OAB
OAB-MT emite Nota Técnica sobre o Tema 1417/STF com orientações na defesa do consumidor
OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da sua Comissão de Defesa do Consumidor, emitiu uma Nota Técnica sobre o alcance jurídico da suspensão nacional determinada no Tema 1417/STF, que discute sobre as regras a serem aplicadas para definir a responsabilidade das companhias aéreas em diversas situações.
“A Nota orienta sobre a aplicação obrigatória da técnica do distinguishing e a reafirmação da prevalência do Código de Defesa do Consumidor nas demandas envolvendo transporte aéreo de passageiros”, explica o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MT, Bernardo Riegel Coelho.
De acordo com a Nota Técnica, o Tema 1417 não versa sobre a responsabilidade civil das companhias aéreas em sentido amplo, estando a controvérsia constitucional expressamente limitada à definição de qual regime jurídico deve incidir exclusivamente nos casos de: cancelamento, atraso ou alteração de voo decorrentes de caso fortuito ou força maior (fortuito externo).
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, pontua que algumas questões geram dúvidas e questionamentos, além de interpretações diversas. “Com a Nota Técnica buscamos passar as informações de forma concreta e embasada, após pesquisas e estudos realizados pela Comissão de Defesa do Consumidor, a fim de dar maior segurança jurídica”.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional reafirma a prevalência constitucional e legal do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas relações entre passageiros e companhias aéreas e alerta sobre o real alcance estrito da suspensão nacional de processos determinada pelo STF no Tema 1417 da Repercussão Geral.
A Nota Técnica é assinada pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o vice-presidente, Giovane Santin, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Bernardo Riegel Coelho.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
OAB
OAB-MT oferece condições especiais para regularização de débitos
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza, até o dia 13 de agosto, mais uma campanha de renegociação de débitos, oferecendo condições especiais para que advogados e advogadas regularizem sua situação financeira junto à instituição. A iniciativa busca facilitar a quitação de pendências, vencidas até dezembro de 2025, e ampliar o acesso aos diversos benefícios disponibilizados à advocacia adimplente.
O diretor tesoureiro da OAB-MT, Max Ferreira Mendes, ressalta que estar adimplente é fortalecer a advocacia mato-grossense e, ao mesmo tempo, garantir acesso a uma série de benefícios que fazem diferença no dia a dia profissional e na qualidade de vida dos advogados e advogadas.
Confira aqui as opções para renegociação de débitos.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Rondonópolis2 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Mato Grosso6 dias atrásCom equipe alinhada, Comunicação ganha novo espaço na Câmara de Várzea Grande
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste leva experiência do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas a congresso nacional de enfermagem
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
Cuiabá6 dias atrásGestão Flávia Moretti garante apoio do TCE para enfrentar dívida de precatórios e avançar em soluções para Várzea Grande
-
OAB3 dias atrásOAB-MT recebe secretário de Justiça e requer urgentes melhorias nos parlatórios da Penitenciária Ahmenon e demais unidades
-
Cuiabá2 dias atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Polícia3 dias atrásPresa em VG, influenciadora é suspeita de ocultar valores das atividades ilícitas de facção criminosa













