Sinop

Prefeitura de Sinop realiza Dia D da Busca Ativa Escolar para combater evasão na rede municipal

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quarta-feira (1º) o Dia D da Busca Ativa Escolar em todas as 46 unidades da rede municipal de ensino. A campanha ‘Quem falta, faz falta!’ tem como foco conscientizar alunos e responsáveis sobre a importância da frequência regular às aulas e reforçar o combate à evasão escolar.

 

Pela manhã, o Dia D foi marcado por atividades lúdicas e pedagógicas, como apresentações de teatro, nas escolas da rede municipal. Na Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no Jardim Imperial, os alunos e equipes se mobilizaram para transmitir a mensagem de que cada falta impacta diretamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

 

A coordenadora da Busca Ativa Escolar, Débora Ribeiro, explicou que a ação faz parte de uma estratégia nacional desenvolvida pelo UNICEF em parceria com o Ministério da Educação e outros órgãos. “Trabalhamos para evitar a evasão escolar. Cada criança que começa a apresentar infrequência, a escola nos aciona e vamos em busca dessas crianças por meio de visitas. Vamos ver qual o motivo dessa criança estar faltando. Às vezes pode ser um problema de saúde, transporte, então trabalhamos com intersetorialidade entre a saúde, a assistência social e o conselho tutelar”, destacou.

 

A coordenadora também ressaltou que a busca ativa ocorre durante todo o ano letivo e, em casos mais graves, é necessário envolver instituições como o Ministério Público. “Em algumas situações, encaminhamos ao Ministério Público para dar assistência à família dessa criança. A busca ativa ocorre o ano inteiro e existe essa parceria com o selo UNICEF. O município fez a adesão e fazemos esse acompanhamento durante todo o ano”, completou Débora.

 

A servidora Lucélia Cruz, membro do comitê da Busca Ativa pela Secretaria de Saúde, explicou como é feito o acompanhamento nos casos em que a ausência escolar está ligada a problemas de saúde. “Caso a criança não compareça à escola porque está com um problema de saúde, somos acionados, entramos no sistema e verificamos se essa criança realmente foi na unidade de saúde fazer uma consulta. Se sim, damos o suporte, fazemos uma visita domiciliar para saber se está tudo bem, quantos dias de atestado, e confirmamos à educação se realmente a criança está doente e precisa de um suporte maior”, afirmou.

 

A diretora da Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Célia Marcari, destacou a relevância da ação que envolveu toda a comunidade escolar durante a manhã. “Hoje é o Dia D da Busca Ativa e algo que falamos sempre é que quem falta, faz falta. Percebemos que, principalmente após a Covid, os pais e as próprias crianças não têm a frequência como algo necessário na escola. Fazemos projetos e desenvolvemos ações para buscar essas crianças para estarem presentes. Queremos que os pais e as próprias crianças tenham consciência do que se perde em dias de falta”, ressaltou.

 

Além da mobilização das equipes escolares, os próprios alunos participaram das atividades criativas para difundir a mensagem da campanha. O estudante Alisson Júnior, da Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, interpretou o personagem ‘Luquinha’ na peça teatral. “Foi muito legal ter essa oportunidade de participar do teatro e foi muito bom falar sobre estar na sala de aula, porque temos que estudar para ter um futuro. Se não estudarmos, não vamos ser nada na nossa vida”, disse.

 

A aluna Sofia Almeida também participou do teatro e comentou sobre a importância da ação ao incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos “É muito importante falar sobre isso. Eu amei o teatro, ainda mais por eu ter participado. Foi falado para todos os alunos virem, se interessarem em aprender mais, para o nosso próprio futuro, para ter um trabalho digno”, afirmou a estudante.

 

Mais atividades do Dia D da Busca Ativa Escolar devem ser realizadas nas unidades do município no período vespertino. Segundo a Secretaria de Educação, a frequência escolar é um direito garantido e fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e o acompanhamento continuará sendo feito durante o ano letivo.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Entre sabores e natureza, turismo rural ganha novos caminhos em Sinop

Publicados

em

Um café preparado com produtos da própria propriedade, a colheita de pimentas, o contato com frutas pouco comuns na região e uma trilha em meio à natureza até o rio. Essas foram algumas das experiências vivenciadas por guias de turismo, representantes de agências de viagens, entidades e parceiros que participaram, no último sábado (17), do Dia de Campo “Sabores, Natureza e Experiências Rurais”, no Sítio Dois Amigos, em Sinop. A atividade marcou mais uma etapa do trabalho da Prefeitura de Sinop para transformar o potencial das propriedades rurais em novas oportunidades para o turismo e a geração de renda.

Promovido pela Diretoria de Turismo, vinculada à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o encontro apresentou aos participantes as possibilidades da propriedade e permitiu avaliar como as experiências oferecidas podem ser organizadas para receber visitantes e integrar futuros roteiros turísticos comercializáveis. A ação é resultado de um trabalho de consultoria iniciado no começo deste ano, com orientações aos proprietários sobre a estruturação da propriedade, a organização das atividades e a criação de experiências que valorizem a produção rural e o contato com a natureza.

Durante a programação, os visitantes conheceram diferentes espaços e atividades, começando pelo café rural, preparado com produtos da própria propriedade, como café, garapa, sucos e pães. Na sequência, participaram da experiência “Colha suas Pimentas”, conheceram um tanque de piscicultura com a espécie panga, originária do Vietnã, e percorreram os pomares de mirtilo e outras plantas cultivadas no sítio. O roteiro também incluiu uma visita ao meliponário e uma trilha ecológica até o rio, com parte do trajeto realizada em um trator com carretinha.

Para a diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, o Dia de Campo representou uma etapa importante para testar as experiências planejadas e aproximar os proprietários rurais dos profissionais responsáveis por conectar os atrativos aos visitantes. “Hoje os nossos visitantes tiveram inúmeras experiências. Foi um teste: convidamos as entidades de classe, guias de turismo, agências de viagens e associações para conhecer esse trabalho e agora nos auxiliarem a criar novas conexões para colocar esse produto no mercado de uma forma muito estruturada”, explicou.

Segundo a diretora, a Prefeitura desenvolve há cinco anos um trabalho de estruturação do turismo no município, com iniciativas voltadas à diversificação dos atrativos e à preparação de empreendedores para receber visitantes. No Sítio Dois Amigos, a consultoria envolveu a organização de estações de visitação, a construção de narrativas para apresentar cada espaço e o planejamento das experiências oferecidas ao público.

Para a proprietária do Sítio Dois Amigos, Cecília Simoni, o encontro representou a concretização de um projeto que começou a ganhar forma a partir do incentivo de pessoas que visitavam a propriedade e enxergavam seu potencial turístico. Ela conta que a família passou a considerar a atividade com mais atenção depois que o filho retornou de um congresso em Brasília com referências de outras propriedades que já recebiam visitantes.

“Estamos começando, dando o primeiro passo, e espero que vá longe”, afirmou Cecília, que destacou a importância do apoio da Prefeitura para organizar a iniciativa e orientar os procedimentos necessários à estruturação do negócio.

A proprietária também celebrou a recepção dos participantes e a possibilidade de ampliar as experiências oferecidas no sítio. A expectativa é criar novas opções para que os visitantes possam passar o dia no local, conhecer a rotina rural e estabelecer uma relação próxima com a família.

“Eu espero que ele avance, que a gente tenha mais planos para expandir e oferecer mais opções para a pessoa vir e passar o dia conosco. Ela não vem só como turista. Vai fazer parte do nosso dia, vai ser mais um amigo que a gente espera que volte muitas vezes”, destacou.

A visita técnica também permitiu que os profissionais do setor avaliassem o potencial da propriedade para integrar a oferta turística de Sinop. Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mauro Dall’Agnol considerou positiva a experiência e a variedade de atividades apresentadas. Para ele, a propriedade reúne características que podem contribuir para a construção do roteiro de turismo rural do município, oferecendo aos visitantes contato com a produção agrícola, plantas, frutas e experiências ligadas ao cotidiano do campo.

A guia de turismo Eglen Jacobi também avaliou positivamente a atividade. Durante a visita, ela conheceu o cultivo de mirtilo, a plantação de pimentas e a trilha até o rio, experiências que, segundo ela, podem agregar valor à oferta turística local. “É uma experiência que tem muito a agregar ao município, que está em desenvolvimento para trazer os nossos turistas de fora e de Sinop também”, avaliou.

A aproximação com guias, agências e entidades é importante para identificar quais experiências apresentam potencial para compor roteiros e como elas podem ser oferecidas ao público de maneira organizada e profissional.

Parceria prepara o turismo rural para o mercado

Além do acompanhamento da Prefeitura, o trabalho conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contribui com a capacitação dos empreendedores e a preparação dos produtos turísticos para comercialização.

A analista técnica do Sebrae, Kalinca Barbieri, explica que a parceria envolve a estruturação das experiências, a definição de custos e a precificação, etapas fundamentais para que as propriedades possam oferecer seus serviços de forma sustentável e estabelecer parcerias comerciais.

“O Sebrae está aqui em parceria com a Prefeitura, dando todo o apoio técnico para capacitação do produtor rural na formatação do produto e entrega da precificação para colocar esse produto rural nas prateleiras para comercialização, para que as agências de turismo possam comercializar esse turismo rural que está crescendo e se desenvolvendo no nosso município”, destacou.

A iniciativa integra a agenda da Diretoria de Turismo para ampliar e diversificar os atrativos de Sinop, fortalecendo segmentos como turismo rural, de natureza, gastronômico e de experiência.

Com o acompanhamento técnico, a aproximação entre empreendedores e profissionais do setor e a avaliação das atividades na prática, a Prefeitura busca criar condições para que o potencial das propriedades rurais se transforme em produtos turísticos estruturados, capazes de atrair visitantes, movimentar a economia e gerar novas oportunidades de renda para as famílias do campo.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA