Cuiabá
Prefeito realiza última vistoria no CMI antes da inauguração
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a última vistoria técnica no Centro Médico Infantil (CMI) Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes, que iniciará os atendimentos no dia 18 de dezembro, às 14h. O prefeito Abilio Brunini esteve no local acompanhado da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, da secretária municipal de Comunicação, Ana Karla Costa, e do corpo técnico responsável pela implantação da unidade.
Localizado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, o CMI é o primeiro hospital 100% pediátrico da capital e recebeu investimentos de R$ 11,8 milhões. A obra, retomada em janeiro de 2025 por determinação do prefeito, marca um passo decisivo na reestruturação da rede municipal de saúde e na ampliação da assistência às crianças cuiabanas.
Durante a vistoria, o prefeito Abilio Brunini reafirmou o compromisso da atual gestão com a retomada e conclusão de obras essenciais.
“Estamos entregando uma estrutura moderna, segura e totalmente pensada para acolher nossas crianças. Esse hospital representa a reconstrução da saúde de Cuiabá e demonstra que nosso compromisso está sendo cumprido com responsabilidade e resultados”, afirmou o prefeito.
A vistoria desta sexta-feira antecede a etapa final de implantação, voltada à organização dos fluxos de atendimento, conclusão dos ajustes operacionais e preparação das equipes que atuarão em regime permanente.
Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, a abertura do CMI representa um avanço concreto na reorganização da rede.
“Estamos entregando uma estrutura totalmente nova, adequada e pensada para o cuidado infantil. O CMI vai fortalecer o fluxo de atendimento e reduzir a pressão sobre o HMC e demais unidades de urgência e emergência”, destacou.
A estrutura do CMI conta com duas salas de classificação de risco; três salas de observação (vermelha, amarela e verde); uma sala de isolamento; uma sala de medicação; uma sala de procedimento; uma sala de curativo/intramuscular; uma sala de coleta de sangue; uma sala de consulta odontológica; uma sala de procedimento odontológico; uma sala de serviço social; farmácia; recepção; sala de espera; sala de TI; sala do Núcleo Interno de Regulação (NIR); duas DML; dois expurgos; e duas salas de guarda de equipamentos.
Além da infraestrutura moderna, o hospital foi projetado com ambientação lúdica e acolhedora, oferecendo mais conforto às crianças e aos acompanhantes.
Atendimento odontológico 24h
O CMI contará com um consultório odontológico que funcionará em regime de plantão 24 horas, oferecendo atendimento de urgência e também eletivo por agendamento para crianças. Entre os serviços estão: diagnóstico e tratamento de lesões bucais pediátricas, atendimento clínico e cirúrgico, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais.
Com a entrega, a Prefeitura de Cuiabá finaliza uma etapa histórica e dá início à operação do primeiro hospital totalmente dedicado ao público infantil, reforçando o compromisso da gestão Abilio Brunini com a reconstrução e modernização da saúde pública municipal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura avança no Programa Casa Cuiabana com aprovação de 1,2 mil novas moradias em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá protocolou, em 2025, junto ao Governo Federal, o pedido para a construção de 2 mil novas unidades habitacionais pelo Programa Casa Cuiabana. Desse total, 1,2 mil unidades já foram aprovadas e estão na fase de assinatura de contratos para o início das obras ainda neste ano.
A nova etapa faz parte da ampliação da política habitacional do município, enquanto a Prefeitura conclui os trâmites do primeiro ciclo do programa, que prevê a entrega de 692 apartamentos nos residenciais Tijucal e Comodoro.
A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, explicou que a aprovação das novas unidades dará continuidade às ações do programa.
“Protocolamos o pedido de 2 mil novas unidades em 2025 junto ao Governo Federal. Deste total, 1,2 mil já foram aprovadas e estão na fase de assinatura de contratos para que as próximas obras comecem ainda este ano”, afirmou.
No primeiro ciclo do Casa Cuiabana, a Secretaria aguarda a conclusão da análise da Caixa Econômica Federal sobre a documentação dos candidatos sorteados. Após o encerramento dessa etapa, o Município publicará a lista definitiva dos beneficiários, prevista para setembro.
Na sequência, as famílias consideradas aptas participarão do Trabalho Técnico Social, que inclui visita aos empreendimentos, sorteio das unidades habitacionais, assinatura dos contratos e ações de preparação para a ocupação dos imóveis.
As primeiras entregas dos residenciais Tijucal e Comodoro estão previstas para o fim de 2026. Os candidatos que desejarem consultar a situação do cadastro podem procurar a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, no térreo da Prefeitura de Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













