Mato Grosso

Prefeitura envia para Câmara Municipal projeto para garantir entrada gratuita na Exposul

Publicado em

Mato Grosso

 

A população de Rondonópolis se prepara para ter acesso gratuito em todas as noites da 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso), a ser realizada de 3 a 9 de agosto de 2026, no parque de exposições da cidade. Para isso, a Prefeitura de Rondonópolis encaminhou projeto de lei para que os vereadores autorizem o convênio que garantirá esse benefício a todos os moradores. O anúncio da entrada gratuita foi comemorado na cidade.
A expectativa agora é que o projeto de lei nº 247, de 22 de junho de 2026, de autoria do prefeito Cláudio Ferreira, seja votado na Câmara Municipal na sessão desta quarta-feira (24). Por meio dele, será possível estabelecer a contrapartida financeira da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao Sindicato Rural de Rondonópolis para realização da 52ª Exposul e a entrada gratuita dos moradores ao evento e toda a sua programação.
Na mensagem enviada aos vereadores, o prefeito justifica que essa parceria possibilitará que, pela primeira vez desde a mudança para novo recinto da exposição, todos os portões do parque permaneçam abertos à população durante todos os dias do evento. “Trata-se de uma conquista há muito esperada pelos rondonopolitanos, que democratiza o acesso à feira, especialmente em favor das famílias de menor renda, e transforma a Exposul em uma verdadeira celebração coletiva, de toda a comunidade”, diz.
Conforme a gestão, apoiar a Exposul é, antes de tudo, valorizar a história local e fortalecer o setor produtivo que move a cidade e a região, tendo inegável alcance social. Nessa edição, graças ao projeto do Município, com o apoio da Câmara Municipal, será possível fazer uma programação nunca vista antes, com até dois shows nacionais em todas as noites, reunindo grandes nomes da música brasileira, além do tradicional rodeio profissional, um dos mais respeitadas do País.
Entre as atrações musicais, a população contará com os shows nacionais de Deive Leonardo (3/8), Mariana Fagundes e Natanzinho (5/8), Eduardo Costa (6/8), Murilo Huff e Zé Neto e Cristiano (7/8) e, para encerrar, Gusttavo Lima (8/8).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI

Publicados

em

HUB AÉREO

 

Atualmente o município conta apenas com uma companhia aérea, com destino para o aeroporto de Viracopos em São Paulo

Em um movimento estratégico para acompanhar o ritmo de crescimento econômico de Rondonópolis e região, o vereador Ibrahim Zaher reuniu-se, nesta terça-feira (23), com representantes da gerência de Assuntos Públicos da companhia aérea latam. O encontro marca o início oficial das tratativas para tentar viabilizar a entrada de uma nova operadora no município, que atualmente conta com apenas uma empresa aérea em atividade.

O início desta conversa com a Latam é visto como um passo fundamental e oportuno para romper o monopólio do setor na cidade e oferecer mais opções de rotas e horários para os passageiros. De acordo com o parlamentar, o principal objetivo da iniciativa é colocar o Legislativo e o Executivo local à disposição da companhia para apresentar o potencial do mercado rondonopolitano. “Penso que passou do momento de nós buscarmos viabilizar novas rotas para o município. Foi uma reunião muito boa, o primeiro passo importante”, destacou Zaher.

A articulação para atrair a Latam ganha força diante do excelente momento econômico vivido por Rondonópolis, consolidada como uma cidade-polo que abastece mais de 19 municípios da região, além de cidades de estados vizinhos. Recentemente, o município recebeu anúncios de investimentos privados que somam mais de R$ 4 bilhões, o que deve impulsionar o turismo de negócios e, consequentemente, a demanda por transporte aéreo.

ATRATIVOS

Entre os principais investimentos que justificam a expansão dos voos estão a implantação de uma nova indústria da Inpasa, gigante do setor de etanol de milho já está com as obras de sua nova planta em andamento no município, com aporte de R$ 2,77 bilhões, o empreendimento deve impulsionar a economia local e gerar oportunidades em diversos setores.

A multinacional chinesa do agronegócio anunciou que vai dobrar a capacidade de sua planta atual na cidade, investimento de mais de R$ 2 bilhões na ampliação da sua fábrica anexa ao terminal ferroviário, o maior hub logístico do Brasil, com uma localização estratégica.

Outro ponto de destaque apontando por Ibrahim foi o turismo estudantil, apoiado na estrutura da Campus da Universidade Federal de Rondonópolis, que atrai centenas de jovens e profissionais de educação de outros estados para a cidade.

Como desdobramento do encontro, o vereador informou que enviará um relatório técnico com dados socioeconômicos e de demanda local para o setor de planejamento da Latam. Além disso, Zaher pontuou que buscará uma atuação conjunta com o executivo municipal e lideranças políticas estaduais e federais para criar as condições necessárias que facilitem e viabilizem a vinda da companhia. “Com a união de esforços da classe política e sociedade organizada, a expectativa é que, com o avanço das conversas, Rondonópolis possa, em breve, celebrar a chegada de novas opções de voos, conectando este polo do agro mato-grossense e de serviços a novos destinos nacionais.”, finalizou.

Em 2025, segundo concessionária Centro Oeste Airports, que administra o Aeroporto Maestro Marinho Franco, entre embarques, desembarques e conexões foram registrados 50.554 passageiros, uma média de 4.212 pessoas/mês utilizando o serviço no município, para uma movimentação de aeronaves comerciais entre pousos e decolagens de 566 operações.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA