Várzea Grande
Lúdio diz que Mauro e Pivetta reconhecem importância de Lula para Mato Grosso, mas evitam admitir publicamente
Várzea Grande
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) reconhecem, nos bastidores, a importância das ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o desenvolvimento de Mato Grosso, mas evitam manifestar esse entendimento publicamente.
A declaração foi feita durante entrevista nesta semana, quando o parlamentar argumentou que diversos projetos considerados estratégicos para o Estado avançaram após a retomada de investimentos federais na atual gestão.
Segundo Lúdio, o governo estadual tem sido beneficiado por programas e recursos da União, especialmente nas áreas de habitação e infraestrutura, mas não enfatiza a participação do governo federal por receio de desgaste junto a eleitores identificados com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ao defender esse posicionamento, o deputado citou a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ele, o setor habitacional voltou a registrar resultados expressivos em Mato Grosso após o retorno de Lula à Presidência.
Conforme o parlamentar, cerca de 40 mil moradias foram contratadas no Estado por meio de ações desenvolvidas em parceria entre os governos federal e estadual.
Lúdio também mencionou a duplicação da BR-163 como exemplo da participação da União em obras consideradas prioritárias para Mato Grosso. Segundo ele, embora o governo estadual demonstrasse interesse na execução do projeto desde o início da gestão, o avanço efetivo ocorreu após a articulação com o governo federal e a obtenção de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na avaliação do deputado, os recursos liberados pela instituição financeira foram decisivos para acelerar as intervenções e garantir a continuidade das obras na rodovia.
Durante a entrevista, o parlamentar também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que a atual gestão federal tem apresentado resultados concretos para os estados, enquanto o governo anterior, segundo sua avaliação, não conseguiu atender demandas consideradas prioritárias para Mato Grosso.
Várzea Grande
Cuiabá está entre as 10 capitais com risco de tempestades neste fim de semana
Cuiabá está entre as 10 capitais brasileiras com previsão de tempestades nesse sábado (7) e domingo (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e trovoadas durante todo o fim de semana. De acordo com o aviso meteorológico, o volume de chuva pode chegar a 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
A previsão para este sábado indica temperaturas entre 27°C e 38°C, com muitas nuvens pela manhã, possibilidade de chuva isolada à tarde e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas durante a noite. Além da capital cuiabana, estão no radar São Paulo, Florianópolis e Brasília.
No domingo, a previsão é de mudança nas condições do tempo, com temperaturas mais amenas, variando entre 24°C e 29°C. A expectativa é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Diante da previsão, a secretaria municipal de Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Sempre que possível e com segurança, os moradores devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Outra orientação é evitar áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas inundadas, mesmo que a água aparente estar em pouca quantidade.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT5 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião5 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Política4 dias atrásSenado de 2027 terá 19 mulheres e maioria branca, empresários lideram entre as ocupações
-
Esportes5 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Mato Grosso5 dias atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes
-
Mato Grosso2 dias atrásGovernador de MT exonera 115 servidores comissionados de 16 órgãos estaduais; confira lista












