Cuiabá

Câmara de Cuiabá tem sessão marcada por gritos, acusações e bate-boca entre vereadores; veja vídeo

Publicado em

Cuiabá

A sessão da Câmara Municipal de Cuiabá foi marcada por bate-boca e tumulto na manhã desta quinta-feira (9). Os vereadores Maysa Leão (Republicanos) e Demilson Nogueira (PP) protagonizaram uma discussão acalorada, e a parlamentar precisou ser contida pela colega Katiúcia Mantelli (Podemos). A confusão teve início após a presidente da Casa, Paula Calil (PL), negar o direito de resposta a Maysa, que pretendia rebater declarações feitas por Demilson durante discurso na tribuna.

O episódio reforçou o clima de tensão no Legislativo, frequentemente apelidado de “Casa dos Horrores”. A discussão começou depois que Maysa classificou como “patética” a atitude de Demilson ao protocolar, às 21h44 da noite de quarta-feira (8), um novo pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a compra de materiais didáticos pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a vereadora, a iniciativa teria como objetivo “blindar” a gestão do prefeito Abilio Brunini (PL) e impedir que a CPI do ‘Assédio’, de autria da vereadora Maria Avalone (PSDB) contra o ex-secretário municipal de Trabalho, Willian Leite de Campos, fosse investigada.

“[…] O vereador Inês Roggeira, numa atitude patética, às 21h44, estava protocolando uma nova CPI. Qual é o desespero? Por que não se pode investigar? Por que tem que ser somente a CPI dos livros? Tem denúncia da penalidade fiscal, tem compra de kit por R$ 200 adquirido por R$ 99, tem denúncia de parque superfaturado, de câmeras superfaturadas. Por que esse desespero de protocolar uma CPI às 21h44 para impedir outras investigações?”, afirmou Maysa. (vídeo abaixo)

Em resposta, Demilson rebateu a crítica e afirmou que a “patética” seria a própria vereadora. Em seguida, fez um desabafo sobre o relacionamento político entre os dois e disse que, em outras ocasiões, chegou a defendê-la de críticas feitas pela vereadora Dra. Mara (Podemos).

“A minha fala, vereadora Maysa, não tem nem um pouquinho o princípio de querer responder à senhora. Eu respondo pelos meus atos. Mas gostaria que a senhora ouvisse, porque, pateticamente, a senhora me ligou quando estava sendo alvo de uma comissão processante nesta Casa”, disse (vídeo abaixo)

Na sequência, o parlamentar continuou o discurso e relembrou episódios internos envolvendo a vereadora.

“Não é bom a gente trazer para o plenário aquilo que acontece na sala da Presidência quando estamos reunidos. Mas a vereadora Maysa tem o hábito de, quando a situação não lhe convém, atacar quem pensa diferente. Quando a vereadora Dra. Mara fazia críticas à senhora, eu pedi que tivesse paciência e disse que, no plenário, a senhora seria defendida.”

Após o pronunciamento de Demilson, Maysa solicitou direito de resposta, alegando que sua honra havia sido atingida pelas declarações do colega. No entanto, a presidente da Câmara, Paula Calil, indeferiu o pedido e determinou a continuidade da sessão, concedendo a palavra ao próximo vereador inscrito na tribuna.

A decisão provocou revolta de Maysa, que deixou a tribuna exaltada e precisou ser contida pela vereadora Katiúcia Mantelli para evitar que a discussão se intensificasse. O bate-boca tomou conta do plenário e interrompeu temporariamente os trabalhos legislativos.

Veja os vídeo:

Os vídeos foram separados conforme a sequência dos fatos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Tapa-buraco atende Morada do Ouro, CPA IV e 1º de Março nesta semana

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SMINFRA), realiza serviços de tapa-buraco nos bairros Morada do Ouro, CPA IV e 1º de Março entre segunda-feira (19) e esta quarta-feira (21). As ações seguem uma programação semanal, com atendimento definido após a verificação dos endereços e a identificação dos pontos mais críticos pela fiscalização.

Conforme o balanço da Secretaria, os serviços somam 52.756 buracos tapados em 2026, com 1.809 ruas e avenidas atendidas. Os reparos integram a manutenção da malha viária do município e buscam melhorar as condições de circulação nos trechos danificados.

Em 2025, foram registrados 78.753 buracos tapados. Somados aos números de 2026, os dados contabilizam 131.509 reparos nos dois anos, segundo o levantamento da SMINFRA.

As solicitações registradas pelos moradores no aplicativo Cuiabá Smart fazem parte das demandas encaminhadas à coordenação de tapa-buraco. O trabalho das equipes também abrange outras necessidades recebidas pela Secretaria, que passam pelo fluxo de avaliação e organização das frentes de serviço.

Antes da execução, a fiscalização verifica os endereços informados e avalia as condições das vias. Nesse levantamento, identifica os trechos com maior concentração de buracos e estabelece as prioridades para orientar o deslocamento das equipes.

O número de pontos danificados em cada rua é considerado na organização dos serviços, juntamente com a urgência de atendimento. Dessa forma, os reparos são distribuídos conforme a avaliação da fiscalização e a sequência prevista no cronograma.

A programação é organizada semanalmente pela coordenação, com base nas demandas recebidas e nas prioridades identificadas em campo. Esse planejamento orienta a atuação das equipes nos bairros e o acompanhamento dos serviços executados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA