Várzea Grande
Novo CMEI da rede municipal começa a atender alunos de Várzea Grande no início do segundo semestre
Várzea Grande
A centésima unidade escolar da rede municipal de Várzea Grande, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gervado Bueno de Barros, inaugurado pela prefeita Flávia Moretti na sexta-feira (12), deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2026.
A nova unidade, que tem capacidade para atender até 250 crianças, segue o padrão do Programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), planejado para oferecer mais conforto, segurança e qualidade no atendimento. O espaço conta com oito salas de aula, dois berçários, uma sala multiuso, sala de amamentação, dois fraldários, rouparia, lavanderia, cozinha com despensa e refeitório, DML (Depósito de Material de Limpeza), banheiros infantis masculino e feminino, secretaria, diretoria, sala de professores, sala de reunião e playground.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, o sistema de inscrições on-line para a nova unidade escolar estará disponível de 1º a 3 de julho no site da Prefeitura. “Pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos deverão estar atentos ao calendário para realizarem a inscrição, clicando no ícone ‘Matrícula Web’ no Portal da Prefeitura. Após a confirmação da inscrição e o recebimento do e-mail da Secretaria, o prazo para a efetivação da matrícula será de cinco dias úteis, período em que os responsáveis deverão comparecer à unidade com a documentação necessária”, explicou a secretária.
Segundo a diretora do CMEI Gervado Bueno de Barros, Marli de Jesus, a nova unidade da rede municipal de Várzea Grande contará com cerca de 60 profissionais da Educação, entre professores e técnicos, que irão atender alunos de 1 a 3 anos em período integral. As aulas terão início em 20 de julho, data oficial do começo do segundo semestre letivo.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Várzea Grande
UBS do Água Limpa atualiza carteiras de vacinação e aplica 450 doses em estudantes da EMEB Emanuel Benedito de Arruda
A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Água Limpa, em Várzea Grande, realizou mais uma etapa do programa municipal Saúde na Escola, desta vez com foco na atualização dos cartões de vacinação dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Emanuel Benedito de Arruda, localizada no bairro Costa Verde.
A ação, realizada na manhã de ontem (15), contabilizou a aplicação de 450 doses de imunizantes contra a influenza e outras vacinas que estavam em atraso. Em relação à influenza, receberam as doses crianças menores de 6 anos — todas com autorização expressa dos pais ou responsáveis — e professores, públicos que integram o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.
Como explica a responsável técnica (RT) da unidade, a enfermeira Lucimar Barbosa, a ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com foco no cuidado, na atenção e na prevenção junto à comunidade escolar.
“Vindo até as escolas, ampliamos a cobertura vacinal, atualizamos as cadernetas e promovemos a prevenção de doenças. Estamos em um período propício às infecções respiratórias, muitas delas com potencial para evoluir para casos que exigem internação. Essa parceria com a Educação facilita o acesso à vacinação, pois muitos pais e responsáveis trabalham o dia todo e têm dificuldade de comparecer a uma unidade de saúde durante o horário comercial para imunizar os filhos. Nossa presença in loco contribui para estreitar essa relação e cumprir nosso principal objetivo, que é a prevenção”, destacou.
A diretora da EMEB, Marli de Jesus Arruda da Silva, ressaltou que o programa Saúde na Escola faz diferença na rotina escolar, garantindo alunos imunizados e com a carteira de vacinação atualizada.
“Quero agradecer à prefeita Flávia Moretti, à secretária de Saúde, Valéria Nogueira, e à secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo. Esse elo com a população é importante e comprova o respeito que a gestão tem com a comunidade”, afirmou.
Tanto a responsável técnica, Lucimar Barbosa, quanto a diretora escolar, Marli de Jesus Arruda da Silva, destacaram que, antes da ação, todos os pais e responsáveis foram comunicados por escrito sobre a atualização da carteira de vacinação dos alunos. A imunização foi realizada apenas mediante autorização formal dos responsáveis.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Mato Grosso5 dias atrásWanderley Cerqueira chega com 12 votos consolidados para eleição da Mesa Diretora em VG
-
Polícia5 dias atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Cuiabá5 dias atrásExpoagro 2026 terá Simone Mendes, Zezé, Thiaguinho, Wesley Safadão e outros nomes de graça em Cuiabá
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Cuiabá5 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Polícia5 dias atrás“Esganou até ela começar a espirrar sangue”, diz delegado sobre pai que matou filha em VG
-
Cuiabá2 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Entretenimento5 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.











