Mato Grosso

Cadastur registra crescimento de 208% em MT e reforça profissionalização do turismo no Estado

Publicado em

Mato Grosso

O número de inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em Mato Grosso cresceu 208% nos últimos quatro anos. O sistema é o registro oficial de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor e serve como ferramenta de planejamento e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no país.

Entre 2021 e 2025, os cadastros passaram de 860 para 2.647, sendo 462 de pessoas físicas e 2.185 de pessoas jurídicas. O crescimento expressivo evidencia a formalização do setor e o fortalecimento da infraestrutura turística no Estado, especialmente nos meios de hospedagem, que somam atualmente 13.313 unidades habitacionais e 29.700 leitos.

O Cadastur é obrigatório para atividades como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo (MEI). Outras atividades podem aderir de forma voluntária e usufruir dos benefícios do registro.

O cadastro confere legalidade à atuação em conformidade com a Lei do Turismo e oferece vantagens como acesso a linhas de financiamento, apoio institucional em eventos, participação em programas governamentais de fomento, capacitação profissional, além de maior visibilidade e credibilidade junto aos turistas.

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Gláucia Regina da Silva, o aumento no número de registros demonstra que as empresas estão entendendo a relevância da formalização para expandir seus negócios.

“Quando a empresa se cadastra no Cadastur, ela passa a fazer parte de um sistema que abre portas. Este registro não é apenas uma obrigação legal, mas um passaporte para ter acesso a linhas de crédito, apoio em eventos, participação em programas de qualificação e mais visibilidade junto ao público. Quanto mais empresas estiverem no Cadastur, mais fortalecido e competitivo se torna o turismo em Mato Grosso”, afirmou.

Como se cadastrar

O sistema é totalmente online e pode ser acessado pelo endereço https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/. Para mais informações, dúvidas ou regularizações, os prestadores podem procurar a Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec no telefone/WhatsApp (65) 3613-0034, no endereço Rua Eng. Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá, ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Paranatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia

Publicados

em

Foto da Notícia: Paranatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia

imgA conexão entre a Seccional e a advocacia do interior marcou a semana da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), com as primeiras edições do projeto Conecta Advocacia, realizadas em Paranatinga, Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis.

 

img“A advocacia mato-grossense é uma só e vamos caminhar sempre juntos, com a conexão fortalecida a cada dia, sempre aptos a atender às demandas que surgirem. Para isso, nada melhor que se qualificar, se atualizar, este é o caminho seguro para de uma trajetória de sucesso”, afirma a presidente.

img

 

Presente nos encontros, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, fez palestas e compartilhou experiências por onde passou. “É muito positiva a avaliação desta primeira rodada. Os encontros demonstram a importância de estarmos próximo das Subseções”.

 

O projeto foi idealizado pela presidente da Subseção de Paranatinga, Jéssyca Nagano, e veio ao encontro da proposta da OAB-MT e da ESA de realizar um circuito itinerante de qualificação, atualização e valorização da advocacia do interior.

 

imgEm Paranatinga, a presidente Jéssyca destacou a qualidade do evento e a importância de levar iniciativas da Seccional para o interior. “Foi incrível, de altíssimo nível técnico. Agradeço à Seccional por estar a cada dia mais conectada conosco”.

 

imgA presidente da OAB de Primavera do Leste, Ethiene Brandão, também ressaltou a relevância da iniciativa para aproximar a advocacia e fortalecer a classe. “O Conecta Advocacia é mais uma oportunidade proporcionada aos profissionais da região, espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências”, reafirmou.

Um café da manhã, com debates sobre diversos temas jurídicos. Assim foi a edição de Poxoréu. A presidente da 13ª Subseção, Flávia Gomes, avalia que foi um encontro excelente.

 

imgEm Campo Verde, a presidente da Subseção, Maurytania Bauermeister, definiu o Conecta Advocacia como um importante espaço de troca de conhecimentos, networking e união. “O Conecta uniu advocacia e academia, trazendo a realidade da profissão, suas transformações e os desafios de quem escolheu advogar”.

 

imgEncerrando a semana em Rondonópolis, o presidente da Subseção, Bruno de Castro, celebrou a realização do projeto na cidade. “É uma alegria fechar a semana com o projeto Conecta Advocacia, evento de excelência, com profissionais de renome”.

 

Um deles é o advogado Giovanni Machado, vice-presidente do TED da OAB de Goiás, um dos maiores influenciadores jurídicos do país. “Foram dias de troca de muito conhecimento técnico, que é a base de diferenciação profissional e conexões, que agregam muito pra os advogados e estudantes de Direito”.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA