Linha direta

Aliados sugerem que Janaina repense disputa ao Senado

Publicado em

Linha direta

Apesar de aparecer bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto para o Senado, a deputada estadual Janaina Riva vem sendo orientada por pessoas próximas a não concentrar todas as apostas no projeto majoritário de 2026.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que a parlamentar deve manter aberta a possibilidade de disputar mais um mandato na Assembleia Legislativa, alternativa considerada estratégica diante das incertezas que ainda cercam a formação das chapas para o próximo pleito.

A avaliação é de que uma nova eleição para o Legislativo permitiria a Janaina ampliar sua influência política e assumir posições de destaque na Mesa Diretora da Casa. Entre os cenários discutidos, estaria a possibilidade de ocupar a Primeira-Secretaria no biênio 2027/2028 e, posteriormente, a Presidência da Assembleia nos anos de 2029 e 2030.

Os defensores dessa tese argumentam que o comando do Parlamento estadual poderia fortalecer ainda mais o capital político da deputada e abrir caminho para projetos maiores no futuro, incluindo uma eventual candidatura ao governo do Estado.

Por outro lado, aliados lembram que Janaina segue como um dos nomes mais competitivos para a disputa ao Senado e que qualquer definição deverá ocorrer apenas após o avanço das articulações partidárias e da consolidação do cenário eleitoral.

Enquanto 2026 não chega, a deputada mantém o discurso de pré-candidata ao Senado, mas já convive com sugestões para que tenha uma rota alternativa caso o projeto majoritário se mostre inviável ao longo da construção política.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Linha direta

Deputados articulam chapa de oposição para enfrentar Max

Publicados

em

Insatisfeitos com condução da atual Mesa Diretora, dois deputados estaduais, que ultrapassaram a marca de 40 mil votos, articulam chapa robusta para enfrentar o atual presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos). A eleição interna acontecerá no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

Segundo fonte quentíssima da coluna, Faissal Calil (PL) e Diego Guimarães (Republicanos), já iniciaram contatos com os eleitos e reeleitos para montar grupo de oposição. Ao menos oito colegas, entre novatos e veteranos, sinalizaram apoio ao projeto de Faissal e Diego. Ainda de acordo com a mesma fonte, cardeais do Palácio Paiaguas estariam bancando a “virada de chave” na Casa de Leis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA