Cuiabá

Prazo do IPTU com desconto é prorrogado em Cuiabá e pagamento pode ser feito no cartão de crédito

Publicado em

Cuiabá

Os contribuintes de Cuiabá ganharam mais tempo para aproveitar o desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU 2026. A Prefeitura decidiu prorrogar o prazo, que antes se encerrava em 25 de março, para até o dia 10 de abril, atendendo a pedidos da população que recebe salários no início do mês.

Além da ampliação do prazo, a gestão municipal anunciou uma novidade que promete facilitar ainda mais a vida do contribuinte: agora será possível parcelar o IPTU também no cartão de crédito. A nova modalidade se soma às opções já existentes, como PIX, QR Code e código de barras.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a medida busca dar mais flexibilidade financeira à população e ampliar o acesso ao pagamento do tributo. “Entendemos a realidade de muitos trabalhadores que recebem no começo do mês e, por isso, decidimos prorrogar o prazo com desconto. Além disso, estamos modernizando as formas de pagamento, permitindo o parcelamento no cartão de crédito para facilitar ainda mais a regularização”, afirmou.

Antes da prorrogação, os contribuintes tinham até o dia 25 de março para pagar a cota única com desconto ou a primeira parcela do imposto. O carnê segue disponível para emissão online, por meio do Portal do Contribuinte, além de pontos físicos de atendimento.

Quem optar pelo pagamento parcelado tradicional pode dividir o valor em até 10 vezes mensais. Agora, com a inclusão do cartão de crédito, a Prefeitura amplia as alternativas, permitindo que o contribuinte organize melhor seu orçamento.

De acordo com a Secretaria de Economia, a arrecadação do IPTU é fundamental para investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana e mobilidade. A gestão reforça que manter o imposto em dia evita juros e multas, além de contribuir diretamente para a melhoria dos serviços públicos.

A campanha do IPTU 2026 continua sendo divulgada em diferentes canais para garantir que a população esteja informada sobre prazos, benefícios e novas facilidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.

A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.

A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.

Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA