Sinop
Prefeitura de Sinop inicia ciclo de treinamentos para fortalecer atendimento nos CRAS
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Administração e Modernização, iniciou nesta terça-feira (21) um ciclo de treinamentos voltado às equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A primeira capacitação ocorreu no CRAS Palmeiras e reuniu 11 servidores da unidade para o treinamento “Desenvolvendo Relacionamentos Saudáveis: Compreendendo os Temperamentos e a Arquitetura da Personalidade”.
A iniciativa integra o trabalho desenvolvido pela Escola de Governo para promover a qualificação contínua dos servidores públicos municipais. O treinamento abordou temas relacionados ao gerenciamento das emoções, autoconhecimento, relações interpessoais e desenvolvimento de competências que contribuem para um atendimento mais humanizado à população atendida pelos serviços socioassistenciais.
A psicóloga da Escola de Governo, Dayzi Senn, explicou que a proposta da capacitação é fortalecer o equilíbrio emocional dos servidores e contribuir para relações mais saudáveis no ambiente de trabalho e no atendimento ao público. “Esse treinamento ‘desenvolvendo relacionamentos saudáveis’ traz o olhar para si, porque quando eu começo a me compreender e a entender o que me causa sentimentos ruins em relação às outras pessoas, eu consigo fazer essa autogestão. E como as pessoas aqui, os servidores do CRAS, atendem muito o público, por meio desses treinamentos e dessas rodas de conversa que nós faremos, fica mais fácil fazer a autogestão dessas emoções e desses comportamentos”, explicou.
A psicóloga também destacou que a ação terá continuidade nos próximos meses e contribuirá para o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores. “Agora nós vamos até setembro com rodas de conversa. Hoje eu trouxe esse treinamento que dei para os coordenadores da Assistência Social, e as coordenadoras dos CRAS pediram que eu levasse esse treinamento para a ponta. Esse treinamento foi inserido nessas rodas de conversa e, a partir delas, auxiliará os servidores a saber lidar com a população, mas também com a própria vida”, afirmou.
A coordenadora do CRAS Palmeiras, Mariza Bertoldo, ressaltou que a capacitação fortalece a equipe e reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado aos usuários da assistência social. “É muito importante esse treinamento que a Prefeitura de Sinop leva para os CRAS. Nós, aqui do CRAS Palmeiras, estamos com toda a nossa equipe junto com a Escola de Governo. Participam a equipe técnica, o Cadastro Único e todos os profissionais da unidade. Esse treinamento é muito importante para atendermos os nossos usuários cada vez melhor”, afirmou.
Mariza Bertoldo também destacou que o trabalho desenvolvido pela Escola de Governo contribui para que os servidores mantenham o foco no acolhimento da população. “O que a Prefeitura proporciona para nós é a oportunidade de atender os nossos usuários com amor, carinho e dedicação. Às vezes a gente tem problemas em casa, mas deixa tudo isso de lado para focar no nosso trabalho. Os nossos usuários são a razão do nosso atendimento. Eles precisam sair do CRAS melhor do que chegaram. Todo esse trabalho técnico que a Prefeitura oferece fortalece a nossa equipe para prestar um atendimento cada vez mais qualificado”, disse.
A psicóloga do CRAS Palmeiras, Daniele Cadore, participou do treinamento e destacou os benefícios da iniciativa para o cotidiano da equipe. “Esses treinamentos são importantes para a nossa equipe, para que a gente aprenda a lidar melhor com as nossas emoções, com os nossos sentimentos e com os conflitos, e consiga atender melhor o usuário que procura a nossa unidade”, afirmou.
O cronograma de capacitações terá continuidade nas demais unidades do município. O próximo encontro ocorrerá no CRAS Paulista, no dia 24 de julho, seguido pelo CRAS Boa Esperança, no dia 28 de julho. As ações fazem parte do trabalho permanente da Escola de Governo, que atua na formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos efetivos e contratados, com foco na melhoria dos serviços prestados à população.
Sinop
Festeja Sinop: Maria Marçal encerra Marcha para Jesus com noite de união, fé e adoração
Integrando a programação do Festeja Sinop 2026, o show nacional foi o ponto alto da noite e concluiu a manifestação de fé que começou na Praça da Bíblia e percorreu a Avenida dos Jacarandás. Reunidos no estádio, os participantes acompanharam uma apresentação marcada por louvores que fazem parte da trajetória da jovem cantora, além de momentos de interação e mensagens de fé.
Antes da apresentação, a expectativa entre os participantes já era de transformar o encerramento da Marcha em uma grande celebração. Para o pastor Tilica, que participou da caminhada, o encontro no Gigante do Norte representou a continuidade do propósito da manifestação.
“Vamos terminar em festa. Começamos em festa, terminamos em festa. E não estamos representando marcas, igrejas, nem uma patente. Estamos aqui em nome de Jesus. Então, esse encontro com todo mundo reunido lá vai ser uma festa bonita”, destacou. O pastor também agradeceu à Prefeitura pela realização da programação.
Com apenas 17 anos, Maria Marçal é um dos grandes nomes da nova geração da música gospel brasileira. A cantora ganhou projeção nacional com a canção “Deserto”, um dos maiores sucessos de sua carreira, que alcançou centenas de milhões de visualizações no YouTube e impulsionou sua trajetória no cenário gospel. A música também ganhou destaque nas paradas da Billboard Brasil Hot 100.
Outro sucesso que integra a carreira da artista é “Deixa”, que também conquistou grande popularidade nas plataformas de áudio e ajudou a consolidar Maria Marçal como um dos fenômenos da música cristã no país.
Durante a apresentação em Sinop, a cantora deixou uma mensagem especial para a população e declarou votos de paz, saúde e proteção para o município. “Que Jesus possa reinar aqui, possa trazer paz, saúde. Que pessoas aqui possam sentir a paz do Espírito Santo e que a alegria do Espírito Santo possa estar com todos nessa cidade. Que essa cidade possa ser blindada pelo sangue de Jesus”, declarou Maria Marçal.
A cantora também desejou que os moradores de Sinop continuem crescendo na fé. “Que pessoas que aqui moram possam crescer cada dia mais na Palavra do Senhor Jesus e conhecer mais um pouco do Senhor”, completou.
Para o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), pastor Elvis Sousa, a apresentação foi a conclusão de uma noite dedicada à oração e à intercessão pela cidade. “Nós vamos sair aqui da Praça da Bíblia em direção ao Estádio Municipal, pela Avenida dos Jacarandás, orando, intercedendo pela cidade. E logo mais teremos o grande show com a cantora Maria Marçal”, destacou.
A programação reforçou o caráter de fé da Marcha para Jesus dentro das comemorações do aniversário de Sinop. Ao unir caminhada, oração, louvor e música, o evento proporcionou aos participantes um momento de devoção e, ao mesmo tempo, de celebração pela história do município e de esperança para os próximos capítulos da cidade.
A apresentação de Maria Marçal encerrou uma noite em que Sinop foi colocada em oração, com mensagens de paz, proteção, saúde e bênçãos para a população. O momento integrou a programação do Festeja Sinop 2026, promovido em celebração ao aniversário do município.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Opinião6 dias atrásESTRUTURAS VIRAIS
-
OAB3 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
OAB4 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal











