Política

Comissão aprova programa de incentivo à exportação sustentável da cadeia da moda brasileira

Publicado em

Política

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Programa Moda Brasileira no Mundo. A ideia é apoiar empresas, cooperativas, associações, empreendimentos comunitários e arranjos produtivos da cadeia da moda na elaboração de estratégias de exportação sustentável.

O programa garante prioridade a iniciativas que usem materiais e técnicas ligados à sociobiodiversidade, ao extrativismo sustentável e à produção artesanal de povos indígenas e comunidades tradicionais.

Entre as iniciativas previstas estão a capacitação para acesso a mercados internacionais, a adaptação dos processos produtivos às exigências de sustentabilidade e rastreabilidade, além de orientação sobre como obter certificados internacionais e estruturar cadeias produtivas mais transparentes.

Proteção aos conhecimentos tradicionais
Pela proposta, as empresas que usem conhecimentos tradicionais em seus produtos deverão identificar a procedência de materiais e técnicas, remunerar de forma justa os artesãos, bem como obter autorização prévia para o uso de grafismos, padrões e outras expressões culturais tradicionais.

O colegiado aprovou o substitutivo da relatora, deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), ao Projeto de Lei 7153/25, do deputado Duda Ramos (Pode-RR).

A relatora manteve o conteúdo original, mas ampliou a iniciativa para incluir negócios liderados por povos tradicionais.

“A sociobiodiversidade brasileira não é apenas patrimônio cultural e ambiental, mas também um diferencial competitivo para a inserção sustentável dos produtos nacionais no mercado internacional”, destacou a deputada.

Célia Xakriabá citou dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), segundo os quais o setor reúne cerca de 25 mil empresas, gera 1,3 milhão de empregos diretos e movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano.

A proposta determina que o programa seja executado em articulação com órgãos públicos, instituições financeiras, entidades do setor da moda e organizações indígenas e de comunidades tradicionais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e seguirá para análise das comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Desenvolvimento Econômico; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Geórgia Moraes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Percent: Mendes lidera, mas Janaina cresce 2,5 pontos e encosta na disputa pelo Senado

Publicados

em

Nova pesquisa realizada pela Percent Brasil mostra crescimento da deputada estadual Janaina Riva (MDB) na disputa por uma das duas vagas ao Senado por Mato Grosso. A parlamentar chegou a 18,9% na média entre a primeira e a segunda opção de voto, avanço de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento de julho. Com o resultado, Janaina aparece apenas 1,1 ponto percentual atrás do ex-governador Mauro Mendes (União Brasil), que lidera com 20%.

Na sequência estão o deputado federal José Medeiros (PL), com 9,3%, o senador Carlos Fávaro (PSD), com 9,1%, e o também ex-governador Pedro Taques (PSB), com 7,3%. Em julho, Mauro tinha 25,3%, enquanto Janaina registrava 16,4%.

Considerando apenas a primeira opção de voto, Mauro Mendes aparece com 28%, seguido por Janaina, com 23%. José Medeiros soma 10,6%, Carlos Fávaro tem 9,3% e Pedro Taques, 4,9%.

Na segunda opção de voto, Janaina passa à liderança, com 14,8%, enquanto Mauro registra 12%. Pedro Taques aparece com 9,6%, Carlos Fávaro com 9,2% e José Medeiros com 7,6%. Na avaliação da rejeição, Janaina tem 4%, contra 8,8% de Mauro Mendes.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 7 e 10 de agosto, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-01495/2026 e MT-03154/2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA