Polícia

Polícia Civil desarticula grupo envolvido em ameaças contra moradores e produtores rurais de terra indígena em MT

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4.2), a Operação Truncus, para cumprir 15 mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura a atuação de um grupo criminoso envolvido em ameaças, intimidações e violência, principalmente contra moradores e produtores rurais da região da Terra Indígena Urubu Branco, no nordeste de Mato Grosso.

Os mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso e nos estados do Pará, Goiás e Tocantins, em 15 endereços, ligados a quatro alvos. A ação é coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, com apoio de equipes regionais e das Polícias Civis dos demais estados envolvidos.

Além das intimidações, o grupo também é investigado por crimes ambientais, como a exploração ilegal de madeira em áreas rurais e de preservação.

As investigações apontaram que os crimes já vinham ocorrendo há algum tempo, porém as ameaças se intensificaram ao longo de 2025, após a morte de um integrante ligado ao grupo. A partir desse episódio, foram registradas novas ações de intimidação, tentativas de retaliação e uma reorganização do grupo, que passou a atuar também fora de Mato Grosso.

Durante as investigações, foi identificado que os alvos utilizavam diversos imóveis urbanos e rurais como pontos de apoio, mudando frequentemente de endereço para tentar dificultar a atuação policial. Diante disso, a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em caráter itinerante, permitindo que as diligências fossem realizadas conforme a localização atual dos investigados.

Até a manhã desta quarta-feira (4), durante o cumprimento dos mandados judiciais, seis pessoas foram presas em flagrante. Duas detenções ocorreram no estado do Pará, duas no município de Vila Rica e outras duas em Confresa sendo uma por posse ilegal de arma de fogo e outra por porte de entorpecentes.

“O principal alvo da investigação tem histórico de ameaças, intimidações e atuação ligada a conflitos fundiários e crimes ambientais. Há indícios de que ele utilize terceiros e familiares como apoio logístico”, disse a delegada Karen Amaral Mafrakis, responsável pela investigação.

A delegada frisou também que a operação tem como foco romper o clima de medo que vinha sendo imposto à população da região.

“O que a gente busca é acabar com esse aspecto intimidatório que vinha se criando. Ninguém pode ser ameaçado ou pressionado por intimidações ou interesse econômico. A atuação da Polícia Civil é justamente para garantir que as pessoas consigam viver e trabalhar sem medo”, afirmou.

As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas, conforme o avanço da apuração e a análise do material apreendido.

O nome da operação, Truncus, vem do latim e remete à ideia de tronco cortado, raiz interrompida. A escolha simboliza o objetivo da operação: romper a base de sustentação do grupo, cortando suas estruturas de apoio, intimidação e logística, especialmente aquelas usadas para manter o controle territorial e o medo na região.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Jovem de 23 anos é morto com facada no pescoço durante bebedeira em MT

Publicados

em

Conteúdo/ODOC – Um jovem identificado como Gildglan Lopes Noleto, de 23 anos, foi morto com uma facada no pescoço na madrugada deste domingo (18), em uma residência próxima ao Centro de Convivência dos Idosos, no município de Poxoréu, a cerca de 250 quilômetros de Cuiabá. O autor do crime fugiu e ainda não foi localizado.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homicídio aconteceu por volta das 2h15, enquanto a vítima participava de uma confraternização na varanda de uma casa, onde um grupo consumia bebidas alcoólicas.

A proprietária do imóvel relatou à Polícia Militar que estava bebendo com outras pessoas quando decidiu entrar na residência acompanhada do namorado. Pouco tempo depois, ao retornar à varanda, encontrou Gildglan sangrando.

Mesmo ferido, o jovem conseguiu contar à testemunha que havia sido esfaqueado no pescoço por um homem. Ao perceber a gravidade da situação, a mulher procurou pelo suspeito, mas ele já havia deixado o local.

A moradora saiu em busca de ajuda e uma equipe de saúde foi acionada. No entanto, quando os profissionais chegaram à residência, uma enfermeira constatou que o jovem já estava morto.

A Polícia Militar foi chamada e realizou o isolamento da área até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pelos levantamentos no local do crime.

A motivação do assassinato ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar a identidade do autor e as circunstâncias do homicídio.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA