Mato Grosso
ILDE TAQUES REÚNE 17 VOTOS E ENCURRALA ADVERSÁRIOS NA CÂMARA DE CUIABÁ
Mato Grosso
Com o apoio da maior bancada e a “benção” silenciosa da articulação de Max Russi, pré-candidato consolida favoritismo e deixa concorrência ‘comendo poeira’.
O cenário político na Câmara Municipal de Cuiabá começa a ganhar contornos de definição irreversível. O vereador Ilde Taques (Podemos), pré-candidato à presidência da Mesa Diretora, subiu o tom e a confiança ao confirmar que já contabiliza o apoio de 17 dos 27 parlamentares. O número é mais do que suficiente para garantir a vitória e consolidar o Podemos como a força dominante do Legislativo Cuiabano.
Nos corredores da Casa de Leis, o clima é de “contagem regressiva”. As conversas de bastidores indicam que falta muito pouco para bater o martelo definitivamente. Ilde tem se destacado pela habilidade de diálogo, conseguindo transitar entre a base do prefeito Abilio Brunini (PL), independentes e até membros da oposição.
A Força do Grupo e o “Mestre” das Articulações
A musculatura de Ilde não é por acaso. O Podemos hoje detém a maior bancada da Câmara, com seis vereadores, e a estratégia vem sendo traçada com precisão cirúrgica.
Embora o movimento seja liderado internamente pelo vereador Alex Rodrigues, coordenador da campanha de Ilde, o mercado político aponta para uma digital externa de peso: a do deputado estadual Max Russi (Podemos). Conhecido como um verdadeiro “mestre em articulações políticas”, Russi tem sido visto como a peça-chave que dá o tom final das costuras, garantindo que o grupo chegue à eleição com uma chapa praticamente imbatível.
Chapa Quase Fechada
A composição da futura Mesa já está desenhada, restando apenas um espaço vago:
- Presidente: Ilde Taques (Podemos)
- Vice-presidente: Eduardo Magalhães (Republicanos)
- 2ª Vice-presidência: Michelly Alencar (União)
- 1ª Secretaria: Paula Calil (PL)
- 2ª Secretaria: Em aberto
Adversários em Dificuldade
Enquanto Ilde avança, outros nomes que tentavam viabilizar candidaturas — como Dilemário Alencar (União), Wilson Kero Kero (PMB) e Demilson Nogueira (PP) — enfrentam dificuldades severas para angariar apoios. A percepção geral é de que a “musculatura” de Ilde e sua capacidade de unir diferentes alas da Casa esvaziaram as demais pretensões.
”É uma construção. Sou um vereador que conversa muito e chegamos agora caminhando para vencer essa eleição”, afirmou Taques, reforçando que o objetivo é dar legitimidade e tranquilidade para a governabilidade na capital.
Cuiabá
Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura
A Prefeitura de Cuiabá conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso para suspender a desocupação de quase 500 unidades habitacionais no Residencial Villas das Minas e nos condomínios Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A medida foi concedida pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo após recurso apresentado pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini na tarde desta sexta-feira (17)
O Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo foi protocolado na tarde de hoje e acompanhado do procurador-geral, Luiz Antônio Araújo Jr, e do procurador-geral adjunto, Rober Caio Ribeiro. No encontro o gestor municipal defendeu a suspensão imediata da ordem de desocupação para garantir o avanço da regularização fundiária.
Ao analisar o pedido, o magistrado reconheceu o risco social da retirada coletiva e deferiu parcialmente a liminar. “Defiro parcialmente o efeito suspensivo pleiteado, exclusivamente para suspender a eficácia da ordem de imissão na posse coletiva contida na decisão agravada”, destacou na decisão.
Na prática, a medida impede, neste momento, a desocupação de cerca de 496 unidades habitacionais ocupadas há mais de duas décadas, evitando impacto direto sobre famílias em situação de vulnerabilidade.
O recurso apresentado pela Procuradoria também solicita a retomada do processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), a suspensão de sanções impostas ao Município e o encaminhamento do caso à Comissão de Soluções Fundiárias, com base em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para garantir tratamento humanizado.
Apesar da decisão favorável quanto à suspensão do despejo, o desembargador optou por não analisar, neste momento, o mérito completo da ação, mantendo a paralisação da REURB até manifestação da relatora natural do caso.
Durante a agenda no Tribunal, o prefeito destacou que a prioridade da gestão é assegurar o direito à moradia. “Nós viemos ao Tribunal de Justiça apresentar o nosso recurso e reforçar que o nosso objetivo não é retirar ninguém. O que queremos é garantir a regularização dessas áreas, dar segurança jurídica para essas famílias e assegurar o direito à moradia”, afirmou.
A decisão está alinhada a recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que evitem despejos em massa sem análise social prévia.
Com a liminar, o Município ganha fôlego para buscar uma solução definitiva para a área, enquanto o processo segue para análise da desembargadora relatora.
https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/justica-suspende-despejo-de-familias-em-cuiaba-apos-agravo-da-prefeitura
-
Cuiabá5 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Coluna VIP MT4 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá5 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Cuiabá20 horas atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Rondonópolis6 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura oferece exames de alta complexidade em hospitais particulares de Sinop





