Várzea Grande
Julho Amarelo alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais em Várzea Grande
Várzea Grande
A campanha Julho Amarelo reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais, doenças que, na maioria das vezes, evoluem de forma silenciosa e podem causar sérios danos ao fígado quando não são identificadas e tratadas a tempo.
Em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza testes rápidos gratuitos e tratamento especializado por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), garantindo atendimento humanizado e acompanhamento integral aos pacientes.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. As hepatites B e C são as que mais preocupam em razão do risco de evolução para doenças crônicas, como cirrose hepática e câncer de fígado, quando não tratadas adequadamente.
Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas nos estágios iniciais, o que torna a testagem fundamental para o diagnóstico precoce. Quando surgem, os principais sinais incluem cansaço, febre, mal-estar, náuseas, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras.
A forma de transmissão varia conforme o tipo do vírus. As hepatites A e E estão relacionadas ao consumo de água e alimentos contaminados e às condições inadequadas de higiene. Já as hepatites B, C e D podem ser transmitidas pelo contato com sangue contaminado, compartilhamento de objetos perfurocortantes, relações sexuais desprotegidas e da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto, quando não são adotadas as medidas preventivas recomendadas.
O hepatologista Dr. Edinaldo Antônio Zirondi destaca que o diagnóstico precoce é decisivo para evitar complicações.
“As hepatites virais são doenças que, muitas vezes, evoluem sem apresentar sintomas. Por isso, a realização do teste rápido é essencial, principalmente para pessoas que possuem fatores de risco. Quando identificadas precocemente, as hepatites têm tratamento e, em muitos casos, como a hepatite C, podem ser curadas. A prevenção, a vacinação contra a hepatite B e a testagem são as principais ferramentas para reduzir a transmissão e preservar a saúde da população.”
Os testes rápidos para hepatites B e C são gratuitos, seguros e têm resultado em poucos minutos. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado imediatamente para avaliação médica, realização de exames complementares e início do tratamento, também oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Várzea Grande, a testagem e o acompanhamento especializado são realizados no SAE/CTA, unidade de referência municipal no atendimento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais. O serviço oferece acolhimento, aconselhamento, exames, acompanhamento multiprofissional e acesso aos medicamentos necessários para o tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a prevenção continua sendo a principal estratégia de combate às hepatites virais. Além da vacinação contra a hepatite B, é fundamental utilizar preservativos em todas as relações sexuais, evitar o compartilhamento de objetos cortantes e perfurantes e realizar a testagem sempre que houver indicação ou suspeita de exposição ao vírus.
Durante a campanha Julho Amarelo, a orientação é que a população procure o SAE/CTA para realizar os testes, esclarecer dúvidas e cuidar da saúde. O diagnóstico precoce salva vidas, reduz a transmissão e aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.
Galeria de Fotos (4 fotos)
Várzea Grande
Prefeitura oferece curso gratuito de Cuidador PCD nos CRAS Cristo Rei e São Mateus
A Prefeitura de Várzea Grande oferece gratuitamente o curso de Cuidador de Pessoa com Deficiência (PCD) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros São Mateus e Cristo Rei. Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 para cada unidade.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar capacitação, aprendizado e desenvolvimento de conhecimentos para pessoas interessadas em atuar na área do cuidado e da inclusão, contribuindo também para ampliar as possibilidades de qualificação profissional.
No CRAS São Mateus, o curso terá início no dia 14 de setembro, com aulas das 13h30 às 16h. A unidade disponibiliza 25 vagas, destinadas a homens e mulheres com idade mínima de 18 anos.
Já no CRAS Cristo Rei, as atividades começam no dia 15 de setembro, também das 13h30 às 16h, com outras 25 vagas para homens e mulheres a partir dos 18 anos.
“A oferta de cursos de qualificação nos CRAS faz parte das ações desenvolvidas pelo município para aproximar oportunidades de formação dos moradores e fortalecer iniciativas voltadas à inclusão social e à geração de oportunidades”, destaca a coordenadora do programa Qualifica VG, Milca Eliane Oliveira.
Para se inscrever, os interessados devem procurar diretamente as unidades do CRAS, munidos de documento oficial com foto.
Serviço
Curso: Cuidador PCD – CRAS São Mateus
CRAS São Mateus
Início: 14 de setembro
Horário: 13h30 às 16h
Vagas: 25
Idade mínima: 18 anos
Curso: Cuidador PCD – CRAS Cristo Rei
CRAS Cristo Rei
Início: 15 de setembro
Horário: 13h30 às 16h
Vagas: 25
Idade mínima: 18 anos
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Opinião6 dias atrásESTRUTURAS VIRAIS
-
OAB3 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
OAB4 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal











