Cultura

Festival de Parintins (AM) começa nesta sexta (27), a partir das 20h

Publicado em

Cultura

A espera acabou. Começa oficialmente nesta sexta-feira (27) o 58º Festival Folclórico de Parintins, no coração do Amazonas. A cidade está tomada pelas cores dos bois e pelo calor humano de quem vive essa tradição como uma paixão.

Após meses de preparação e expectativa, o bumbódromo se transforma novamente no palco de um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil.

Caprichoso convida público a se reconectar com raízes ancestrais

Este ano, o boi Caprichoso leva a arena o tema “É tempo de retomada”. Uma narrativa que convida o público a reconexão com as raízes ancestrais, a espiritualidade indígena e a força da natureza. A proposta azulada foca no resgate da identidade e na construção de vínculos com a cultura amazônica.

Garantido exalta a força simplicidade e força da comunidade

Do outro lado, boi Garantido, aposta no enredo “Boi do Povo, Boi do Povão”, que exalta o sentido popular, a simplicidade e a força da comunidade. A proposta vermelha valoriza as tradições ribeirinhas e apresenta o boi como símbolo de luta, afeto e pertencimento.

E a cidade de Parintins já respira o clima do festival a semanas, mas a emoção tomou conta de vez ontem à noite com a tradicional festa dos visitantes e é hoje que começa a disputa.

Apresentações começam às 20h

O boi Garantido abre a primeira noite a partir das 20h. Seguido pelo Caprichoso, que entra 45 minutos depois, às 23h15. Cada boi tem 2h30 para se apresentar e encantar jurados e torcedores em três noites decisivas.

A energia que move a ilha é única: uma mistura de tradição, fé, arte e orgulho regional.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Começam hoje os arraiás juninos no Maranhão

Publicados

em

No Maranhão,  terra do Bumba Meu Boi, os arraiais juninos já estão tomados pelas toadas dos grupos. A partir desta quinta-feira, vários dos principais pólos juninos da capital, São Luís, começam sua maratona junina. Serão mais de 700 atrações nos circuitos oficiais em 70 dias de celebração aos santos católicos, que começaram ainda no mês de maio.

Nesta quinta-feira, o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, em São Luís, abriu oficialmente seu palco para receber grupos culturais e shows.  Haverá atrações de quinta a domingo, a partir das seis da tarde, até 29 de junho, reunindo também cultura popular, gastronomia e tendas de forró. Neste primeiro fim  de semana, entre os grupos de Bumba Boi estão Bumba Meu Boi Santa Fé, Bumba Meu Boi de Axixá, Brilho da Ilha, Boi da Pindoba e Cacuriá Balaio de Rosas. Os shows acontecem a partir das nove e meia da noite, com destaque nestes primeiros dias para Taty Girl, Zezo, Márcia Fellipe e Forró Garota Safada.

Hoje também acontece a abertura do Arraial Itaqui Bacanga, no bairro Anjo da Guarda, com apresentações do Coco Pirinã, da Companhia Folclórica Boizinho Barrica, Dança Portuguesa Vira Lusitano e dos grupos de Bumba Boi Encanto de São Cristóvão e o centenário Boi da Maioba, que completa 129 anos em 2026. O show de abertura fica por conta da sergipana, símbolo do arrocha e da seresta contemporânea, a cantora Klessinha. A programação no Anjo da Guarda segue até 30 de junho.

Amanhã outros dois espaços tradicionais começam suas celebrações aos santos católicos: O arraial do Maiobão e da Cohab. Na programação de abertura, símbolos das manifestações culturais maranhenses como quadrilha, tambor de crioula, cacuriá , dança portuguesa e vários grupos de Bumba Boi. Os shows serão de Thaís Moreno  e Andson Mendonça e Banda. No Maiobão,  terá arraiá até 28 de junho e na Cohab, até 19 de junho.

No sábado, o tradicional arraial do Ipem começa sua maratona de shows e apresentações culturais diárias, que seguem até 5 de julho. Dois  grandes palcos receberão shows de artistas nacionais e maranhenses, além de dezenas de grupos folclóricos. Também no sábado, o Bumba Meu São João, espaço montado na Arena Castelão, começa sua programação. Serão 18 atrações nacionais até 5 de julho. A estreia do arraial fica por conta de Bruno & Marrone e Projeto Dominguinho com João Gomes,Jota.pê e Mestrinho.

No sul do estado, a cidade de Imperatriz também se integra ao calendário junino com a realização do São João da Thay, neste sábado. O evento que reúne cultura, música e ações sociais terá entre as atrações, Ana Castela, Gustavo Mioto, Péricles e Forró Sacode.

Nas redes sociais @cultura.maranhao e @secultsaoluis é possível acompanhar as atualizações da programação do São João promovidos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da capital.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA