Mato Grosso
ILDE TAQUES REÚNE 17 VOTOS E ENCURRALA ADVERSÁRIOS NA CÂMARA DE CUIABÁ
Mato Grosso
Com o apoio da maior bancada e a “benção” silenciosa da articulação de Max Russi, pré-candidato consolida favoritismo e deixa concorrência ‘comendo poeira’.
O cenário político na Câmara Municipal de Cuiabá começa a ganhar contornos de definição irreversível. O vereador Ilde Taques (Podemos), pré-candidato à presidência da Mesa Diretora, subiu o tom e a confiança ao confirmar que já contabiliza o apoio de 17 dos 27 parlamentares. O número é mais do que suficiente para garantir a vitória e consolidar o Podemos como a força dominante do Legislativo Cuiabano.
Nos corredores da Casa de Leis, o clima é de “contagem regressiva”. As conversas de bastidores indicam que falta muito pouco para bater o martelo definitivamente. Ilde tem se destacado pela habilidade de diálogo, conseguindo transitar entre a base do prefeito Abilio Brunini (PL), independentes e até membros da oposição.
A Força do Grupo e o “Mestre” das Articulações
A musculatura de Ilde não é por acaso. O Podemos hoje detém a maior bancada da Câmara, com seis vereadores, e a estratégia vem sendo traçada com precisão cirúrgica.
Embora o movimento seja liderado internamente pelo vereador Alex Rodrigues, coordenador da campanha de Ilde, o mercado político aponta para uma digital externa de peso: a do deputado estadual Max Russi (Podemos). Conhecido como um verdadeiro “mestre em articulações políticas”, Russi tem sido visto como a peça-chave que dá o tom final das costuras, garantindo que o grupo chegue à eleição com uma chapa praticamente imbatível.
Chapa Quase Fechada
A composição da futura Mesa já está desenhada, restando apenas um espaço vago:
- Presidente: Ilde Taques (Podemos)
- Vice-presidente: Eduardo Magalhães (Republicanos)
- 2ª Vice-presidência: Michelly Alencar (União)
- 1ª Secretaria: Paula Calil (PL)
- 2ª Secretaria: Em aberto
Adversários em Dificuldade
Enquanto Ilde avança, outros nomes que tentavam viabilizar candidaturas — como Dilemário Alencar (União), Wilson Kero Kero (PMB) e Demilson Nogueira (PP) — enfrentam dificuldades severas para angariar apoios. A percepção geral é de que a “musculatura” de Ilde e sua capacidade de unir diferentes alas da Casa esvaziaram as demais pretensões.
”É uma construção. Sou um vereador que conversa muito e chegamos agora caminhando para vencer essa eleição”, afirmou Taques, reforçando que o objetivo é dar legitimidade e tranquilidade para a governabilidade na capital.
Mato Grosso
ALMT entra no top 5 das assembleias com maior engajamento nas redes sociais em 2026
Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) alcançou a quinta colocação entre os parlamentos estaduais com maior número de interações nas redes sociais no primeiro semestre de 2026. No período, os perfis institucionais da Casa de Leis mato-grossense somaram 179.675 interações.
Os dados foram divulgados pela Social Media Gov, plataforma especializada em inteligência de comunicação para instituições públicas. O estudo acompanha a presença digital de órgãos governamentais e compara a repercussão das publicações nas principais redes. Confira aqui a íntegra do levantamento.
Para o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos, a posição demonstra que a instituição tem ampliado o contato com os cidadãos por meio dos canais digitais. “Estar entre as cinco instituições públicas com maior interação nas redes sociais mostra que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso está cada vez mais conectada com a população. Esse resultado é fruto de uma comunicação transparente, acessível e focada em mostrar, de forma simples, como o trabalho do Parlamento faz a diferença na vida das pessoas. Nosso compromisso é fortalecer esse diálogo e manter o cidadão sempre informado e participando das decisões que impactam o estado”, afirma.
Na classificação nacional, a ALMT ficou à frente de assembleias legislativas como as do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Amazonas. A colocação evidencia o avanço dos canais institucionais como espaços de divulgação das atividades parlamentares, dos serviços oferecidos pela Casa e de assuntos de interesse da sociedade.
Henrique Santos também ressalta que a conquista resulta da participação conjunta dos profissionais da Secretaria de Comunicação Social (Secom). “Nenhum resultado dessa magnitude é construído de forma isolada. Essa conquista reflete o talento, a dedicação e o profissionalismo dos servidores da Secretaria de Comunicação. Quando há confiança, integração entre os setores e compromisso com o interesse público, os resultados aparecem”, destaca.
A gerente de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Assembleia, Noemia Almeida, explica que a presença nas plataformas digitais é construída de forma integrada pelas áreas de redes sociais e publicidade institucional, jornalismo, fotografia, TV Assembleia e Rádio Assembleia. As equipes trabalham na produção de notícias, vídeos, campanhas, transmissões e outros formatos que ajudam a tornar os temas legislativos mais compreensíveis e próximos do cotidiano da população.
Noemia Almeida avalia que a posição obtida nacionalmente traduz o empenho diário dos profissionais e a cooperação entre as diferentes áreas da Secom. “Recebemos esse reconhecimento com muita satisfação, pois ele reflete o empenho de uma equipe formada por apenas nove servidores e uma jovem aprendiz, que atua diariamente com criatividade, dedicação e senso de propósito. Nosso trabalho vai muito além da gestão das redes sociais. Somos responsáveis também pela publicidade institucional e diversas ações estratégicas de comunicação. Esse resultado só é possível graças à integração com os demais setores da Secom, que caminham conosco em cada projeto, fortalecendo a comunicação da Assembleia”, diz.
Inovação reconhecida — A presença da ALMT entre as cinco primeiras colocadas dá continuidade a uma série de conquistas da comunicação da Casa. Em 2025, a instituição recebeu o segundo lugar no Prêmio Social Media Gov, durante o 14º Redes WeGov, com a assistente virtual “Alê”, criada para facilitar o acesso às informações legislativas pelas redes sociais.
Neste ano, o Parlamento mato-grossense conquistou o primeiro lugar na mesma premiação, realizada durante o 15º Redes WeGov, com o “Termômetro de Notícias”. O projeto utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar temas de interesse do público e aperfeiçoar a distribuição dos conteúdos institucionais.
A equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da ALMT também chegou ao meio acadêmico. O artigo científico sobre o “Termômetro de Notícias”, elaborado por Noemia Almeida, com revisão dos servidores William Monteiro e Yuri Daltro Caseiro, foi aprovado para apresentação no Congresso Brasileiro de Comunicação Pública.
-
Várzea Grande7 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













