Mato Grosso

Aprovado projeto de Paula Calil que prevê a criação do Portal TEA

Publicado em

Mato Grosso

Com foco na inclusão, no acesso à informação e no fortalecimento das políticas públicas, a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), teve dois projetos aprovados em sessão ordinária na Câmara Municipal desta quinta-feira (12).
Um deles é o Projeto de Lei nº 28075/2025, que institui o Portal TEA, uma plataforma digital voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
A proposta prevê a criação de um ambiente on-line que reunirá, em um único espaço, informações, serviços e dados sobre o atendimento às pessoas com autismo no município. A iniciativa busca apoiar famílias, ampliar o acesso a direitos e contribuir para uma gestão pública mais eficiente e integrada.
Paula agradeceu o apoio dos parlamentares na aprovação da proposta e destacou a importância da iniciativa para as famílias cuiabanas, bem como aos pacientes.
“Quero agradecer aos vereadores pelo apoio e sensibilidade na aprovação deste projeto. O Portal TEA será uma ferramenta muito importante para muitas famílias que enfrentam dificuldades para encontrar informações e acessar serviços. Nosso objetivo é facilitar esse caminho e garantir mais dignidade, inclusão e acesso aos direitos para as pessoas com autismo em Cuiabá”, afirmou.
A plataforma também permitirá a organização de dados e estatísticas sobre o autismo em Cuiabá, contribuindo para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e voltadas às necessidades reais da população.
Além disso, foi aprovado também outro  projeto de autoria da vereadora que inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Cuiabá a Festa de Aniversário do bairro Sol Nascente, que passa a ser celebrada anualmente na primeira semana de setembro.
A iniciativa reconhece a importância histórica e social do bairro para a capital mato-grossense, valorizando a cultura local e incentivando a participação da comunidade em eventos que fortalecem o sentimento de pertencimento e identidade entre os moradores.
Agora, as matérias seguem para sanção no Executivo.
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Entretenimento

Flávia Moretti anuncia ExpoVG com três dias de celebração pelos 159 Anos de Várzea Grande

Publicados

em

A cidade de Várzea Grande se prepara para um grande evento em celebração aos seus 159 anos, que ocorre de 14 a 17 de maio. Na noite desta quinta-feira (09), a prefeita Flávia Moretti lançou oficialmente a programação da ExpoVG, uma exposição que promete unir cultura, agricultura e empreendedorismo, e reafirmar o papel estratégico do município como um polo logístico e de desenvolvimento em Mato Grosso.

Após 21 anos, a ExpoVG retorna como parte das comemorações do aniversário da cidade, que é celebrado em 15 de maio. O evento pretende oferecer uma programação diversificada, com shows gratuitos de artistas nacionais e regionais, além de exposições, fóruns e painéis voltados para pequenos e médios produtores, maquinários, rodeios e atividades gastronômicas, focando na atração de investimentos e na revitalização da indústria local.

Um dos pontos altos será a Feira da Família, que destacará a importância da agricultura familiar em Várzea Grande. A iniciativa visa demonstrar o potencial do setor, que está em conformidade com as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, promovendo novas oportunidades de comercialização.

Atualmente, a Prefeitura já apoia a agricultura familiar, com 25% da merenda escolar proveniente de pequenos produtores, contribuindo para fortalecer a economia rural e garantir renda no campo.

Durante o lançamento, a prefeita Flávia Moretti enfatizou a importância da ExpoVG para o futuro do município. “Queremos mostrar que somos um polo logístico e que podemos nos tornar o centro do desenvolvimento em Mato Grosso. A ExpoVG representa uma nova etapa para a nossa cidade”, declarou.

Ela também ressaltou que a Prefeitura será parceira na realização do evento por meio de um termo de cooperação, sem a transferência de recursos financeiros. “Nossa participação é na organização e na logística”, destacou.

Os custos dos shows serão cobertos por emendas parlamentares, assegurando um evento sustentável e com apoio institucional, sem impactos diretos no orçamento municipal.

A ExpoVG 2026 ocorrerá no bairro Chapéu do Sol, sendo estruturada sob o Procedimento de Manifestação de Interesse Social (PMIS) com um Acordo de Cooperação.

Programação de Shows

A programação contará com artistas de renome nacional e atrações regionais, com entrada gratuita na pista:
– 14 de maio (quinta): Natanzinho Lima, Jero Neto e Boy Munhoz
– 15 de maio (sexta – feriado e aniversário da cidade): Lauana Prado, Rico e Léo e Luís Paulo e Lunnan
– 16 de maio (sábado): Maiara & Maraisa, Fernanda Leite e João Felipe
– 17 de maio (domingo): Encerramento com diversas bandas regionais de lambadão, incluindo Os Federais, Ricco e Leo, Cris Campelo, Júnior e Morais, além de show católico e mais.

A entrada para a pista será gratuita, enquanto ingressos para a arquibancada e camarotes estarão disponíveis para venda.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA