Mato Grosso

Erro de Wellington foi tentar colocar Janaina no seu vagão, diz Medeiros

Publicado em

Mato Grosso

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Medeiros (PL), avalia que parte do isolamento político do senador Wellington Fagundes (PL) dentro do partido se deve à tentativa de incluir a deputada Janaina Riva (MDB), sua nora, no campo bolsonarista para as eleições deste ano. Segundo ele, o movimento gerou reação negativa entre prefeitos da sigla e afastamento do grupo em relação ao projeto de governo em Mato Grosso.

Janaina também é pré-candidata ao Senado e, sob sua liderança, o MDB tende a caminhar nacionalmente com o PL, apoiando Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Apesar disso, Medeiros afirma que há resistência interna à aliança. “O grande ruído na candidatura do senador foi tentar engatar no caminhão dele o vagão da Janaina”, disse, durante entrevista ao Rdtv Cast e ao .

Segundo o parlamentar, prefeitos do PL reagiram negativamente à aproximação, já que muitos enfrentaram o MDB em disputas recentes em municípios como Rondonópolis, Primavera do Leste e Várzea Grande – que são administradas por Cláudio Ferreira, Sergio Machnic  e Flávia Moretti, respectivamente. Já o de Cuiabá, Abilio Brunini, sempre foi adversário do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (ex-MDB e hoje PSD). “Quando o senador sinalizou isso, os prefeitos ficaram oriçados. Pensaram: ‘um adversário que acabei de derrotar agora vai ser ressuscitado?”, justifica.

Medeiros diz ainda que tem sido procurado por prefeitos contrários a uma eventual coligação com o MDB e avalia que Wellington ainda pode reverter o cenário, caso recue da aproximação. “Hoje, nossos prefeitos estão a meia-bomba ou afastados do senador. Mas, como ele é uma pessoa agregadora, não é difícil recuperar esse terreno. É só tirar o fantasma do MDB”, defende.

Puxada de tapete

Medeiros também afirmou que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro teria enfraquecido sua articulação política e aberto espaço para movimentos internos contrários ao seu projeto ao Senado. Segundo ele, Wellington teria se aproveitado da proximidade com Flávio Bolsonaro para estimular a construção de uma aliança com o MDB no estado. “Já puxaram meu tapete várias vezes. Na primeira foi mais dolorido, agora já sei como funciona. Faz parte do jogo”, declarou, sobre a possibilidade de ações para inviabilizar o seu projeto.

O deputado afirma que, caso a aliança se concretize, Janaina será tratada como adversária direta. Ele também demonstra preocupação com a fragmentação do eleitorado de direita, diante do número de pré-candidaturas ao Senado em Mato Grosso.

Além dele e de Janaina, também se colocam na disputa nomes como Mauro Mendes (União), Margareth Buzetti (PP) e Antônio Galvan (Avante). Pela esquerda, o senador Carlos Fávaro (PSD) deve buscar a reeleição no palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches

RDNEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

ALMT entra no top 5 das assembleias com maior engajamento nas redes sociais em 2026

Publicados

em

Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) alcançou a quinta colocação entre os parlamentos estaduais com maior número de interações nas redes sociais no primeiro semestre de 2026. No período, os perfis institucionais da Casa de Leis mato-grossense somaram 179.675 interações.

 

Os dados foram divulgados pela Social Media Gov, plataforma especializada em inteligência de comunicação para instituições públicas. O estudo acompanha a presença digital de órgãos governamentais e compara a repercussão das publicações nas principais redes. Confira aqui a íntegra do levantamento.

 

Para o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos, a posição demonstra que a instituição tem ampliado o contato com os cidadãos por meio dos canais digitais. “Estar entre as cinco instituições públicas com maior interação nas redes sociais mostra que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso está cada vez mais conectada com a população. Esse resultado é fruto de uma comunicação transparente, acessível e focada em mostrar, de forma simples, como o trabalho do Parlamento faz a diferença na vida das pessoas. Nosso compromisso é fortalecer esse diálogo e manter o cidadão sempre informado e participando das decisões que impactam o estado”, afirma.

 

Na classificação nacional, a ALMT ficou à frente de assembleias legislativas como as do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Amazonas. A colocação evidencia o avanço dos canais institucionais como espaços de divulgação das atividades parlamentares, dos serviços oferecidos pela Casa e de assuntos de interesse da sociedade.

 

Henrique Santos também ressalta que a conquista resulta da participação conjunta dos profissionais da Secretaria de Comunicação Social (Secom). “Nenhum resultado dessa magnitude é construído de forma isolada. Essa conquista reflete o talento, a dedicação e o profissionalismo dos servidores da Secretaria de Comunicação. Quando há confiança, integração entre os setores e compromisso com o interesse público, os resultados aparecem”, destaca.

 

A gerente de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Assembleia, Noemia Almeida, explica que a presença nas plataformas digitais é construída de forma integrada pelas áreas de redes sociais e publicidade institucional, jornalismo, fotografia, TV Assembleia e Rádio Assembleia. As equipes trabalham na produção de notícias, vídeos, campanhas, transmissões e outros formatos que ajudam a tornar os temas legislativos mais compreensíveis e próximos do cotidiano da população.

 

Noemia Almeida avalia que a posição obtida nacionalmente traduz o empenho diário dos profissionais e a cooperação entre as diferentes áreas da Secom. “Recebemos esse reconhecimento com muita satisfação, pois ele reflete o empenho de uma equipe formada por apenas nove servidores e uma jovem aprendiz, que atua diariamente com criatividade, dedicação e senso de propósito. Nosso trabalho vai muito além da gestão das redes sociais. Somos responsáveis também pela publicidade institucional e diversas ações estratégicas de comunicação. Esse resultado só é possível graças à integração com os demais setores da Secom, que caminham conosco em cada projeto, fortalecendo a comunicação da Assembleia”, diz.

 

Inovação reconhecida — A presença da ALMT entre as cinco primeiras colocadas dá continuidade a uma série de conquistas da comunicação da Casa. Em 2025, a instituição recebeu o segundo lugar no Prêmio Social Media Gov, durante o 14º Redes WeGov, com a assistente virtual “Alê”, criada para facilitar o acesso às informações legislativas pelas redes sociais.

 

Neste ano, o Parlamento mato-grossense conquistou o primeiro lugar na mesma premiação, realizada durante o 15º Redes WeGov, com o “Termômetro de Notícias”. O projeto utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar temas de interesse do público e aperfeiçoar a distribuição dos conteúdos institucionais.

 

A equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da ALMT também chegou ao meio acadêmico. O artigo científico sobre o “Termômetro de Notícias”, elaborado por Noemia Almeida, com revisão dos servidores William Monteiro e Yuri Daltro Caseiro, foi aprovado para apresentação no Congresso Brasileiro de Comunicação Pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA