Mato Grosso

Janaina considera chapa do MDB para AL como “muito forte” com chegada da irmã

Publicado em

Mato Grosso

– Presidente do MDB de Mato Grosso, deputada Janaína Riva, pré-candidata ao Senado da República, definiu a chapa de pré-candidatos do partido para a disputa da Assembleia Legislativa como um “chapão muito forte”, e afirmou que a expectativa é eleger quatro deputados em outubro próximo.

Janaína Riva confirmou ainda a pré-candidatura de sua irmã, Jéssica Riva, a deputada estadual. “A chapa do MDB de estadual está pronta. A Jéssica é candidata a deputada estadual. A chapa do MDB está pronta e virou um chapão muito forte”, disse Riva.

“Vão brigar ali, na minha opinião, quatro deputados, podendo disputar uma sobra”, emendou a líder do MDB mato-grossense.

Janaína Riva citou outros nomes na disputa por uma cadeira da ALMT, como do deputado Eduardo Botelho, do ex-presidente da AMM, Léo Bortolin, do suplente de deputado Silvano Amaral, deputado Doutor João e o deputado Thiago Silva.

Conforme a presidente do MDB, a decisão pela pré-candidatura da irmã Jéssica Riva na chapa do partido foi consensual dentro da agremiação. “Foi uma decisão dos deputados. Eu deixei a decisão para eles tomarem e eles entenderam que uma candidata mulher, com o potencial eleitoral da Jéssica, era bem-vinda à chapa”, disse Janaína Riva.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso para suspender a desocupação de quase 500 unidades habitacionais no Residencial Villas das Minas e nos condomínios Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A medida foi concedida pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo após recurso apresentado pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini na tarde desta sexta-feira (17)

O Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo foi protocolado na tarde de hoje e acompanhado do procurador-geral, Luiz Antônio Araújo Jr, e do procurador-geral adjunto, Rober Caio Ribeiro. No encontro o gestor municipal defendeu a suspensão imediata da ordem de desocupação para garantir o avanço da regularização fundiária.

Ao analisar o pedido, o magistrado reconheceu o risco social da retirada coletiva e deferiu parcialmente a liminar. “Defiro parcialmente o efeito suspensivo pleiteado, exclusivamente para suspender a eficácia da ordem de imissão na posse coletiva contida na decisão agravada”, destacou na decisão.

Na prática, a medida impede, neste momento, a desocupação de cerca de 496 unidades habitacionais ocupadas há mais de duas décadas, evitando impacto direto sobre famílias em situação de vulnerabilidade.

O recurso apresentado pela Procuradoria também solicita a retomada do processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), a suspensão de sanções impostas ao Município e o encaminhamento do caso à Comissão de Soluções Fundiárias, com base em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para garantir tratamento humanizado.

Apesar da decisão favorável quanto à suspensão do despejo, o desembargador optou por não analisar, neste momento, o mérito completo da ação, mantendo a paralisação da REURB até manifestação da relatora natural do caso.

Durante a agenda no Tribunal, o prefeito destacou que a prioridade da gestão é assegurar o direito à moradia. “Nós viemos ao Tribunal de Justiça apresentar o nosso recurso e reforçar que o nosso objetivo não é retirar ninguém. O que queremos é garantir a regularização dessas áreas, dar segurança jurídica para essas famílias e assegurar o direito à moradia”, afirmou.

A decisão está alinhada a recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que evitem despejos em massa sem análise social prévia.

Com a liminar, o Município ganha fôlego para buscar uma solução definitiva para a área, enquanto o processo segue para análise da desembargadora relatora.

https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/justica-suspende-despejo-de-familias-em-cuiaba-apos-agravo-da-prefeitura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA