Mato Grosso
Max Russi e Katiuscia convocam audiência para tratar da decisão que atinge os bairros Silvanópolis e Paraisópolis
Mato Grosso
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (Podemos), e a vereadora por Cuiabá, Katiuscia Mantelli(Podemos), promovem na próxima quinta-feira (14), às 14h, uma audiência pública conjunta para discutir a regularização fundiária e o risco de despejo que ameaça mais de 1.800 famílias nos bairros silvanópilis e paraisópolis.
O encontro será realizado no plenário Renê Barbour e ocorre após uma decisão liminar, emitida em abril, que determinou que a prefeitura de Cuiabá e o governo de Mato Grosso elaborem estudos voltados à desocupação e recuperação ambiental da área conhecida como “Águas Nascentes”. A medida faz parte de uma Ação Civil Pública Ambiental que tramita há mais de uma década no Judiciário.
De acordo com a vereadora, a falta de informações claras tem provocado insegurança entre os moradores. “As famílias não sabem exatamente qual área será retirada ou quantas pessoas serão afetadas. Sabemos que há áreas de preservação e de risco onde famílias precisarão ser realocadas, mas precisamos de uma solução que não as deixe desamparadas”, afirmou.
Já o deputado ressaltou que a audiência tem como objetivo reunir representantes de diferentes órgãos para discutir alternativas antes de qualquer medida de desocupação. “Será uma oportunidade de ouvir todas as partes. Após o Estado e o Município apresentarem soluções, o caso deve passar por um estudo social e ambiental detalhado antes de qualquer medida”, pontuou.
A audiência contará com a participação de instituições como Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, além de representantes do governo estadual e da prefeitura.
A expectativa é que o caso seja encaminhado à Comissão de Soluções Fundiárias, buscando garantir que eventual cumprimento da decisão judicial ocorra com respeito às condições sociais das famílias, muitas das quais vivem na região há mais de dez anos.
Mato Grosso
Otaviano Pivetta anuncia estudo para redução de despesas e enxugamento da máquina
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou, na tarde desta quarta-feira (21), um estudo para redução de despesas e enxugamento da máquina.
O chefe do executivo estadual afirmou que uma equipe de dez servidores de carreira trabalha na elaboração das medidas, que deverão ser apresentadas até o fim da próxima semana.
Entre os integrantes do grupo está a vice-governadora eleita Gisela Simona (União Brasil), que participa diretamente das discussões sobre a reestruturação administrativa. Gisela atualmente está lotada como assessora especial da Csa Civil.
Segundo o governador, o plano contemplará redução de gastos, contenção de despesas, modernização dos sistemas e simplificação dos processos de transferência de recursos aos municípios . A intenção é diminuir o peso do Estado sobre o contribuinte e tornar a gestão mais eficiente.
-
Opinião4 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia6 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
OAB6 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande4 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Cuiabá4 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Mato Grosso5 dias atrásProdutor paga a conta: Odílio Balbinotti denuncia entraves que encarecem o agro brasileiro
-
Diamantino7 dias atrásEm defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
-
Polícia2 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa












