Cultura

Viva Maria: Ana Maria Gonçalves é destaque no festival de Paracatu

Publicado em

Cultura

Olá, gente amiga do nosso programa! Nesta edição, vamos atravessar os “Muros Invisíveis”, projeto que é uma das atrações do 3º Festival Literário Internacional de Paracatu, cidade histórica de Minas Gerais.

A abertura oficial aconteceu ontem e, até o próximo domingo, o evento nos dará a oportunidade de conhecer melhor o universo de pessoas e comunidades tantas vezes invisibilizadas, mas que têm uma trajetória de vida e de luta memoráveis.

Falo especialmente dos afroempreendedores e dos professores negros da rede de ensino local, que, reunidos na Praça da Matriz, promovem debates e reflexões sobre inclusão e respeito à diversidade racial, por meio de exposições e depoimentos.

Cá entre nós, tudo a ver com uma das personalidades homenageadas nesta 3ª edição do Festival: Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é autora de Um Defeito de Cor, clássico da literatura brasileira sobre a escravidão, narrado em 951 páginas — não por acaso, um dos romances mais longos da nossa literatura.

Quem já leu garante: a grandiosidade da obra corresponde à sua importância. Que o diga nossa amiga Ruth Lucimar, ou Lu Gomes, para os íntimos. Leitora assídua de todos os gêneros, ela ama os livros e faz da leitura um exercício diário em sua vida.

Seja muito bem-vinda ao nosso programa!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Viva Maria: Flip 2026 celebra a força da língua portuguesa em Paraty

Publicados

em

Olá, gente amiga deste nosso programa, que se apressa em convidar toda a sua audiência a se sentir na paradisíaca cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. A partir de amanhã e até o próximo domingo, a cidade vai reunir escritores, pensadores e artistas do Brasil e do mundo na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2026, que este ano tem como tema central “A energia da Língua Portuguesa!” 

Mais do que uma oportuna homenagem, o tema celebra a diversidade e a potência dessa nossa língua-mãe, que une mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo.

Ao longo dos próximos cinco dias, a língua portuguesa vai ecoar nas mesas de debate, nas atividades programadas e nos diversos espaços da Flip, como a Tenda dos Autores, uma grande vitrine para livros que fazem história. Que o diga Cristina Serra, jornalista e apresentadora do programa Brasil no Mundo, da TV Brasil, que teve a oportunidade de lançar, na Flip de 2019, o livro que escreveu sobre a tragédia de Mariana.

Agora, outra obra marcada pela memória e pela busca por justiça chega ao evento.

Sete anos após perder seus dois únicos filhos e a nora, grávida de seu primeiro neto, no rompimento da barragem de Brumadinho, Helena Taliberti transforma o luto em literatura. Depois de criar o Instituto Camila e Luiz Taliberti, ela lança um relato autobiográfico que vai além da dor: é um grito contra o esquecimento e um convite à justiça, à memória e à vida.

O livro será lançado oficialmente na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na Casa Ofício, no dia 25 de julho, às 11h30. Na obra, Helena registra sua trajetória de amor, sofrimento e ressignificação, convidando o público a refletir sobre o luto e a importância de preservar a memória.

O lançamento será marcado pelo painel “Semear futuros, cultivar a vida”, que reunirá Helena Taliberti, a jornalista, escritora e roteirista Jéssica Moreira, autora da coluna Morte sem Tabu, da Folha de S.Paulo, e o jornalista e escritor Jamil Chade, referência na cobertura de direitos humanos e crises humanitárias.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA