Cuiabá

Prazo do IPTU com desconto é prorrogado em Cuiabá e pagamento pode ser feito no cartão de crédito

Publicado em

Cuiabá

Os contribuintes de Cuiabá ganharam mais tempo para aproveitar o desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU 2026. A Prefeitura decidiu prorrogar o prazo, que antes se encerrava em 25 de março, para até o dia 10 de abril, atendendo a pedidos da população que recebe salários no início do mês.

Além da ampliação do prazo, a gestão municipal anunciou uma novidade que promete facilitar ainda mais a vida do contribuinte: agora será possível parcelar o IPTU também no cartão de crédito. A nova modalidade se soma às opções já existentes, como PIX, QR Code e código de barras.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a medida busca dar mais flexibilidade financeira à população e ampliar o acesso ao pagamento do tributo. “Entendemos a realidade de muitos trabalhadores que recebem no começo do mês e, por isso, decidimos prorrogar o prazo com desconto. Além disso, estamos modernizando as formas de pagamento, permitindo o parcelamento no cartão de crédito para facilitar ainda mais a regularização”, afirmou.

Antes da prorrogação, os contribuintes tinham até o dia 25 de março para pagar a cota única com desconto ou a primeira parcela do imposto. O carnê segue disponível para emissão online, por meio do Portal do Contribuinte, além de pontos físicos de atendimento.

Quem optar pelo pagamento parcelado tradicional pode dividir o valor em até 10 vezes mensais. Agora, com a inclusão do cartão de crédito, a Prefeitura amplia as alternativas, permitindo que o contribuinte organize melhor seu orçamento.

De acordo com a Secretaria de Economia, a arrecadação do IPTU é fundamental para investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana e mobilidade. A gestão reforça que manter o imposto em dia evita juros e multas, além de contribuir diretamente para a melhoria dos serviços públicos.

A campanha do IPTU 2026 continua sendo divulgada em diferentes canais para garantir que a população esteja informada sobre prazos, benefícios e novas facilidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ilde Taques intensifica articulação para disputar presidência da Câmara de Cuiabá

Publicados

em

O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou nesta quinta-feira (16) que continua em articulação para viabilizar sua candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Segundo ele, o momento é de intensificar o diálogo com os demais vereadores, independentemente de posicionamento político, com o objetivo de consolidar apoios até a votação.

Taques ressaltou que o processo depende de construção coletiva e que a definição passa, necessariamente, pela capacidade de articulação dentro da Casa.

“É um processo eleitoral, como todos os outros. Até o dia da eleição, a gente tem que trabalhar o voto. São 27 vereadores; independentemente de base ou posição independente, todos votam. E a gente, até o dia 25, vai continuar trabalhando esse voto dos pares”, afirmou.

Ilde também detalhou a composição da chapa que vem sendo construída, reunindo parlamentares de diferentes partidos. A vereadora Paula Calil (PL) foi convidada para assumir a primeira secretaria, enquanto Eduardo Magalhães (Republicanos) deve ficar com a vice-presidência e Michelly Alencar (União) com a segunda vice-presidência.

“Nós estamos definindo apenas uma vaga de segundo secretário. Hoje nós temos a cabeça de chapa com Ilde, presidente. A vereadora Paula foi convidada para ser primeira secretária. O vereador Eduardo Magalhães, como vice-presidente. E a vereadora Michelly como segunda vice-presidente”, explicou

Ao comentar a possibilidade de mudança no regimento interno que permitiria reeleições consecutivas, o vereador demonstrou preocupação com os impactos para a democracia.

“Isso seria um retrocesso para a Câmara Municipal de Cuiabá. Se isso acontecer, o presidente pode ficar seis anos no poder, se perpetuando. Isso é muito ruim para a democracia e para o cidadão cuiabano. Imaginem só seis anos com o mesmo presidente. Eu não acredito que isso vá acontecer”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA