Polícia

Rotam amplia presença em operações policiais de combate às facções criminosas em MT em 2025

Publicado em

Polícia

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar de Mato Grosso ampliou a sua presença em operações de combate às facções criminosas em todo o Estado, no ano de 2025. Os policiais da unidade estiveram presentes em 98 operações realizadas em todos os 15 Comandos Regionais da PMMT.

As ações ostensivos desenvolvidos em operações no interior do Estado e na Capital desencadearam a apreensão e retirada de circulação de 322 quilos de entorpecentes e mais 1,1 mil porções de drogas.

Os militares da Rotam também atuaram em 129 ocorrências, prenderam 46 criminosos foragidos da Justiça e apreenderam 45 armas de fogo de diversos calibres. A Rotam ainda localizou 45 veículos furtados ou roubados e apreendeu a quantia de R$ 393,2 mil em dinheiro proveniente de atividades criminosas como o tráfico de drogas e estelionato, por exemplo.

O comandante do Batalhão de Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, destaca a importância da unidade para o fortalecimento do patrulhamento tático em todas as regiões do Estado, com a execução de operações voltadas para o combate às facções criminosas.

“Essa proposta segue a estratégia de segurança definida pelo Programa do Tolerância Zero contra as Facções Criminosas do Governo do Estado, onde a Polícia Militar atua diariamente com essa operação. Pela Rotam, o trabalho desenvolvido é de patrulhamento tático, chegando a frente em locais suspeitos, fazendo abordagens e grandes apreensões não somente de tráfico de drogas e armas, mas de tudo que for criminoso, em todas as regiões de Mato Grosso”, explica o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, avalia que a Rotam tem como principal característica o emprego rápido para atendimento das ocorrências, sendo essencial para as atividades operacionais dentro da PM.

“Temos orgulho de podermos contar com o efetivo da Rotam a pronta entrega para qualquer operação em todo o Estado, pois sabemos que é um efetivo qualificado e comprometido com a missão de proteger o cidadão. Essa condição de enfrentamento repressivo ao crime é possível, principalmente, devido aos investimentos que também chegam neste Batalhão, com armamentos modernos e seguros para nossos policiais e toda estrutura de tecnologia para que eles executem suas ações”, classifica o comandante-geral da PM.

Capacitações e ações sociais

Além do policiamento realizado nas ruas, a Rotam capacitou mais de 1,5 mil policiais militares de Mato Grosso e outros Estados e demais instituições de segurança com conhecimentos de técnicas. Um dos destaques foi o 9º Curso de Operações Rotam (COR), com mais de 30 policiais formados.

Na área social, o Batalhão atende mais de 600 crianças e adolescentes no projeto de lutas Jiu-Jitsu Rotam, na sede da unidade, e na escolinha de futebol Grêmio Rotam, no bairro Coophema. Ambos os projetos são gratuitos e acontecem com aulas em Cuiabá.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PM abre procedimento para identificar policiais acusados de estuprar adolescente em MT

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso informou que instaurou procedimento administrativo, por meio da Corregedoria-Geral, para apurar a denúncia de estupro envolvendo dois policiais militares durante uma abordagem em Peixoto de Azevedo (a 674 km de Cuiabá).

O caso veio à tona após uma adolescente de 16 anos relatar ter sido vítima de violência sexual na noite do dia 27 de fevereiro, nas proximidades da Escola 19 de Julho. Segundo o boletim de ocorrência, a jovem afirmou que foi abordada por uma equipe da PM e, posteriormente, levada a um ponto ermo próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde teriam ocorrido atos de cunho sexual

A denúncia foi registrada como estupro consumado e é investigada pela Polícia Civil. A adolescente declarou que não houve conjunção carnal, o que, conforme a legislação, não altera a tipificação penal do crime.

Em nota, a PMMT afirmou que, ao tomar conhecimento da denúncia, prestou suporte à vítima, encaminhando-a para registro de ocorrência e realização de exame de corpo de delito.

 

A corporação reforçou ainda que não coaduna com qualquer tipo de crime cometido por seus integrantes e que a apuração será conduzida com rigor para a devida identificação dos envolvidos.

Leia nota na íntegra

A Polícia Militar de Mato Grosso informa que abriu procedimento administrativo, por meio da Corregedoria-Geral, para apuração completa dos fatos e identificação dos supostos militares envolvidos na denúncia.

A corporação também informa que, ao tomar conhecimento da denúncia, prestou suporte à vítima, encaminhando a denunciante para registro de boletim de ocorrência e exame de corpo delito.

A PMMT reforça que não coaduna com nenhum tipo de crime cometido por parte de seus integrantes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA