Mato Grosso
Janaina Riva descarta qualquer possibilidade de recuo em disputar o Senado
Mato Grosso
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que a decisão de disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026 já está tomada e não depende de acordos políticos ou disputas internas. Segundo a parlamentar, a pré-candidatura é um projeto consolidado e não há espaço para retrocessos.
Em entrevista ao programa Veja Bem MT, Janaina afirmou que a iniciativa conta com respaldo da executiva estadual do MDB e também com apoio familiar. Ela avaliou que as movimentações de outros nomes interessados na disputa fazem parte do cenário eleitoral e não alteram seus planos.
Na condição de presidente estadual do MDB, a deputada ressaltou que tem autonomia para conduzir os rumos do partido e definir sua trajetória política. Para ela, não existe qualquer tipo de pressão interna, apenas o ambiente natural de competição entre pré-candidatos que buscam viabilizar seus projetos.
Ao ser questionada sobre a possibilidade de desistência, Janaina foi categórica ao afirmar que a hipótese está descartada. Segundo ela, a decisão já foi debatida amplamente tanto no campo político quanto no pessoal, não havendo obstáculos para seguir adiante.
A parlamentar também disse estar preparada para o acirramento do debate e para eventuais ataques durante o período eleitoral. Na avaliação dela, candidatos considerados fortes costumam ser mais visados, mas isso não a preocupa.
Janaina afirmou que pretende se posicionar apenas diante de críticas que considere relevantes e disse encarar as disputas como parte do processo democrático. Com duas vagas em jogo para o Senado em Mato Grosso em 2026, o cenário tem impulsionado articulações e ampliado o número de pré-candidaturas no Estado.
Cuiabá
Ilde Taques intensifica articulação para disputar presidência da Câmara de Cuiabá
O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou nesta quinta-feira (16) que continua em articulação para viabilizar sua candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Segundo ele, o momento é de intensificar o diálogo com os demais vereadores, independentemente de posicionamento político, com o objetivo de consolidar apoios até a votação.
Taques ressaltou que o processo depende de construção coletiva e que a definição passa, necessariamente, pela capacidade de articulação dentro da Casa.
“É um processo eleitoral, como todos os outros. Até o dia da eleição, a gente tem que trabalhar o voto. São 27 vereadores; independentemente de base ou posição independente, todos votam. E a gente, até o dia 25, vai continuar trabalhando esse voto dos pares”, afirmou.
Ilde também detalhou a composição da chapa que vem sendo construída, reunindo parlamentares de diferentes partidos. A vereadora Paula Calil (PL) foi convidada para assumir a primeira secretaria, enquanto Eduardo Magalhães (Republicanos) deve ficar com a vice-presidência e Michelly Alencar (União) com a segunda vice-presidência.
“Nós estamos definindo apenas uma vaga de segundo secretário. Hoje nós temos a cabeça de chapa com Ilde, presidente. A vereadora Paula foi convidada para ser primeira secretária. O vereador Eduardo Magalhães, como vice-presidente. E a vereadora Michelly como segunda vice-presidente”, explicou
Ao comentar a possibilidade de mudança no regimento interno que permitiria reeleições consecutivas, o vereador demonstrou preocupação com os impactos para a democracia.
“Isso seria um retrocesso para a Câmara Municipal de Cuiabá. Se isso acontecer, o presidente pode ficar seis anos no poder, se perpetuando. Isso é muito ruim para a democracia e para o cidadão cuiabano. Imaginem só seis anos com o mesmo presidente. Eu não acredito que isso vá acontecer”, concluiu.
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





