Política
Festa Junina da Assembleia reúne milhares de pessoas
Política
A população prestigiou a Festa Junina 2025 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e lotou o estacionamento onde foi montada a estrutura, que recebeu mais de duas mil pessoas na noite de quinta-feira (26). Teve música, comidas típicas juninas e cuiabanas distribuídas em 19 barracas de gastronomia, dança tradicional, shows, atrações para as crianças e solidariedade entre as pessoas.
Promovida e organizada há várias décadas pelo Instituto Memória, o evento reuniu pessoas de diversas localidades e teve início com o cantor Thales de Paiva e a banda Zabumba Beat, depois com o sertanejo Bruno e Vinícius.
“Esperamos que seja um sucesso, uma festa tradicional já da Assembleia para os seus servidores, familiares, uma festa bastante animada, que conta com a participação muito grande dos nossos servidores, dos nossos colaboradores, enfim, do público em geral. E foi feito tudo com muito carinho para realmente o pessoal gostar, sair feliz e curtir o São João”, disse o presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB).
“É uma festa junina, mas acaba sendo uma festa familiar, uma festa da família, de confraternização e entretenimento, de diversão para todo mundo”, destaca Russi.
Nas barracas foram vendidos pratos como maria-isabel, revirado cuiabano, milho-verde, paçoca, amendoim torrado, pamonha, pé de moleque, canjica, sarapatel, pastel e espetinho. Teve ainda uma choperia móvel. A decoração contava com bandeirolas, fogueira cenográfica, balões e uma igrejinha com imagem de São João.
“É uma festa junina preparada pelos servidores e para os servidores. Então a expectativa é para as pessoas divertirem e comer bem. Festa junina é para comer bem, fartura é sinônimo de festa junina. Então, a gente tem muita atração boa, música, comida e diversão. Todo ano ela acontece, é aberta ao público. Há uma grande adesão, principalmente dos nossos servidores, e também de pessoas de fora”, esclareceu o secretário de Comunicação da Assembleia, coronel Henrique Santos.
Para a superintendente do Instituto Memória, Gabriela Torres, todo esforço desempenhado pela equipe organizadora recompensou pelo resultado final.
“Esteve tudo perfeito. A gente fez uma correria bruta aí, pessoal todo no sol, fazendo montagem, mexendo com decoração, deixando tudo bem caprichado mesmo, do jeito que o servidor merece ser tratado, para fazer um momento especial mesmo, para a gente confraternizar, trazer família, amigos e estar todo mundo junto”, disse Gabriela Torres. “O Arraiá, querendo ou não, além da questão tradicional e o apego religioso, cultural, ele tem esse objetivo também de trazer o pessoal mais para dentro da Assembleia. E uma das portas de acesso é a gente estar de braços abertos para receber a população”, declarou.
Vale lembrar que, para este ano, a comissão organizadora aumentou o número de mesas, perfazendo um total de 204 jogos com cadeiras.
Uma das novidades da festa deste ano foi a participação da servidora da Assembleia Legislativa Elaine Ribeiro, que serviu massas e vinhos aos convidados. “É uma novidade, entendeu? Eu creio que numa festa junina nunca teve massas caseiras assim para a população comer. É lasanha, ravioli, macarrão, com molhos brancos e vermelho, que é assado e cozido na hora. O vinho é servido geladinho. Servimos vinho branco, tinto e espumante”, revelou.
Para Elaine, é importante a realização de festas juninas para divulgar a cultura brasileira às demais pessoas. “A nossa cultura é ter uma festa. Isso aqui agrega a amizade com os funcionários da Casa e seus familiares, além dos amigos. Celebrar esse momento é bom”, comentou ela
Na parte dos brinquedos, foram instalados os infláveis, como piscina de bolinha, pula-pula e escorregador, além da pescaria, única atração paga para as crianças, sendo os demais gratuitos.
Outra novidade da festa junina deste ano foi a participação da choperia móvel. Aliás, o Smart Movie está sendo novidade também para Cuiabá. Adquirido em Curitiba por Hildo Ramires, a novidade agradou os participantes.
“Para Cuiabá, é novidade. É um carrinho hoje 100% elétrico, funciona tanto a energia, que é o estático, ou a bateria. E tipo de show-up, onde o cliente que escolhe as mais variadas marcas. Dentro dele comporta quatro barris. Para mim, é importante participar dessa festa para mostrar a novidade aos clientes e servir os participantes”, destacou Ramires.
O secretário-geral da Casa, Carlos Alexandre, citou como ponto de destaque a confraternização entre os servidores e o ambiente familiar tranquilo entre os participantes. “É a integração da cidadania preparada com muito carinho para todos os nossos servidores. As famílias vêm aqui para aproveitar, se divertir e curtir essa festa maravilhosa. O importante é que não são somente os servidores da Casa, mas também é uma integração dos outros Poderes e da população em geral”, apontou ele.
Fonte: ALMT – MT
Política
Lei cria órgão monitorar decisões internacionais sobre direitos humanos
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17) lei que cria o Departamento de Monitoramento e Fiscalização das Decisões dos Sistemas Internacionais de Direitos Humanos (DDH) ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nova estrutura terá a função de acompanhar o cumprimento, pelo Estado brasileiro, de sentenças, decisões e recomendações emitidas por organismos internacionais de direitos humanos.
A Lei 15.434, de 2026, teve origem no PL 591/2026, aprovado pelo Senado em 27 de maio e foi sancionada com veto pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no exercício da Presidência da República. De acordo com a lei, o departamento ficará vinculado à Presidência do CNJ e será coordenado por um juiz auxiliar indicado pelo presidente do conselho.
Entre as atribuições, estão:
- monitoramento de decisões e recomendações internacionais contra o Brasil;
- fiscalização do cumprimento de parâmetros de direitos fundamentais pelo poder público;
- adoção de medidas para prevenir novas condenações internacionais; e
- apoio a iniciativas de ampliação do acesso à Justiça, com o uso de tecnologias digitais e de inteligência artificial compatíveis com normas nacionais e internacionais de direitos humanos.
Para o funcionamento do departamento, o CNJ poderá celebrar acordos de cooperação com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, além de contratar especialistas na área. As despesas serão custeadas por dotações consignadas ao orçamento do Conselho Nacional de Justiça.
Veto
O veto presidencial alcançou dispositivo que previa a observância, pelo poder público, das decisões dos órgãos dos sistemas internacionais de direitos humanos. O trecho também autorizava esses órgãos a solicitar informações a entidades públicas e a emitir orientações e notas técnicas.
Na mensagem de veto, o governo argumenta que a medida apresentava vício de inconstitucionalidade por tratar de atribuições próprias do Poder Executivo federal, especialmente em matérias relacionadas à condução da política externa e à definição do posicionamento do Estado brasileiro perante organismos internacionais.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Mato Grosso5 dias atrásWanderley Cerqueira chega com 12 votos consolidados para eleição da Mesa Diretora em VG
-
Polícia5 dias atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Cuiabá5 dias atrásExpoagro 2026 terá Simone Mendes, Zezé, Thiaguinho, Wesley Safadão e outros nomes de graça em Cuiabá
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Cuiabá5 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Polícia5 dias atrás“Esganou até ela começar a espirrar sangue”, diz delegado sobre pai que matou filha em VG
-
Cuiabá3 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Entretenimento5 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.











