Linha direta
Abílio barra doação de área para construção do novo Shopping Popular em Cuiabá
Linha direta
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), decidiu cancelar a doação do terreno que seria destinado à construção do novo Shopping Popular e informou que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para transformar a área em concessão pública. A proposta mantém o espaço sob posse do Município, mas autoriza o uso pelos comerciantes por um período determinado.
Com a medida, o prefeito reverte o acordo firmado na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD), que previa a transferência definitiva da área à Associação dos Camelôs de Cuiabá em troca da instalação de uma usina de energia solar, que nunca saiu do papel.
Segundo Abílio, o Município não pode abrir mão de um patrimônio público de forma permanente.
“Vamos enviar à Câmara um projeto para autorizar o uso por concessão, e não por doação. O bem continua sendo da Prefeitura”, afirmou. A concessão deve ter validade entre 15 e 20 anos, tempo considerado suficiente para que os permissionários reconstruam e mantenham o espaço.
O prefeito também criticou o modelo de permuta firmado anteriormente, que trocava 11 mil m² do Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho por uma usina fotovoltaica.
“Não existe essa forma de pagar o Município com energia solar que nem foi instalada”, acrescentou.
A decisão da Prefeitura tem apoio do Ministério Público Estadual (MPE), que já havia se manifestado contra o formato da doação. A usina prometida como contrapartida nunca foi entregue, e o acordo foi formalmente rejeitado pela gestão atual.
O Shopping Popular foi destruído por um incêndio em julho de 2024, causado por um curto-circuito em um dos boxes. Desde então, centenas de comerciantes estão trabalhando em estruturas provisórias enquanto aguardam a definição sobre o novo espaço.
Linha direta
Max foca campanha na região Araguaia nos próximos dias
O deputado estadual Max Russi (Podemos) concentra, nos próximos dias, parte da agenda de campanha à reeleição na região do Araguaia. O parlamentar estará em Barra do Garças na próxima segunda-feira (14), véspera do aniversário de 78 anos do município, onde participa de um grande encontro com apoiadores e lideranças políticas.
Antes da presença do deputado, a militância realiza neste sábado (12), a partir das 8h, uma caminhada em apoio à candidatura. A concentração está marcada para as 7h30, em frente à Escola Gaspar Dutra. O grupo seguirá pela Rua Mato Grosso, percorrendo a região central da cidade.
Na segunda-feira, Max Russi participa do Grande Encontro 20 Mil, marcado para as 19h, no Buffet Janice Boulevard. A organização espera reunir cerca de 2 mil pessoas, entre lideranças políticas, apoiadores, militantes e moradores de Barra do Garças e de municípios da região.
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Mato Grosso2 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste recebe 11ª edição do Encontro de Carros Antigos neste fim de semana
-
Rondonópolis2 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT











