Cuiabá
Evento “Plante Água” mobiliza estudantes em ação de educação ambiental no Complexo do Porto
Cuiabá
Cerca de 120 estudantes da rede municipal participaram, nesta sexta-feira (20), do evento “Plante Água”, realizado no Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá. A iniciativa, que antecipa as ações do Dia Mundial da Água (22 de março), reuniu poder público e iniciativa privada em uma programação voltada à conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos.
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, com participação das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e da concessionária Águas Cuiabá, o projeto marca o início de uma série de atividades que devem alcançar, ao longo do ano, os cerca de 60 mil alunos da rede municipal.
Segundo o diretor geral de Redes da Educação, Paulo Pereira Epifânio, o foco principal é formar cidadãos mais conscientes desde a infância. “A grande importância é a conscientização sobre o uso sustentável da água. Precisamos ensinar desde cedo que ela não é um recurso inesgotável. Se a criança aprende isso agora, ela leva esse conhecimento para casa e se torna um agente multiplicador”, destacou.
O evento também reforçou a identidade de Cuiabá como uma cidade marcada pela presença de rios e córregos. Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Botura Portocarrero, a ação é estratégica para preservar esse patrimônio natural. “Temos o Rio Cuiabá, o Coxipó e diversos córregos urbanos. Nossa missão é preservar esse legado e passá-lo para as crianças, que serão responsáveis por cuidar dele no futuro”, afirmou.
A programação contou ainda com um elemento cultural para ampliar o alcance da mensagem ambiental. Em celebração à data, o maestro e professor Fernando Reis, da Secretaria de Educação e líder da Banda Rasqueia, apresentou a música inédita “Plante Água”, utilizando a linguagem artística como ferramenta de conscientização. “Para manter a cultura viva, precisamos preservar a natureza. Se acabarmos com as árvores, vamos desagradar também o nosso Rio Cuiabá. Está tudo interligado”, ressaltou.
Além das atividades educativas, o projeto busca mostrar, na prática, como a preservação ambiental está diretamente ligada à qualidade de vida. A gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Planejamento, Zilda Helena da Silva, explicou que o conceito de “plantar água” está relacionado à arborização urbana. “Quando plantamos árvores, ajudamos a infiltrar a água da chuva no solo, reduzimos o calor e protegemos os lençóis freáticos. A árvore funciona como um regulador térmico natural e contribui para o ciclo das chuvas”, ressaltou.
No Complexo Biocultural do Porto, a proposta é transformar o espaço em um polo permanente de vivência ambiental. De acordo com a coordenadora pedagógica Luana da Cruz Burema, o objetivo é integrar teoria e prática. “Queremos que o aluno aprenda em sala e vivencie aqui. Este evento é o pontapé inicial dessa proposta de educação ambiental contínua”, explicou.
A parceria com a Águas Cuiabá ampliou as experiências oferecidas aos estudantes, incluindo atividades interativas sobre tratamento e qualidade da água. “É uma oportunidade de aproximar a população do processo e fortalecer a conscientização. Quando as pessoas entendem como a água chega até elas, passam a valorizar mais esse recurso”, afirmou a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da empresa, Juliane Carvalho de Arruda.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, a iniciativa também reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade. “É um trabalho essencial de divulgação e conscientização sobre os princípios da sustentabilidade e preservação. Além de movimentar o setor, o evento promove valores positivos, unindo educação e cuidado com nossos recursos”, destacou.
Entre os alunos, o aprendizado foi assimilado de forma prática e direta. A estudante Sarai Máximo Carrasco, de 9 anos, resumiu a principal lição do dia: “Eu não posso jogar lixo na água e tenho que cuidar da água e das plantas também”. Já o estudante Thiago Henrique Miranda Paniago, de 10 anos, destacou a importância do recurso para a vida. “Sem água, a gente não estaria aqui. Precisamos evitar o desperdício no dia a dia”, disse.
Para educadores, a experiência fora da sala de aula amplia o impacto do conteúdo trabalhado. O diretor escolar Leandro Barbosa da Silva avaliou positivamente a iniciativa. “Trazer a criança para essa vivência amplia a conscientização. É um aprendizado que eles levam para a vida e replicam em casa e na comunidade”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá mantém controle mensal de pragas em unidades de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém de forma permanente o controle de pragas nas unidades da rede municipal de saúde. O serviço é realizado mensalmente nas unidades de Atenção Secundária, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, com ações de desinsetização e desratização. Neste mês de agosto, os procedimentos foram realizados conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A medida tem como objetivo garantir ambientes salubres e seguros para pacientes e servidores, além de prevenir riscos sanitários e manter a qualidade das instalações.
A empresa responsável realizou os procedimentos conforme o seguinte cronograma:
UPA Verdão: quarta-feira (19), às 8h
UPA Leblon: quinta-feira (20), às 7h
UPA Morada do Ouro: sexta-feira (21), às 8h
UPA Pascoal Ramos: terça-feira (25), às 8h
Policlínica Pedra 90: quinta-feira (27), às 7h30
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que o trabalho integra as ações permanentes da gestão para garantir qualidade e segurança nos espaços de atendimento.
“Esse trabalho é realizado de forma contínua e mensal, porque manter as unidades em condições adequadas é fundamental para garantir segurança, qualidade e conforto durante o atendimento. Estamos cuidando tanto da estrutura quanto dos serviços prestados à população”, afirmou.
O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, reforça que as ações de controle de pragas fazem parte da rotina de manutenção das unidades.
“Além do controle mensal de pragas, as UPAs e Policlínicas também passaram por reformas e manutenções estruturais, com o objetivo de melhorar as condições dos espaços, garantir mais qualidade no serviço e oferecer mais conforto para pacientes e funcionários”, destacou.
A SMS reforça que o controle periódico de pragas faz parte das ações de biossegurança da rede municipal e contribui para a prevenção de riscos sanitários e a manutenção das condições adequadas de atendimento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Mato Grosso3 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Rondonópolis3 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)











