Cuiabá
Integrantes do governo da Paraíba conhecem gestão do Cuiabá Prev
Cuiabá
O secretário adjunto do Cuiabá Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) o presidente da Paraíba Previdência, José Antônio Cavalcanti, e o diretor administrativo e financeiro, Frederico Cavalcanti. Ambos vieram conhecer as boas práticas de gestão do sistema previdenciário de Cuiabá, considerado uma referência nacional entre municípios e estados. Clique AQUI
O presidente da Paraíba Previdência, José Antônio Cavalcanti, explicou que o sistema previdenciário no estado do Nordeste opera em regime de autarquia. Um dos grandes desafios, segundo ele, é aprimorar o sistema de informatização para garantir mais celeridade nos atendimentos e pagamentos. Por isso, veio a Cuiabá para conhecer o modelo adotado pelo município, que considera exitoso.
“Nós viemos conhecer melhor a gestão do sistema previdenciário de Cuiabá. Na Paraíba, somos uma autarquia. Pelas conquistas e melhorias obtidas aqui nos últimos anos, queremos fazer algo semelhante na Paraíba para atender melhor a população. A nossa meta é informatizar a Paraíba Prev. Já vencemos algumas etapas e viemos buscar métodos administrativos para implantá-los em nosso estado.”
O diretor administrativo e financeiro da Paraíba Prev, Frederico Cavalcanti, elogiou a estrutura e a eficiência da gestão do sistema previdenciário de Cuiabá.
“Fizemos essa visita técnica para replicar boas práticas. Temos acompanhado à distância que a gestão do Cuiabá Prev vem sendo reconhecida pelo Ministério da Previdência pela eficiência. O que mais chama a atenção é que o órgão não se assemelha a uma repartição pública tradicional. O Cuiabá Prev funciona de forma leve, com características de iniciativa privada. É um modelo eficiente que não onera o caixa do município.”
O secretário adjunto do Cuiabá Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, afirmou que é uma honra e satisfação contribuir com a elaboração de planos previdenciários de outros municípios e estados. “É a maior prova de que estamos na linha correta de trabalho. Estamos de portas abertas para compartilhar o conhecimento e as boas práticas”, destacou.
Esta é a segunda vez, em 2025, que o Cuiabá Prev recebe representantes do Nordeste para apresentar seu modelo de gestão. Em fevereiro, o secretário adjunto Fernando Jorge Mendes de Oliveira recebeu técnicos de São Luís, capital do Maranhão.
#PraCegoVer
A foto mostra o secretário adjunto do Cuiabá Prev, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, sentado em uma cadeira almofadada de cor preta e apoiado em uma mesa de madeira. O ambiente é um escritório. O presidente da Paraíba Previdência, José Antônio Cavalcanti, e o diretor administrativo e financeiro, Frederico Cavalcanti, também estão sentados. Ambos vestem camisas sociais azuis e prestam atenção às declarações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Atualização do Cartão SUS ajuda a evitar faltas e acelera atendimento na rede municipal de Cuiabá
Manter o cadastro atualizado no Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido um dos principais aliados para garantir mais agilidade no atendimento da rede pública de Cuiabá. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde, que reforça o papel da população nesse processo, especialmente diante das melhorias recentes na Central de Regulação.
Com a reestruturação do sistema, exames de maior complexidade passaram a ter liberação mais rápida, em alguns casos de forma imediata. A ampliação da oferta e a reorganização dos atendimentos também contribuíram para reduzir o tempo de espera em diversas especialidades.
Apesar dos avanços, um problema ainda impacta diretamente o funcionamento da rede: o alto número de pacientes que não comparecem aos atendimentos agendados.
Segundo a Secretaria, a principal causa está na dificuldade de contato com os usuários, devido a informações desatualizadas no cadastro, como telefone incorreto ou endereço antigo.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, explica que esse tipo de situação acaba prejudicando não apenas o próprio paciente, mas toda a rede.
“Quando o paciente não é localizado ou não comparece, aquela vaga deixa de ser utilizada por outra pessoa que está aguardando. Hoje temos condições de atender mais rápido, mas precisamos que a população mantenha seus dados corretos para que o sistema funcione com eficiência”, destacou.
A atualização cadastral é simples e deve ser feita diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O procedimento garante que o paciente seja avisado sobre consultas, exames e até cirurgias, evitando perdas de vagas e retrabalho das equipes.
Para atualizar o cadastro, é preciso apresentar:
• Documento com foto;
• Cartão SUS;
• Comprovante de residência atualizado (caso tenha mudado de endereço).
Além de facilitar o contato com o paciente, a atualização contribui diretamente para:
• Redução do número de faltas;
• Melhor aproveitamento das vagas disponíveis;
• Organização dos atendimentos na rede pública;
• Planejamento mais eficiente das ações de saúde.
“Estamos avançando na organização da Regulação e ampliando a oferta de serviços. Com o cadastro atualizado, conseguimos dar mais rapidez aos atendimentos e garantir que menos vagas sejam desperdiçadas”, reforçou Deisi Bocalon.
Canais da Central de Regulação
Exames e Consultas
(65) 99323-1015 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Exames de Alta Complexidade (APAC)
(65) 99219-2869 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Cirurgias Eletivas
(65) 99307-3477 / (65) 99209-8416 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso7 dias atrásSargento Adriana Rodrigues: dedicação e competência que abriram caminho ao alto escalão
-
Várzea Grande7 dias atrásSob comando de Wanderley Cerqueira, Câmara de Várzea Grande mantém ritmo e consolida avanços em 2026
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”





