Cultura
Feriado da Consciência Negra tem programação cultural pelo país
Cultura
O Brasil, onde 112,7 milhões de pessoas se declaram pretas ou pardas, o que representa 55,5% da população, segundo o IBGE, celebra nesta quinta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. Manifestações, eventos culturais, shows, cultos religiosos, entre outras ações, reúnem milhares de pessoas em várias regiões do país.

Na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, apresentações artísticas e homenagens aos antepassados marcam os 330 anos de imortalidade do Quilombo dos Palmares. Cortejos, apresentações musicais, grupos afro, batalhas de hip hop, maracatus e rodas de capoeira marcam a data no local símbolo da resistência negra brasileira, pois durante quase 100 anos abrigou o maior quilombo do país, o Quilombo dos Palmares.
Já na Bahia, acontece a partir das 14h, em Salvador, a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares. A caminhada parte da Praça Campo Grande e percorre quatro quilômetros. Este ano, o evento homenageia os 90 anos de Lélia Gonzalez e o centenário de Frantz Fanon, referências no pensamento antirracista.
Em São Luís, capital do Maranhão, estreia o projeto inédito Coral Negro. O espetáculo combina música erudita, canto ancestral de matriz africana e performance. A apresentação gratuita acontece a partir das 19h, na Praça das Sete Palmeiras, no bairro Vila Embratel.
No Centro Histórico do Recife, A Torre Malakoff abre as portas, a partir das 15h, para receber o Afro PE – Vozes Ancestrais, com programação 100% gratuita. Serão promovidos debates, gastronomia de terreiro e apresentações culturais, entre elas, o Maracatu Nação Maracambuco e do grupo Bongar, nascido na Nação Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Entre os vários eventos deste dia da Consciência Negra, a celebração no Rio de Janeiro vai durar todo o feriadão. Começa hoje e segue até o próximo domingo, o primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil. A programação se concentra na Central Única das Favelas, em Madureira, Zona Norte da capital. A programação completa está no Instagram @vemprofliir.
Em São Paulo, o Festival Consciência Negra terá shows em Paraisópolis, Cidade Tiradentes e no Centro, com atrações como Pixote, Rodriguinho, Turma do Pagode, Avuá e Simoninha. A agenda completa está no site spmaiscultura.prefeitura.sp.gov.br.
Na capital federal, a área externa do Museu Nacional da República recebe de hoje até o próximo sábado o evento Consciência Negra 2025. Oficinas, bate-papos, e shows com grandes nomes da música negra brasileira como Alexandre Pires, Ludmilla, Timbalada, Mumuzinho e Carlinhos Brown fazem parte da programação, que é totalmente gratuita. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Cultura
Começa nesta terça, no Rio Grande do Norte, o festival Curta Caicó
O Brasil possui centenas de festivais, mostras, premiações, dentre outros eventos do audiovisual, catalogados junto à Ancine. Várias destas iniciativas canalizam as únicas oportunidades para os realizadores independentes poderem exibir seus trabalhos para o público em geral. Nesta terça-feira (27), começa no Rio Grande do Norte, mais uma delas: a 9ª edição do Curta Caicó.

O Festival sediado na cidade de Caicó, distante cerca de 270 km da capital, Natal, dá um recorte sobre a “carência de telas” para a exibição de curtas metragens. 43 obras foram selecionadas para integrar a programação oficial, entre pouco mais de 1.310 obras, de todas as regiões do Brasil, inscritas este ano.
Nos seis eventos estão previstas mostras competitivas, exibições especiais, sessões itinerantes, debates e homenagens. Um dos destaques da programação serão os curtas filmados a partir do 5º Laboratório de Roteiro.
A abertura do Curta Caicó acontece simultaneamente em 4 cidades. Em Jucurutu e Parelhas, o auditório do campus dos Institutos Federais dos dois municípios recebe as mostras: Nordeste, Videoclipes, Ambiental e Infanto-juvenil. Já Currais Novos abre sua participação no evento com a Mostra Cine Sesc e o lançamento do curta produzido pelos alunos da Escola Estadual Capitão Mor Galvão. A anfitriã, Caicó, vai exibir no Museu do Seridó as Mostras Diversidade e Videoclipes, além do filme convidado “Entre Páginas e Notas”.
Além destas quatro cidades, a programação seguirá até o próximo domingo, passando por mais quatro municípios da região: Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e São Vicente.
Os locais e horários, dia a dia, já estão disponíveis no Instagram @curtacaico.
-
Mato Grosso15 horas atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Várzea Grande15 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião6 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Coluna VIP MT15 horas atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Rondonópolis15 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande15 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo










