Política
Deputada Coronel Fernanda destaca desafios da mulher na política em encontros no Parlamento Europeu
Política
A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) participa ao longo desta semana de encontros com o Parlamento Europeu voltados à promoção da participação feminina na política e ao combate à violência contra a mulher. Na “Missão Bruxelas”, a parlamentar representa a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.
A iniciativa é fruto de uma cooperação entre a União Europeia e o Brasil, com o objetivo de fortalecer o diálogo e buscar soluções conjuntas para ampliar o protagonismo feminino nos espaços de poder.
Durante as agendas em Bruxelas, a parlamentar destacou os obstáculos que as mulheres enfrentam ao ingressarem na vida pública no Brasil. “Apesar de existir uma legislação eleitoral, na prática não existem regras e a disputa é desigual. Os recursos não chegam igualmente para todas nós. Hoje, por exemplo, temos 30% de mulheres na política, mas a maioria não recebeu financiamento suficiente para fazer uma campanha decente e em condições de igualdade com os homens”, afirmou.
Com quase 30 anos de carreira na segurança pública, Coronel Fernanda relatou que a experiência nas ruas foi fundamental para encarar os embates políticos. No entanto, ela reconhece que essa não é a realidade da maioria das mulheres. “Muitas entram na política sem preparo, sem base sólida, movidas por um chamamento pessoal. Quando chegam lá, precisam provar, o tempo todo, que têm competência e coragem para ocupar seu espaço.”
A deputada relembrou sua primeira candidatura, que foi ao Senado em 2020, como um momento de ruptura pessoal. “Vi minha honra e minha história serem atacadas apenas porque meu nome começou a ser ventilado. Nunca tive qualquer problema em quase três décadas de serviço. Tenho duas graduações, seis pós-graduações, sou casada, mãe, e nada disso foi suficiente. Fui atacada de todas as formas. Eram 11 homens contra mim, políticos de carreira, e sem estrutura financeira. Eu tive que reconstruir minha trajetória”, relatou no encontro.
Segundo a parlamentar, essa vivência reforçou a urgência de mudar a cultura política do país. “Precisamos preservar a história das mulheres. Quando uma mulher decide entrar na política, é porque acredita em algo, porque tem uma causa. É diferente. E essas causas precisam ser respeitadas”, defendeu.
Coronel Fernanda também reforçou que é preciso criar um ambiente de acolhimento e proteção às mulheres na política, para que elas se sintam encorajadas. “Eu vivi isso na pele, e ainda amargo as consequências da minha decisão. Mas sigo firme, porque acredito que podemos construir um caminho mais justo para todas. Que as mulheres se espelhem, tenham coragem e saibam que não estão sozinhas.”
A parlamentar afirmou que os próximos dois anos serão dedicados a transformar essa realidade. “As campanhas de 2020 e 2022 me ensinaram muito. Agora, quero retribuir com propostas e ações que façam a diferença. Minha missão é fazer o bem, e é com essa base que sigo na política.”
Mato Grosso
Deputado Dr. João realiza ação especial de conscientização sobre o câncer de próstata na ALMT
O deputado ressaltou que o preconceito ainda é um dos principais obstáculos para o diagnóstico precoce.
Em apoio à campanha Novembro Azul, o deputado estadual Dr. João (MDB) promoveu, nesta quarta-feira (5), uma grande mobilização na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para conscientizar servidores, parlamentares e visitantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante todo o dia, o parlamentar, que também é médico, distribuiu cards informativos e mensagens educativas sobre o tema, reforçando a necessidade de que os homens quebrem o tabu e superem o preconceito em relação aos exames preventivos.
“O câncer de próstata é uma doença silenciosa e perigosa. O exame de PSA é importante, mas não substitui o toque, que ainda é o método mais eficaz para detectar alterações precoces. Precisamos falar abertamente sobre isso, derrubar o preconceito e salvar vidas”, destacou Dr. João, que integra a Comissão de Saúde da ALMT.
O deputado ressaltou que o preconceito ainda é um dos principais obstáculos para o diagnóstico precoce.
“Muitos homens perdem a chance de se tratar a tempo por medo ou vergonha. O toque é rápido, indolor e pode fazer toda a diferença. Mais vale um minuto de prevenção do que uma vida de arrependimento”, reforçou.
Durante a sessão plenária, o gesto de Dr. João foi elogiado por diversos parlamentares.
O deputado Juca do Guaraná Filho (MDB) parabenizou a iniciativa e aproveitou para incentivar os colegas.
“Parabéns pela iniciativa, Dr. João. Eu que já passei dos 40 anos vou fazer o exame. Fora preconceito e discriminação! Homens, nós temos que fazer isso, porque vale a pena viver bem e viver mais. Eu acabei de ter um filho e quero acompanhar o crescimento dele”, declarou.
Já o deputado Carlos Avallone (PSDB) também exaltou a campanha.
“Quero parabenizar o Dr. João, que como médico já preparou essa campanha aqui durante o dia. É mais que uma campanha, é uma ação que salva vidas. Estamos tirando o rosa do câncer de mama e colocando em evidência agora o azul do câncer de próstata. Vamos nos cuidar!”, disse.
Além da ação informativa, Dr. João está preparando, por meio da Supervisão de Qualidade de Vida (Qualivida) da ALMT, uma programação especial de atendimentos gratuitos aos servidores da Casa durante o mês de novembro, com orientações, exames e avaliações médicas voltadas à saúde do homem.
“Tenho uma responsabilidade não apenas com Mato Grosso, mas também com os servidores desta Casa. Junto com o presidente Max Russi, queremos garantir que todos tenham acesso à prevenção e ao cuidado. Cuidar de quem cuida do Estado é nossa missão”, afirmou o primeiro-secretário da Assembleia.
Dr. João também participou da campanha digital iniciada pelo presidente Max Russi, em que deputados se desafiam nas redes sociais para incentivar o público masculino a realizar os exames. No vídeo, o parlamentar brincou sobre “derrubar tabus”, reforçou a importância da prevenção e desafiou o deputado Eduardo Botelho a dar continuidade à corrente do bem.
A campanha “Novembro Azul” segue durante todo o mês na Assembleia Legislativa com ações de conscientização, exames e eventos voltados à saúde masculina.

-
Coluna VIP MT3 dias atrásCe Ta Doido Cuiabá
-
Coluna VIP MT3 dias atrásBruno e Davi Musiva
-
Linha direta3 dias atrás“Facções matam todo dia e ninguém é convocado”, diz Mauro sobre solicitações do STF ao governador do RJ
-
Primavera do Leste2 dias atrásNota Oficial: 6º caso confirmado de Sarampo em Primavera do Leste
-
Entretenimento6 dias atrásCristiano Ronaldo presenteia filho com Lamborghini de R$ 1,6 milhão: ‘Presentão’
-
Cuiabá23 horas atrásElas Lideram reúne vereadoras e mulheres do MDB em encontro estadual
-
Polícia3 dias atrásCV usa “jacaré do tráfico” para torturar rivais e sumir com corpos
-
Cuiabá2 dias atrásCooperados alcançam assinaturas suficientes para Assembleia Extraordinária que pode destituir diretoria da Unimed





