OAB
Centenas de advogados e advogadas participam de Simpósio Nacional na OAB-MT
OAB
“A qualificação da advocacia mato-grossense é uma das prioridades da OAB Mato Grosso e estaremos, sempre, ao lado das instituições que têm essa preocupação e investem na disseminação de conteúdo e pesquisas acadêmicas”, afirmou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante o Simpósio Nacional de Direito Agrário – Cuiabá/2026, realizado nos dias 28 e 29 de abril, no auditório da OAB-MT, com transmissão simultânea para inscritos que participaram de forma on-line.
Para Albenir Querubini, presidente da UBAU, o papel do advogado na segurança jurídica é fundamental. “Aqui em Mato Grosso, que é o estado mais importante do agronegócio brasileiro, onde tudo que a gente imagina em termos de demandas jurídicas, de relações jurídicas decorrentes do agronegócio acontece, é fundamental a advocacia conhecer e estudar o direito agrário na sua profundidade, direito aplicado ao agronegócio, e isso é possível com eventos como esse. Agradecemos a OAB Mato Grosso pela parceria e por proporcionar oportunidades como essa”.
O diretor-tesoureiro da OAB-MT, Max Ferreira Mendes e o vice-presidente da ESA-MT, Rodrigo Bressane participaram do Painel “O Direito Agrário como instrumento de desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro”.
“Seria um equívoco tratar mudanças de paradigmas como “tendências”. Elas são pressões estruturais. O agronegócio precisa migrar de um modelo produtivista e contratual clássico para um modelo sistêmico, cOm um olhar financeiro, regulatório e, principalmente, sustentável. Se isso não acontecer, o risco não é apenas jurídico – é perda de competitividade global”, alertou Max Ferreira Mendes durante o painel de abertura do evento.
Durante o Simpósio, a UBAU já anunciou a realização do Congresso Nacional de Direito Agrário de 2027, em Cuiabá.
“A entrega de oportunidades de capacitação e atualização para a advocacia de todo Mato Grosso é um dos pilares da nossa gestão e isso tem se tornado uma realidade efetiva com a realização de cursos, seminários, congressos e outros eventos, por meio da nossa Escola Superior da Advocacia tanto no interior como na capital, e agora com a estrutura completa para a transmissão via plataforma digital para todo o estado de todas as qualificações que acontecem em Cuiabá. É a concretização de uma meta, é a garantia de uma advocacia cada vez mais preparada para atender as demandas de todas as áreas”, finalizou Gisela Cardoso.
As presidentes das Comissões da OAB-MT, de Agronegócios, Samantha Gahyva, e de Falência e Recuperação de Empresas, Aline Barini; o conselheiro federal Edmar Rodrigues; o procurador-geral Helmut Daltro; e o presidente da ESA-MT, Bruno Casagrande e Silva, também participaram do SImpósio, entre diversos outros representanres da advocacia.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
OAB
Em Alto Araguaia, Gisela Cardoso e comitiva da OAB-MT inauguram parlatório e sala da advocacia
“Quero parabenizar a advocacia de Alto Araguaia e toda a região por mais essa conquista, que significa muito para a garantia de prerrogativas e direitos do cidadão”. Assim a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, inaugurou o parlatório de Alto Araguaia, iniciando uma intensa agenda institucional na cidade neste quinta-feira (17), ao lado de grande comitiva da Seccional e do presidente da 9ª Subseção, Marcelo Passos.
Estiveram em Alto Araguaia com a presidente Gisela, o vice-presidente, Giovane Santin, e o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Pedro Neto, e o presidente da CAAMT, Rodrigo Araújo.
Na inauguração do parlatório, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, destacou a qualidade do espaço que possibilita atendimento adequado à advocacia e também a realização de audiências. “Estamos trabalhando intensamente, para mudar a realidade dos parlatórios em todo o Mato Grosso. E daqui saímos satisfeitos ao encontrar um parlatório moderno, confortável, que será um divisor de águas para a advocacia local e a sociedade”, celebrou.
Presente na solenidade, Pedro Neto reforçou o trabalho incansável da OAB-MT e das Subseções para garantir prerrogativas da advocacia. “Seja garantindo parlatórios, seja fazendo a defesa do profissional, estamos de plantão, por 24h, estamos juntos”. Os membros do TDP, Edson Nascimento Rodrigues, Douglas Oliveira e Kaio Gabriel Pereira Gomes também acompanharam o presidente Pedro Neto na agenda.
Na sequência, a comitiva seguiu para a inauguração da Sala da OAB-MT, localizada na Prefeitura Municipal e aberta a todos os profissionais.
Para fechar a agenda em Alto Araguaia, foi realizada, no final da tarde, mais uma edição do OAB Presente, projeto da presidente Gisela Cardoso que amplia a escuta a toda a advocacia mato-grossense a partir de visitas aos escritórios. “Vamos aonde o advogado e a advogada estão para conhecer sua realidade. A cada edição, esse projeto fortalece ainda mais o elo institucional com cada inscrito”, destacou a presidente.
Presidente da 9ª Subseção, Marcelo Passos, faz uma avaliação muito positiva da agenda. Segundo ele, foi um momento de aproximação e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Seccional. “Evento excelente, que reuniu a advocacia de toda a região. A presença da presidente Gisela, do vice-presidente Santin e do presidente do TDP, Pedro Neto, mostrou que é possível estar junto, apesar das distâncias, e garantir conquistas. Se há um advogado na Subseção, a Diretoria está aqui. Esse foi o maior recado deixado para nós”, destacou.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Política5 dias atrásPolítica nacional de conscientização e orientação sobre LAM agora é lei
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João relembra luta para manter portas da Santa Casa abertas e origem de expressão ‘de chapa e cruz’
-
OAB7 dias atrásEm sessão do Pleno, Gisela Cardoso defende posição da advocacia de MT: investigação doa a quem doer e afastamento cautelar de Alexandre de Moraes
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia tem entrada gratuita e show nacional de Xanddy Harmonia neste domingo (13)
-
Mato Grosso6 dias atrásThiago propõe ampliar escolas cívico-militares em Mato Grosso
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça transparência e abre UPA para visita técnica do Tribunal de Contas
-
Várzea Grande6 dias atrásCampeões do FETRAN 2026, alunos da EMEB Professor Paulo Freire são recebidos pela prefeita Flávia Moretti













