Cultura

Feira do Lavradio, no Rio, tem evento de comemoração de 30 anos

Publicado em

Cultura

Uma das principais atrações culturais a céu aberto na região central da cidade do Rio de Janeiro está completando 30 anos neste mês de outubro. Para celebrar, a Feira do Lavradio, que leva o nome da rua onde acontece, terá agenda especial com apresentações artísticas gratuitas neste sábado (25) a partir das 14h. A programação conta com a inauguração do palco Isnard Manso, junto à Praça Emilinha Borba. Por lá, vão passar o grupo Dança CCC e o cantor Nando Bonfá. O público ainda vai poder participar da roda com o Samba de Feira, além de saborear as delícias gastronômicas em um circuito inédito. A Feira do Lavradio foi criada em 1995 por um grupo de empresários do Polo Novo Rio Antigo para revitalizar a região da Lapa. O diretor do Polo, Plínio Frois, explica a importância da Feira para a cidade.

“A Lavradio é a primeira rua residencial da cidade, no século 19. Foi moradia de nobres, de poetas, e hoje é conhecida internacionalmente. Com a criação da Feira pelos comerciantes locais, que se iniciou o processo de revitalização, não só da Rua do Lavradio, mas também da Lapa, da Praça Tiradentes, de toda essa região do Centro Histórico do Rio”, diz.

Atualmente, a Feira abriga mais de 300 expositores, com produtos diversificados, desde antiguidades e gastronomia até decoração e moda. O evento acontece todos os sábados na Rua do Lavradio, definida em 2021, como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, pela sua importância histórica. 

*Sob supervisão de Vitória Elizabeth


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza recebe Feira do Conhecimento com mais de 190 expositores

Publicados

em

Conhecimento, curiosidade, tecnologia e criação, tudo motivado pela força da inteligência da juventude cearense. Este é o cenário que o público vai encontrar ao visitar a 10ª Feira do Conhecimento, que começa nesta quinta-feira (5), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A feira vai ocupar um espaço de 9 mil metros quadrados, com mais de 80 horas de conteúdo e a expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes.

Com o tema comemorativo “Há 10 edições, o conhecimento não para”, a programação gratuita, que segue até o próximo sábado, reúne mais de 190 expositores em ações, dinâmicas e demonstrações voltadas para a ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo, cultura e entretenimento. A edição deste ano segue a temática “Ciência Delas”, para destacar a participação feminina na produção do conhecimento.

A abertura oficial terá o maestro Poty Fontenelle, que retorna ao palco da Feira para uma apresentação que une música e tecnologia em uma experiência imersiva criada especialmente para a ocasião.

A Feira está montada em quatro eixos. O Espaço Pop reunirá museus científicos, planetários, ciência itinerante, Ciência Delas, Ceará Faz Ciência, Salão do Inventor, entre outros espaços. Já a área Tech terá atrações como Arena Games, E-Sports, Robótica, Drone e o Museu Bojogá. O eixo Conexão será voltado ao empreendedorismo e à aproximação entre talentos, startups, empresas e investidores, com rodadas de negócios. O espaço Vitrine apresentará projetos, descobertas, tecnologias e soluções desenvolvidas por universidades, institutos e centros de pesquisa do Ceará. 

Outro destaque do evento é a Arena Conhecimento por onde devem passar a escritora e empresária Nath Finanças, a autora e criadora de conteúdo Giuliana Mafra e a apresentadora gamer Nyvi Estephan.

O encerramento será com o espetáculo “Ciência em Show – Espetáculo Loucos por Ciência”, que apresenta conceitos científicos de forma lúdica e interativa. 

Todas as informações para os participantes e visitantes já estão disponíveis no site feiradoconhecimento.com.br.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA