Polícia
Gaeco faz operação na PCE após réu fazer sinal do Comando Vermelho para juíza em audiência
Polícia
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação “Mãos da Lei” contra a facção criminosa Comando Vermelho, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
A investigação teve início após um réu fazer um gesto com as mãos que remeteria à sigla associada à facção Comando Vermelho, na presença de autoridades, durante audiência realizada em Cáceres.
O gesto chamou a atenção das autoridades e foi interpretado como possível demonstração de vínculo com organização criminosa, além de desrespeito à autoridade. Diante disso, a magistrada responsável pela audiência encaminhou o caso ao Gaeco, juntamente com imagens que comprovam o gesto do réu.
A partir dessas informações, o Gaeco iniciou diligências para apurar a relação do investigado com atividades criminosas na região.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, na Penitenciária Central do Estado (PCE), foram recolhidos cadernos e anotações manuscritas que podem indicar formas de organização e comunicação interna de facções criminosas em Mato Grosso.
A operação contou com o apoio de equipes do Gaeco de Cuiabá, além do Grupo de Intervenção Rápida, do Canil e do Núcleo de Inteligência da unidade prisional.
O nome da operação, “Mãos da Lei”, faz alusão à resposta das autoridades diante da conduta investigada, reforçando a atuação do Estado no combate ao crime organizado.
O Gaeco é uma força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
Polícia
Polícias recuperam 500 kg de cobre avaliados em R$ 200 mil roubado de empresa em Cuiabá
Polícias Civil e Militar recuperaram mais de 500 quilos de cobre após um roubo ocorrido na madrugada deste domingo (13), em uma empresa localizada no bairro Alvorada, em Cuiabá. A ação contou com as participação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da Capital, do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e GAP 4° BPM.
O crime ocorreu por volta das 0h30, quando cerca de 10 criminosos renderam o agente de portaria, o mantiveram sob ameaça e invadiram a empresa.
Os criminosos subtraíram cabos de cobre, equipamentos e outros materiais, causando prejuízo estimado em R$ 200 mil. Durante a ação, o funcionário foi levado ao almoxarifado e amarrado a uma cadeira. Após a saída do grupo, ele conseguiu se soltar e acionou a equipe de segurança.
As equipes policiais foram acionadas e iniciaram as diligências para localizar os envolvidos e recuperar os materiais. Durante as buscas, mais de 500 quilos de cobre foram recuperados, além de veículos e aparelhos celulares usados pelos envolvidos.
Um objeto deixado pelos criminosos no local também foi recolhido e poderá auxiliar na identificação dos envolvidos. As imagens do sistema de monitoramento da empresa serão analisadas pela equipe responsável pela investigação.
O proprietário da sucata foi autuado em flagrante, por roubo e outros envolvidos, já identificados, também deverão responder por roubo majorado e receptação qualificada.
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Mato Grosso3 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Rondonópolis3 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)











