Cuiabá
Cão resgatado de cova em Cuiabá não resiste mesmo após atendimento veterinário
Cuiabá
Na madrugada desta quinta-feira (08), o cão de nome Vivente não resistiu a duas paradas cardíacas e veio a óbito, cinco dias após ser resgatado de uma cova onde foi enterrado com vida. Sem raça definida, mas com características da mistura de pitbull com vira-lata, o animal, de aproximadamente seis anos, é mais uma vítima de maus-tratos, abandono e falta de amor por parte daquele que um dia o quis sob seus cuidados e que deveria zelar por sua saúde: seu tutor. Agora, a história de Vivente ganha as páginas dos noticiários e tende a deixar seu legado na luta em defesa da causa animal, para que outros animais não tenham o mesmo destino. Havia planos para ele: seria castrado, vacinado, vermifugado e tinha uma casa o esperando para morar. Ou seja, mesmo com o quadro clínico delicado, existia esperança.
A principal suspeita para a causa do óbito é infecção generalizada, resultado de um processo infeccioso crônico instalado muito antes do resgate. “Quando o organismo chega a esse nível de comprometimento, a descompensação é rápida e devastadora: rins deixam de funcionar adequadamente, o coração perde força e o sistema imunológico já não consegue reagir. O corpo passa a travar uma guerra interna que, muitas vezes, não é possível vencer”. pontuou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.
Somado a isso, Morgana, que também é médica veterinária, explica que o estresse extremo e o trauma de ter sido enterrado vivo provocam um impacto profundo em um animal já debilitado, acelerando o colapso do organismo. “O maior ataque à vida do Vivente veio de um ser humano, mas, no fim, foi o próprio corpo, exausto de sofrer, que não conseguiu mais lutar”. disse ela.
Vivente faleceu dentro de um ambiente hospitalar, acolhido, assistido e com dignidade. Um final infinitamente mais humano do que aquele que tentaram impor a ele. “O que o matou não foi a ausência de cuidado após o resgate, mas o acúmulo de maus-tratos ao longo da vida”.
Janeiro é um mês crítico. Férias, mudanças de rotina e abandono fazem os índices de animais em situação de rua e maus-tratos aumentarem de forma significativa. Vivente se tornou símbolo não porque foi o único, mas porque a crueldade foi extrema. Amanhã pode ser o Bob, o Thor, um gato, um filhote, um animal idoso. O abandono mata todos os dias.
Fica o aprendizado para que a história de Vivente não seja apenas dor e revolta, mas consciência e ação. Que cada pessoa olhe para o animal da rua, para o próprio animal, e entenda que uma vida importa, independentemente de raça, idade ou história.
“É por histórias como a dele que a gestão seguirá lutando por todos aqueles que não podem falar”. afirmou a secretária.
O RESGATE
O resgate, realizado no sábado (3), mobilizou equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal. Vivente esteve internado em clínica veterinária 24h, em atendimento custeado pela administração municipal, onde chegou extremamente debilitado por conta dos maus-tratos e doente, conforme afirmou aos policiais a mulher suspeita por omissão de socorro, uma vez que sabia da situação junto ao tutor do animal, fato notório pelos ferimentos. Relatos indicam que o próprio tutor do animal o enterrou em região de mata.
O nome carinhoso de Vivente também era carregado de significado, por ter sobrevivido após suportar um montante de terra sobre si, além da miíase, bichinhos que o comiam ainda vivo na cova.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projeto de lei que institui o Programa Siminino Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nas sessões ordinárias desta semana, dois projetos de autoria do Poder Executivo: a criação do Programa Siminino Cuiabá e alterações no Conselho Municipal de Segurança Alimentar.
O Projeto de Lei que institui o Programa Siminino Cuiabá, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, é voltado ao atendimento de meninos com idades entre 6 e 14 anos e 11 meses.
O programa funcionará no contraturno escolar, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações como trabalho infantil, evasão escolar, abuso sexual e cooptação pela criminalidade. A permanência dos participantes estará obrigatoriamente vinculada à frequência escolar.
Entre as atividades previstas estão ações de esporte, lazer, cultura, artes, saúde e cidadania, além de acompanhamento psicossocial. A proposta também prevê o estímulo ao protagonismo juvenil, com incentivo ao desenvolvimento de habilidades e talentos, contribuindo para a formação cidadã.
De acordo com a proposta, as despesas correrão por conta das dotações orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social. A lei autoriza ainda a celebração de convênios e parcerias com entidades da sociedade civil, ampliando a capacidade de atendimento.
O projeto que institui o Siminino foi votado na terça-feira (14), e a alteração no Conselho foi aprovada na quinta-feira (16), ambas em regime de urgência simples.
O Projeto de Lei que trata de alterações no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com 18 votos favoráveis, foi aprovado durante a sessão de quinta-feira (16). A proposta promove a adequação da legislação municipal de Cuiabá aos requisitos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A mudança é obrigatória para que o município resolva inconsistências apontadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e possa aderir formalmente ao sistema nacional, garantindo acesso a recursos e programas federais de combate à fome.
Em relação à composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o texto estabelece que dois terços, correspondentes a 14 membros, serão da sociedade civil organizada, e um terço, equivalente a sete membros, será composto por representantes do governo municipal. Também há adequação ao Decreto Federal nº 7.272/2010, que determina que a presidência do conselho seja exercida por representante da sociedade civil.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso7 dias atrásSargento Adriana Rodrigues: dedicação e competência que abriram caminho ao alto escalão
-
Várzea Grande7 dias atrásSob comando de Wanderley Cerqueira, Câmara de Várzea Grande mantém ritmo e consolida avanços em 2026
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”





