Política
Eduardo Botelho promove ação “Natal com Propósito” para crianças do Educandário Mães Zeferina
Política
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) realizou, nesta sexta-feira (12), a ação “Natal com Propósito” no Educandário Espírita Mães Zeferina, no Parque Geórgia, em Cuiabá. A iniciativa, que contou com o apoio de servidores, amigos, empresários e dos deputados estaduais Janaína Riva (MDB) e Dr. João (MDB), teve como objetivo reforçar a solidariedade e beneficiar as crianças atendidas pela instituição.
O evento, idealizado junto com sua esposa, Sônia Botelho, levou presentes, atividades e muito carinho às cerca de 100 crianças matriculadas na escola, que atende alunos de 4 a 11 anos, do Jardim ao 5º ano, vindos de seis bairros das proximidades. A Obra Social Mãe Zeferina atua há 12 anos oferecendo educação gratuita e de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade, mantida por doações e trabalho voluntário.
O deputado Eduardo Botelho destacou a felicidade em iniciar mais uma edição do Natal com Propósito justamente na instituição que, segundo ele, desempenha um papel essencial na vida de tantas crianças. “Hoje a gente começa nossa ação de Natal na Obra Mãe Zeferina, no Parque Geórgia. Estou muito feliz, o carro já está cheio de presentes para as crianças. Esses presentes foram todos doados por servidores, colaboradores, amigos, gente que quis doar e ver uma criança sorrindo neste Natal. Quero agradecer também meus parceiros de parlamento, Janaína Riva e Dr. João, que entraram com a gente no Natal com Propósito”, afirmou Botelho.
Na ocasião, Sônia Botelho, relembrou como nasceu sua relação com a instituição. “Eu vim aqui pela primeira vez só para conhecer, não tinha nenhuma ação programada. E quando entrei na sala, as crianças me receberam com aquele ‘bom dia, tia’, com uma educação que me encantou. Em cada sala era igual, carinho, respeito, amor. Fiquei apaixonada. Não tem como vir aqui e não se apaixonar por essas crianças. Enquanto eu tiver saúde, quero continuar fazendo isso. É apaixonante. A gente vê a alegria delas e sai leve, nossos problemas nem parecem problemas”.
O presidente da Obra Social Mãe Zeferina, Ademar Fraga, destacou que o educandário funciona essencialmente por meio do voluntariado e depende de parcerias como essa. “Essa escola funciona desde 2009. Eu fui o primeiro diretor. Aqui tudo acontece com voluntariado. Precisamos muito de ações relevantes como essa do deputado Botelho e da dona Sônia”, pontuou Ademar Fraga.
A diretora do Educandário, Oneide Castrillon, ressaltou a importância da ação e lembrou que a escola é a única da região que atende essa faixa etária. “A escola atende crianças de seis bairros, porque não existe outra unidade com essa faixa etária aqui perto. A ação de hoje partiu do coração da dona Sônia, que quis fazer uma festa diferente para eles. Sou muito grata, porque a maioria dessas crianças não tem acesso a momentos como esse. Dona Sônia veio no primeiro ano em uma ação de Páscoa, voltou no ano seguinte, veio no Dia das Crianças e agora encerra o ano com essa linda festa de Natal”, enfatizou a diretora.
O Natal com Propósito dá início a uma série de atividades que o gabinete do deputado Botelho promoverá ao longo do mês para beneficiar comunidades e instituições sociais.
Fonte: ALMT – MT
Mato Grosso
Saúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais
Os resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a prestação de contas do programa Vira Saúde revelam uma mudança significativa no cenário da saúde pública de Primavera do Leste. O comparativo entre 2024 e a atual gestão demonstra não apenas a ampliação dos serviços, mas uma reestruturação que vem modificando a capacidade de atendimento do município em diferentes áreas.
Um dos exemplos mais evidentes está na rede farmacêutica municipal. Em 2024, a população contava com apenas seis unidades de atendimento. Atualmente, a rede opera com nove unidades em funcionamento, representando um crescimento de 50% na oferta de serviços e ampliando o acesso da população aos medicamentos por meio da descentralização do atendimento.
O avanço contrasta com uma realidade que por anos limitou a expansão dos serviços de saúde. Em pouco mais de um ano, a atual administração implantou a Farmácia do CAPS, estruturou a farmácia vinculada ao ESF 2, reorganizou a Farmácia de Alto Custo e colocou em funcionamento a primeira Farmácia Viva de Mato Grosso, iniciativa inédita no estado.
Os investimentos também avançam em áreas que permaneceram sem soluções estruturantes por vários anos. Entre as obras em andamento estão o Laboratório Central Municipal, considerado um dos projetos mais estratégicos da saúde local, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis, já com mais de 80% das obras executadas, além da nova sede do CAPS Infantil e Núcleo de Saúde Mental e da Academia da Saúde.
A diferença entre os dois períodos administrativos também aparece na capacidade de planejamento e execução. Enquanto em 2024 não havia um conjunto de obras estruturantes em andamento capaz de ampliar significativamente a rede municipal, a gestão 2025-2026 colocou em prática projetos que devem elevar a capacidade diagnóstica, reduzir o tempo de espera por exames e ampliar a cobertura dos serviços básicos de saúde.
Para o prefeito Sérgio Machnic, os números demonstram que o município está deixando para trás antigas deficiências estruturais. “Estamos realizando investimentos que deveriam ter acontecido há muito tempo. Nosso compromisso é fortalecer a rede, ampliar o acesso da população e garantir que os serviços acompanhem o crescimento de Primavera do Leste. Saúde pública se faz com planejamento, investimento e capacidade de execução”, afirmou.
Outro indicador que evidencia a expansão da rede é o reforço no quadro de servidores. Desde o início da atual gestão, foram incorporados 132 novos profissionais à saúde municipal. Desse total, 75 ingressaram por concurso público e outros 57 por processo seletivo, ampliando a força de trabalho em diversas áreas e fortalecendo o atendimento direto à população.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a ampliação da estrutura física e das equipes tem sido fundamental para melhorar a capacidade de resposta da rede. “Estamos fortalecendo a saúde em todas as frentes. São novas unidades, mais profissionais, mais investimentos e uma organização dos serviços voltada para atender melhor a população”, afirmou.
Os dados apresentados pelo Vira Saúde mostram que a diferença entre a realidade encontrada em 2024 e a estrutura que está sendo construída em 2025 e 2026 vai além dos números. O município passa por um processo de modernização e expansão que busca recuperar demandas históricas, ampliar a oferta de serviços e preparar a rede pública para acompanhar o crescimento da cidade.
Com novas unidades, obras estratégicas em andamento, ampliação do quadro de servidores e investimentos inéditos em infraestrutura, a atual gestão consolida um dos maiores ciclos de fortalecimento da saúde pública municipal dos últimos anos, transformando planejamento em entregas concretas para a população.
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Política6 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Mato Grosso5 dias atrásPRÉ-CAMPANHA NÃO É TERRA SEM LEI
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito de Chapada afirma que acordo com a Energisa está sendo pago e rebate possibilidade de intervenção no SAAE
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Esportes6 dias atrásMédico confirma lesão e Neymar está fora dos amistosos antes da Copa
-
Política6 dias atrásDocumento lançado na Câmara lista 51 projetos de lei sobre dignidade menstrual
-
Cuiabá5 dias atrásHMC implanta agendamento imediato de consultas pós-operatórias para pacientes da ortopedia








