Mato Grosso
Vereadores participam do lançamento do ano letivo em Várzea Grande
Mato Grosso
Vereadores de Várzea Grande e o Secretário Legislativo de Apoio Parlamentar, Samir Katumata, participaram nesta segunda-feira (02), do lançamento do ano letivo no município. O encontro foi realizado na EMEB Napoleão José da Costa, localizada no bairro Marajoara.
O evento contou ainda com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e do secretário municipal de Educação, Igor da Cunha.
O presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), agradeceu a presença dos vereadores e destacou a importância de prestigiar o início do ano letivo. Segundo ele, o papel do vereador vai além da representação, passando também pela fiscalização, especialmente quando se trata da educação infantil. Wanderley reforçou que as crianças são prioridade e que apoia toda iniciativa que traga benefícios em prol delas.
Já o vereador Raul Curvo (Republicanos) ressaltou a importância da união entre Câmara Municipal, Prefeitura e escolas, principalmente na educação infantil. Ele destacou que a presença dos parlamentares nas unidades escolares é fundamental para acompanhar de perto, avaliar e fiscalizar a qualidade do ensino. Para o vereador, esse acompanhamento garante que a educação oferecida seja feita com qualidade e competência, já que as crianças de hoje serão os futuros gestores do município, do estado e do país.
OAB
Gisela Cardoso, Vitória Junqueira e lideranças femininas da advocacia encorajam mulheres ao protagonismo
Abrir a porta sem timidez, entrar sem esperar convite, ocupar espaços decisivos com a convicção de que dará conta dos desafios, acreditar em si e estar onde quiser. São mensagens que marcaram uma noite muito especial da programação Março Mulher 2026 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – Lideranças que Transformam.
O evento foi a palestra da advogada Vitória Junqueira Cândia, que abraçou a causa da mulher e é referência nacional das mulheres advogadas. Ela falou sobre Carreira, Posicionamento e Imagem na Advocacia, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá, nesta quinta-feira (12).
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, abriu o encontro, inspirando as mulheres advogadas ao protagonismo.
“Sim, estamos prontas e podemos estar em qualquer lugar. Estamos sim cada vez mais demonstrando o quanto somos capazes e o quanto estamos transformando a sociedade com a nossa liderança, e é inclusive este o mote da nossa campanha neste Março Mulher 2026”, destacou Gisela.
A presidente da OAB-MT lembra que, há alguns anos, dispositivos de honra, bem como o sistema OAB, eram ocupados maioritariamente por homens. “Mas veio o Plano de Valorização da Mulher, em 2015, as cotas de 30% e por fim a paridade de gênero e tenho a honra de, enquanto presidente da Seccional de Mato Grosso, já ter realizado a formação de duas listas sêxtuplas do quinto constitucional com três nomes masculinos e três femininos”, ressaltou.
Em sua fala, a palestrante contou um pouco da sua trajetória na advocacia e de como deu a volta por cima na carreira, da subalternidade ao protagonismo.
“Falta a gente ter coragem de sair dos bastidores, não aceitar essa imposição. Muitas vezes a porta está entreaberta e a gente deve entrar, como os homens. Até chutar a porta porque todos eles fazem isso com entusiasmo, por menos capacitados que sejam”.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Querem Hapuque, lembrou que a luta para mudar a realidade é o ano todo, mas que devemos aproveitar Março para reflexões importantes. “Fizemos tudo com muito carinho, na Seccional e nas Subseções. Quem tiver a oportunidade participe”, convidou.

—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste fortalece acesso à ciência e inovação com o MT Ciências durante a Farm Show 2026
-
Mato Grosso6 dias atrásEvento pelo Dia da Mulher reúne mais de 400 participantes em Trivelato com palestras, show e jantar especial
-
Mato Grosso6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional e amplia articulações para novas parcerias no agronegócio
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeito Sérgio Machnic ressalta trabalho e união das equipes de saúde após município conquistar Selo Ouro do Imuniza Mais MT
-
Mato Grosso4 dias atrásAssembleia Legislativa de Mato Grosso amplia presença feminina em cargos de liderança
-
Mato Grosso6 dias atrásMax Russi diz que Podemos quer espaço na majoritária e decisões serão coletivas em MT
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional para fortalecimento de parcerias no agronegócio
-
Opinião6 dias atrásA CLAUSULA DE PACTO ANTENUPCIAL






