de Aço”, policiais militares especializados no patrulhamento tático com motocicletas.

Segundo o prefeito Abilio, que se reuniu com os militares na Praça Alencastro, investir na capacitação das forças de segurança é contribuir diretamente para a proteção da população.

“Esse batalhão do RAIO [Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas] é diferenciado. É uma tropa preparada, que está nas ruas para proteger a nossa cidade e garantir mais segurança para a população. E fica o recado para quem insiste em participar de rachas ou andando sem habilitação, é bom pensar duas vezes. Vamos continuar trabalhando juntos por uma Cuiabá mais segura”, disse.

De acordo com o comandante da 24ª Companhia Independente de Policiamento e Motopatrulhamento Tático, tenente-coronel Cacciolari, os participantes concluíram 60 dias de instruções teóricas e práticas e, a partir desta terça-feira, iniciam 15 dias de estágio operacional, período em que serão avaliados em situações reais de policiamento. Ao todo, 27 policiais alunos passarão por atividade operacional supervisionada por 20 instrutores especializados, sendo avaliados em situações reais de policiamento.

“O estágio operacional representa a fase final da capacitação. Os policiais serão colocados em campo para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e demonstrar as habilidades necessárias para atuar no motopatrulhamento tático. Ao final desse processo, entregaremos à sociedade profissionais altamente qualificados para fortalecer o combate à criminalidade”, destacou Cacciolari.

O Curso de Especialização em Motopatrulhamento Tático (CEMPT) e o estágio operacional são conduzidos pela 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM RAIO), unidade especializada da Polícia Militar de Mato Grosso reconhecida pela atuação em ações rápidas e ostensivas. O estágio segue até 1º de agosto e será encerrado com a formatura militar, marcada para o dia 4. Durante esse período, as equipes atuarão em toda a capital, realizando patrulhamento tático e atendendo ocorrências de médio e alto risco, consolidando a formação de policiais especializados para fortalecer o combate à criminalidade.

A Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) da Polícia Militar de Mato Grosso também vem realizando diversas ações em parceria com o município, especialmente na Operação Tolerância Zero, voltada ao combate aos rachas e outras práticas ilegais que colocam em risco a segurança da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA