Sinop
Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, garantiu atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da UBS da Gleba Mercedes, durante o Dia D. Também participaram do atendimento o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e André Maggi, além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
O coordenador de Imunização da Prefeitura de Sinop, João Gustavo Breganó, explicou que a mobilização ampliou a faixa etária inicialmente proposta pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a ampliação foi uma forma de garantir que todos os públicos tivessem oportunidade de colocar a vacinação em dia. “O Dia D foi proposto pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, mas nós resolvemos expandir essa faixa etária para toda a população. Atendemos crianças, adultos, adolescentes, idosos, gestantes, enfim, todo mundo que precisava atualizar o cartão de vacinação”, destacou.
Breganó ressaltou ainda a importância da imunização como medida preventiva essencial, principalmente diante de doenças que voltaram a preocupar autoridades de saúde. “A vacina é a maneira mais eficaz e mais segura de prevenir e controlar doenças, principalmente no caso do sarampo. Nós temos casos aqui no país vizinho, a Bolívia, que recentemente enfrentou um surto da doença. Mato Grosso faz fronteira com esse país e já registrou alguns casos. Para evitar que o sarampo se dissemine, é fundamental manter o esquema vacinal atualizado”, afirmou.
O coordenador reforçou também a necessidade da dose contra o sarampo entre todas as faixas etárias. “Crianças, adolescentes e adultos até 59 anos precisam ter pelo menos uma dose da vacina contra o sarampo. Essa é uma das formas mais seguras de proteger contra a doença”, completou.
Durante o Dia D, o estudante Saymor Alves aproveitou o sábado de folga para se vacinar. “Eu tomei a vacina da gripe e achei muito legal pela facilidade do dia. Vim aqui e estava bem tranquilo. Aproveitei o meu dia de folga para colocar as vacinas em dia. Fiquei sabendo pela minha mãe, que me avisou que estava tendo vacinação da gripe na cidade, e decidi me vacinar hoje”, contou.
As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação continuam disponíveis nas unidades de saúde de Sinop, que funcionam de segunda a sexta-feira. Entre as doses oferecidas estão as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde segue até o dia 31 de outubro.
Sinop
CAPSi e CAPS de Sinop recebem destaque na Assembleia Legislativa de MT por promoção à saúde mental
O município de Sinop mais uma vez é destaque no estado de Mato Grosso ao ser reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na área da saúde. Desta vez, as instituições Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) foram homenageadas pelos atendimentos realizados.
As moções de aplauso foram concedidas pelo deputado estadual Carlos Avallone como forma de reconhecimento aos profissionais e às instituições públicas por se destacarem na promoção da saúde mental no estado de Mato Grosso.
Larissa Azevedo, coordenadora do CAPSi, celebrou a homenagem e considera o título como um reconhecimento ao trabalho árduo realizado por toda a equipe da instituição, que tem como foco o atendimento a crianças e adolescentes com demandas em saúde mental.
“Receber uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Carlos Avallone, é motivo de grande orgulho para toda a equipe do CAPS Infantojuvenil. Esse reconhecimento valoriza o trabalho que realizamos diariamente, com dedicação, escuta qualificada e cuidado com nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, disse.
Larissa acrescenta ainda que “é também a confirmação de que a saúde mental tem ganhado a atenção que merece e de que estamos contribuindo de forma efetiva para o bem-estar da população de Sinop. Seguimos ainda mais motivados a fortalecer nossos serviços e ampliar o acolhimento”, comentou.
As instituições CAPS e CAPSi já realizaram, neste ano, mais de 11.8 mil atendimentos psicossociais. No ano passado, as instituições acumularam 22.125 mil atendimentos.
-
Cuiabá5 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Coluna VIP MT3 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Rondonópolis6 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Cuiabá12 horas atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Cuiabá7 dias atrás200 Simininas vibram com futebol feminino na Arena Pantanal





