Mato Grosso
TCE-MT articula melhorias na saúde de Várzea Grande
Mato Grosso
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| O conselheiro Guilherme Maluf recebeu a secretária de Saúde de VG, Deisi Bocalon, e o procurador-geral do município, Maurício Magalhães, nesta segunda-feira. Clique aqui para ampliar |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebeu, nesta segunda-feira (11), representantes da Prefeitura de Várzea Grande para tratar de iniciativas voltadas à ampliação e melhoria dos serviços de saúde do município. A reunião, conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, e do procurador-geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto.
Entre os principais pontos discutidos, está o Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal e que prevê a contratação de novos especialistas da saúde, como médicos, farmacêuticos e fisioterapeutas e a reestruturação salarial desses profissionais.
Para o conselheiro Guilherme Maluf, a aprovação da proposta será fundamental para reduzir o déficit de especialistas e melhorar o atendimento na Baixada Cuiabana. “Várzea Grande é a segunda maior cidade do estado e a falta de médicos e outros profissionais impacta diretamente toda a região. Com a aprovação desse projeto, a prefeitura poderá contratar com mais facilidade e qualidade”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, a medida atende a uma determinação do Ministério Público e já inclui metas e indicadores de desempenho para garantir a qualidade do atendimento. “Hoje, temos profissionais recebendo valores bem abaixo do praticado no mercado. Nossa intenção é valorizar e manter esses especialistas vinculados à rede municipal de saúde, cumprindo também os requisitos legais e técnicos estabelecidos”, explicou Deisi Bocalon.
Outro tema debatido foi a ampliação do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (teto MAC) de Várzea Grande. O município já protocolou solicitação junto ao Ministério da Saúde para elevar esse teto, considerado atualmente insuficiente para cobrir os custos, além da Programação Pactuada e Integrada (PPI), que deve ocorrer durante a análise das contas de governo.
A reunião também abordou avanços no projeto da nova maternidade municipal, que contará com mais de 120 leitos. A unidade será construída na região do Chapéu do Sol, em terreno de 33 mil m² doado ao município por meio da Lei Municipal nº 5.425/2025. A obra contará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), valor já assegurado pela União.
Segundo Maluf, a construção representa um avanço significativo. “Estamos falando de um investimento expressivo, 100% com recursos da União, que vai atender não só Várzea Grande, mas toda a Baixada Cuiabana”, destacou.
Deisi Bocalon acrescentou que a maternidade seguirá os padrões da Rede Aline e contará com casa de gestante, banco de leite e leitos de neonatologia e pediatria. “Estamos cumprindo todos os prazos e exigências para que a obra seja executada o quanto antes e beneficie a população”, completou.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
OAB
OAB confirma ex-goleiro sobrevivente da tragédia da Chapecoense na abertura de conferência nacional da advocacia
Cuiabá será sede, nos dias 7 e 8 de maio, da I Conferência Nacional de Interiorização da Advocacia, reunindo profissionais de todas as regiões do país em um grande encontro voltado aos desafios enfrentados por quem atua fora dos grandes centros.
Um dos destaques da abertura será a palestra do ex-goleiro Jackson Follmann, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo da Chapecoense, em 2016, que trará uma mensagem de superação, resiliência e reconstrução.
A apresentação dele será no dia 7 (quinta), às 19h, no Centro de Eventos do Pantanal, logo após a solenidade de abertura da Conferência.
O evento reunirá profissionais com diferentes realidades e experiências.
“Estamos muito felizes em receber a advocacia brasileira para este grande evento em Cuiabá e já começamos bem, com esta palestra maravilhosa, que terá muito a nos inspirar”, destaca a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso. “Com certeza faremos história e sairemos melhores, tecnicamente, profissionalmente, mais capacitados e fortalecidos. Esperamos toda a advocacia”.
Na abertura, o evento contará com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, dos presidentes das demais Seccionais do país, além de diretores de todo o Sistema OAB, reforçando o caráter institucional e a relevância nacional da conferência.
No dia 8, a programação segue com 21 painéis simultâneos, reunindo importantes nomes do sistema de justiça para debater temas centrais como as desigualdades enfrentadas pela advocacia no interior, incluindo limitações estruturais, acesso ao Judiciário e valorização profissional.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Cidades6 dias atrásPrefeitura redefine datas das audiências do Plano Diretor e convoca população; veja o cronograma
-
Entretenimento6 dias atrásComemoração em grande estilo: Fábio Faria celebra 46 Anos em Chapada dos Guimarães
-
Mato Grosso7 dias atrásEncontro de peso: Max Russi e secretário Henrique (secretário de comunicação) reúnem imprensa em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásSTF reconhece articulação de Max Russi e encerra processo de despejo em Cuiabá
-
Política4 dias atrásDebate sobre mudanças no Código de Trânsito reforça foco em educação e segurança
-
Política4 dias atrásComissão aprova campanha nacional sobre doença falciforme
-
Cuiabá2 dias atrásMutirão de regularização fundiária no Doutor Fábio Leite II é retomado nesta segunda-feira
-
Entretenimento4 dias atrásFESTIVAL DE INVERNO DE CHAPADA FORTALECE ECONOMIA E GERA RETORNO DE R$ 18 PARA CADA R$ 1 INVESTIDO








