OAB

OAB-MT encerra evento comemorando participação e resultados

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: OAB-MT encerra evento comemorando participação e resultados

img“Encerramos o II Congresso de Direito Eleitoral com a certeza de que promovemos debates importantíssimos, motivamos reflexões necessárias e contribuímos para a realização de um pleito com mais segurança jurídica. Nossa advocacia participou de forma efetiva e está ainda mais preparada para os desafios das Eleições Gerais de 2026”, ressaltou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, durante o encerramento do Congresso que aconteceu em Cuiabá, nos últimos dois dias (25 e 26/03).

 

imgO presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Estácio Chaves, avaliou de forma positiva e comemorou os resultados do Congresso. “A advocacia eleitoral compareceu, se interessou e se engajou. Com essa participação, nós colhemos os frutos de meses de trabalho para a realização deste importante evento. Oferecemos painéis com temas atuais e que precisavam ser discutidos. Terminamos com alegria e o sentimento de sucesso”.

 

No segundo dia do Congresso foram realizados os painéis com os temas ‘Facções Criminosas e Eleições: Infiltração e Resposta’; ‘Desinformação em Mensageiros Privados: Critérios para Intervenção Judicial’; ‘Direito de Resposta e Limites da Propaganda Negativa’; ‘Súmula 73 e Cota de Gênero: Entre Parâmetros Objetivos e Função Emancipatória’ e ‘Inelegibilidades: Novos Entendimentos e Aplicações para 2026’.

 

imgDurante o Painel ‘Súmula 73 e Cota de Gênero: Entre Parâmetros Objetivos e Função Emancipatória’, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, participou como debatedora. Ela pontuou que, na sua opinião, a participação feminina nos processos eleitorais evoluiu, mas que a presença das mulheres ainda é discreta e não tem a eficácia necessária. 

 

“É preciso refletir se as cotas para candidaturas femininas são suficientes ou se o ideal seria a garantia de vagas. Temos que pensar uma forma de assegurar a presença de mais mulheres em todos os Poderes. Não há democracia sem igualdade. A violência política de gênero é cruel, muito mais pesada do que a que acontece com os homens. Somos atacadas como pessoas, é cruel e afasta as mulheres dos pleitos”. 

 

Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, como debatedora, o painel sobre Súmula 73 e Cota de Gênero contou com Marilda Silveira como palestrante principal, Rafael Soares como debatedor e Elbi Nadabi presidindo a mesa.

 

O II Congresso de Direito Eleitoral foi realizado pela OAB-MT, por meio da Comissão de Direito Eleitoral e a Escola Superior da Advocacia (ESA-MT). 

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Fotos: Fernando Rodrigues

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT lamenta a morte do advogado Álvaro Carvalho dos Santos, esposo da presidente da 13ª Subseção

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT lamenta a morte do advogado Álvaro Carvalho dos Santos, esposo da presidente da 13ª Subseção

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e lamenta o falecimento do esposo da presidente da 13ª Subseção, Flávia Gomes, advogado Álvaro Carvalho dos Santos, aos 72 anos.

 

Advogado atuante nas áreas trabalhista e cívil, Álvaro Carvalho dos Santos deixa, além da esposa advogada, o sobrinho Fabrício Santana advogado militante em Cuiabá.

 

Não será realizado velório, após cremação os restos mortais serão levados para Alto Paraguai.

 

Neste momento despedida, a OAB-MT se solidariza com a família, amigos e colegas, manifestando pesar aos enlutados.

 

 

 

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA