Cuiabá
Vereadores participam de sessão extraordinária com apresentação de resultados do 1º semestre da Prefeitura de Cuiabá
Cuiabá
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá realizaram, na tarde desta segunda-feira (14), uma sessão extraordinária que contou com a presença do prefeito Abilio Brunini (PL), para a apresentação dos resultados dos primeiros seis meses da nova gestão da Prefeitura da capital. Durante a reunião, o chefe do Executivo municipal detalhou a situação econômica da cidade e anunciou o fim do decreto de calamidade financeira.
O prefeito Abilio Brunini aproveitou a oportunidade para esclarecer que, apesar do fim do decreto de calamidade financeira, a situação do município ainda exige atenção.
“Temos um município com R$ 2,5 bilhões em dívidas de longo prazo, R$ 1,15 bilhão em dívidas de curto prazo, R$ 700 milhões em precatórios e R$ 50 milhões em dívidas de consignados, que foram descontados dos servidores mas não repassados aos bancos. Todas essas questões financeiras ainda devem perdurar por algum tempo, até que consigamos reequilibrar as contas do município”, afirmou o gestor.
Abilio reforçou que a gestão está trabalhando para criar uma receita compatível com as despesas. Segundo ele, medidas de economia estão sendo adotadas para reduzir os passivos e recuperar o equilíbrio fiscal. Por fim, o prefeito falou sobre suas expectativas para o segundo semestre de 2025.
“Queremos entregar ainda mais, como já fizemos no primeiro semestre: transporte público gratuito aos domingos, café da manhã nas escolas, uniformes, materiais escolares e uma série de outros benefícios. Nosso objetivo é manter essa economia até o ano que vem, mantendo as contas em dia, garantindo os direitos dos servidores e assegurando que o orçamento seja executado com responsabilidade até o fim do ano”, concluiu.
A presidente da Casa, vereadora Paula Calil, agradeceu ao prefeito Abilio Brunini pela colaboração e destacou que as informações apresentadas servirão como base para o planejamento das ações parlamentares do segundo semestre, com impacto direto na vida da população cuiabana.
“Para nós, não apenas para mim como presidente, é muito importante ouvir esses esclarecimentos do Executivo e sanar dúvidas, já que estamos atuando na ponta, como elo entre os poderes e a população. Foi um momento democrático que nos dará um norte sobre os próximos passos, por meio da união e da soma de esforços conjuntos”, afirmou Paula.
Estiveram presentes na sessão os parlamentares Katiuscia Manteli (PSB), Paula Calil (PL), Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União Brasil), Dra. Mara (Podemos), T. Coronel Dias (Cidadania), Rafael Ranalli (PL), Cezinha Nascimento (União Brasil), Samantha Iris (PL), Ilde Taques (PSB), Demilson Nogueira (Progressistas), Adevair Cabral (Solidariedade), Gustavo Padilha (PSB), Maria Avalone (PSDB), Eduardo Magalhães (Republicanos), Mario Nadaf (PV), Alex Rodrigues (PV), Daniel Monteiro (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Fellipe Corrêa (PL), Kássio Coelho (Podemos), Jeferson Siqueira (PSD) e Marcus Brito Jr. (PV).
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande4 dias atrásOdair Martins assume Loja Maçônica em VG
-
Esportes1 dia atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Política6 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Várzea Grande7 dias atrásVárzea Grande terá horário especial em repartições públicas nesta sexta-feira para jogo da Seleção Brasileira
-
Política6 dias atrásSenado avalia MP sobre piso do frete e anistia por bloqueio de estradas
-
Esportes5 dias atrásMixto perde para o Gama no Dutrinha e se complica para avançar à 3ª fase da Série D
-
Política7 dias atrásNova lei cria política nacional para estudantes com altas habilidades
-
Política6 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural












