Polícia
Homem é preso por exploração sexual e produção de pornografia envolvendo crianças
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (5), um homem de 38 anos, investigado pelos crimes de exploração sexual de crianças, produção e armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável.
As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Vulneráveis (DEDMV) de Sorriso, tiveram início na noite desta terça-feira (4), após uma testemunha procurar a unidade policial e relatar que uma amiga havia recebido mensagens enviadas por uma pessoa desconhecida.
Nas conversas, o suspeito solicitava o envio de fotografias de duas crianças despidas, oferecendo como recompensa um “morango do amor”.
Diante da gravidade da denúncia, a delegada Layssa Crisóstomo de Paula Leal determinou o imediato início das investigações para a identificação do autor das mensagens e a localização das possíveis vítimas.
Já nas primeiras horas da manhã desta quarta, as duas crianças foram localizadas e conduzidas à DEDMV de Sorriso, acompanhadas da mãe, onde foram submetidas à escuta especializada.
Durante os depoimentos, as vítimas, irmãs de 6 e 12 anos, confirmaram que o investigado, tio delas, solicitava fotografias e vídeos de conteúdo pornográfico, prometendo recompensas, como doces e presentes, em troca do envio dos arquivos.
As crianças relataram que chegaram a encaminhar vídeos e imagens íntimas ao tio, que posteriormente apagava o conteúdo das conversas. Também informaram que o suspeito lhes enviava vídeos de conteúdo pornográfico.
Na escuta especializada, as vítimas ainda relataram que eram vítimas de estupro de vulnerável, sendo a mais velha abusada desde os nove anos. Elas nunca haviam contado sobre os crimes aos pais.
Como pedido de socorro e por não saberem como procurar a polícia, as crianças encaminharam as mensagens do suspeito para um número aleatório, com a intenção de que a pessoa que as recebesse pudesse ajudá-las e fizesse com que ele fosse preso.
Prisão
Com a confirmação dos fatos e a identificação do autor, as equipes da Polícia Civil localizaram o investigado em sua residência, onde ele foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. Durante a ação, foi apreendido o aparelho celular do suspeito, que será submetido à perícia técnica para extração e preservação dos dados.
O investigado responderá pelos crimes de exploração sexual de crianças, produção e armazenamento de pornografia infantil e estupro de vulnerável, em razão dos indícios de exploração sexual mediante o oferecimento de recompensa às vítimas para obtenção de imagens e vídeos de conteúdo pornográfico, além dos abusos sexuais relatados pelas crianças.
Durante as apurações, a equipe da DEDMV também descobriu que ele já possuía antecedente por estupro de vulnerável contra a enteada, registrado em 2019.
Agora, a Polícia Civil representará pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. As investigações prosseguem para apurar a existência de outras vítimas, o eventual compartilhamento do material produzido e a participação de terceiros.
A Polícia Civil reforça que denúncias envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser comunicadas de forma anônima por meio do Disque 100 ou diretamente à unidade policial mais próxima. A rápida comunicação de situações suspeitas é fundamental para interromper a prática criminosa e garantir a proteção integral de crianças e adolescentes.
Polícia
Policiais são alvos de operação em MT e outros seis estados contra tráfico de drogas e armas
A Polícia Federal, em cooperação conjunta com a Receita Federal do Brasil, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Ifrit, após autorização da Justiça Federal de Campo Grande/MS, para combater uma organização criminosa. A operação cumpre medidas judiciais em Mato Grosso do Sul e outros seis estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rondônia.
Foram cumpridos 76 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária, além de três medidas de monitoração eletrônica e do afastamento de três policiais civis de suas funções públicas.
A investigação apura a atuação de uma organização criminosa transnacional liderada por um núcleo familiar e associada a facções criminosas, com participação de agentes públicos das forças de segurança, incluindo policiais civis e militares de Mato Grosso do Sul e um policial rodoviário federal.
O grupo é investigado por tráfico transnacional de drogas, tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro, além de crimes violentos, como sequestros, torturas, atentados e homicídios. Segundo as investigações, a organização utilizava armamento, estruturas de apoio e veículos blindados para exercer controle territorial e intimidar rivais.
A organização atuava principalmente na região de fronteira entre Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com ramificações em outros estados brasileiros. As investigações apontam que drogas e armas eram obtidas na Bolívia, no Peru e no Paraguai, abastecendo redes de distribuição no Brasil e rotas de tráfico de entorpecentes destinadas à Europa, especialmente Espanha e Portugal.
-
Coluna VIP MT2 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT2 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião2 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Mato Grosso4 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Cuiabá2 dias atrásCâmara de Cuiabá aprova conversão de férias em dinheiro e licença-paternidade de 30 dias para servidores
-
Esportes2 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Política5 dias atrásDavi marca para terça votação da PEC da Segurança
-
Mato Grosso2 dias atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes












