Mato Grosso
PL de Max Russi que garante normas de segurança para casas de apoio é aprovado
Mato Grosso
Foi aprovado nesta quarta-feira (25), em segunda votação, o Projeto de Lei nº 699/2023 de autoria do deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta regulamenta o funcionamento das casas de apoio destinadas a pacientes e acompanhantes que realizam tratamento de saúde fora de seu domicílio (TFD), estabelecendo padrões de qualidade, segurança e direitos para os usuários.
O projeto abrange unidades urbanas, rurais, públicas, privadas, comunitárias ou filantrópicas que acolhem temporariamente pessoas de outras cidades para cuidados médicos. Segundo o deputado Max Russi, o objetivo é humanizar o atendimento em um momento de vulnerabilidade.
“Nosso objetivo é fortalecer os direitos do cidadão mato-grossense. Sabemos que não é fácil enfrentar uma doença e ainda precisar se deslocar para outra cidade, longe do convívio familiar, muitas vezes sem condições de arcar com transporte, alimentação e estadia”, explicou o parlamentar.
O texto deixa claro que as casas de apoio possuem caráter estritamente de acolhimento. Fica proibida a execução de procedimentos de natureza clínica ou hospitalar nessas unidades, que devem se dedicar exclusivamente à hospedagem e suporte.
A lei também cria a figura do Veículo de Transporte de Usuários (VTU): automóveis terrestres com no mínimo cinco lugares, devidamente identificados para o transporte exclusivo dos pacientes das casas, que passarão a gozar dos mesmos direitos e benefícios de uma ambulância em termos de trânsito e prioridade.
Para garantir a segurança, as casas deverão contar com infraestrutura mínima, incluindo depósitos de materiais de limpeza (DML), ambientes especializados e banheiros adequados. Além disso, a regularização exige licença sanitária atualizada e visível ao público; Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros; Alvará de Localização e Funcionamento; Certificado de enquadramento na nova Lei estadual.
O texto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes (UB).
Mato Grosso
Pivetta mantém Dilmar Dal Bosco na liderança do governo na ALMT
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) decidiu manter o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) como líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), garantindo a continuidade das articulações entre o Palácio Paiaguás e a base governista.
Com a permanência no cargo, Dilmar consolida sua trajetória como o líder de governo mais longevo da história do Parlamento estadual, aproximando-se de uma década na função.
“Não vamos mudar a liderança”, afirmou o governador, ao confirmar a decisão de manter o parlamentar à frente da interlocução política no Legislativo.
A informação é do Blog do Lúcio Sorge
-
Política13 horas atrásWanderley reage a áudios e promete ofensiva contra prefeita
-
Cuiabá19 horas atrásParceria entre Estado e Prefeitura mira 10 mil moradias e reforço na segurança
-
Cuiabá2 dias atrásAna Karla consolida protagonismo na Secom com entregas e impacto direto em Cuiabá
-
Mato Grosso19 horas atrásSinop reforça atendimento, adota protocolos e centraliza informação oficial após casos de meningite
-
Coluna VIP MT6 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso2 dias atrásPrimavera do Leste vive ciclo histórico de investimentos sob gestão Sérgio Machnic
-
Cuiabá3 dias atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado






