Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá avança em obras de creche para atender 300 crianças

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá tem avançado nas obras da construção de uma creche no bairro Tancredo Neves, localizada nas proximidades da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octayde Jorge da Silva.

Pelo projeto, serão atendidas 300 crianças de 0 a 5 anos, numa estrutura que vai ter banheiro adaptado para bebês, salas climatizadas e outros itens para atender o público infantil.

Após a conclusão, a creche João Batista Scalabrini será desativada porque se trata de um prédio que não suporta melhorias e também não tem capacidade para atender a demanda crescente. Atualmente, 120 crianças de 0 a 5 anos estão na fila de espera. Essa demanda reprimida só será atendida a partir da nova estrutura, prevista para ser entregue no primeiro trimestre de 2026.

“Estamos empenhados neste projeto para garantir boas condições de trabalho aos servidores e estrutura digna às crianças e mães que depositam sua confiança na Prefeitura de Cuiabá”, explica o secretário Amauri Monge Fernandes.

Melhorias

O projeto de engenharia conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) prevê melhorias na estrutura da Escola Octayde Jorge da Silva.

Está prevista a construção de um refeitório, troca de telhado, melhoria na parte elétrica, salas com ares-condicionados, climatização da cozinha, cobertura do parquinho infantil e um novo pórtico de entrada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá vistoria mais de 958 mil imóveis contra a dengue e reforça alerta para prevenção em casa

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o alerta à população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti dentro das residências. Com 931 casos autóctones de dengue em 2026, o município destaca que a eliminação de focos de água parada e a colaboração dos moradores são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito, transmissor também da chikungunya e da zika.

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado em 29 de outubro, Cuiabá registrou seis novos casos de dengue na 42ª Semana Epidemiológica, além da inclusão de outros 41 referentes a semanas anteriores. No acumulado do ano, os registros representam um aumento de 4,2% em comparação com o mesmo período de 2025.

Em relação à chikungunya, são 65 casos autóctones confirmados, sem mortes. Já para zika, não houve novos registros na semana analisada, e o município permanece sem óbitos confirmados pela doença em 2026.

As equipes de Vigilância em Saúde Ambiental seguem realizando ações de combate ao vetor. Até o momento, foram vistoriados 958.373 imóveis, dos quais 100.614 receberam tratamento. Também foram tratados 114.317 depósitos e eliminados outros 29.015.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o combate ao mosquito começa dentro de casa. A orientação é que os moradores verifiquem regularmente quintais e áreas externas, eliminem recipientes que possam acumular água, mantenham caixas d’água tampadas e façam a limpeza de calhas, vasos de plantas, pneus e garrafas.

Outro ponto fundamental é receber os agentes de combate às endemias durante as visitas domiciliares. Os profissionais são responsáveis por identificar possíveis criadouros, orientar os moradores e realizar as medidas necessárias de controle do mosquito.

A Prefeitura reforça que a participação da população é indispensável para interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti. A prevenção deve ser feita diariamente, e não apenas durante períodos de maior incidência das doenças.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA