Sinop
Atendimento social em Sinop começa pelo CRAS do seu território; confira serviços
Sinop
A porta de entrada para acesso aos programas e serviços da assistência social é o Cadastro Único. É por meio dele que as famílias podem ser avaliadas para inclusão nos programa sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os Serviços do PAIF E SCFV, ofertados gratuitamente pelas equipes do Cras.
Ressaltamos que os CRAS ofertam três principais tipos de serviços. O primeiro é o Serviço de Acompanhamento Familiar e Individual (Paif), voltado às famílias e indivíduos que necessitam de atendimento ou acompanhamento técnico, com a construção de um plano de atendimento para superação da situação de vulnerabilidade. E os serviços complementares do PAIF são: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido por meio de grupos e atividades coletivas que fortalecem as relações familiares e comunitárias e previnem situações de violência e negligência. E o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, destinada principalmente a idosos e pessoas com deficiência que têm dificuldade de locomoção, levando o atendimento até o conforto do lar.
O município também ofertam os chamados benefícios eventuais, previstos em lei municipal, como auxílio-alimentação (cesta básica), benefício por natalidade e auxilio por morte. Esses auxílios são concedidos de forma pontual e integrada ao acompanhamento técnico, com o objetivo de apoiar a família em um momento específico, e não de forma contínua.
Apesar do trabalho social da Assistência Social estar muito relacionado ao atendimento de serviços de assistencialismo, o maior e principal trabalho desenvolvido pela pasta está na prevenção e auxílio da construção de uma vida autônoma, explica o diretor de Assistência Social, Juliano Heberle. “Nosso objetivo é protetivo e preventivo. Trabalhamos para garantir direitos e evitar que situações de vulnerabilidade se agravem, como a negligência de crianças ou o isolamento de idosos. A ideia é que a pessoa entre no serviço com uma necessidade e saia quando essa condição for superada”, afirma.
Heberle ressalta que a política de assistência social não é universal como a saúde, mas é destinada, exclusivamente, a quem realmente necessita de apoio social. “São pessoas e famílias que vivem situações de vulnerabilidade temporária ou contínua, como insegurança alimentar e de renda, fragilidade de vínculos familiares e comunitários, além de públicos prioritários, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência”, explica.
Os serviços são de fáceis acesso e podem ser encontrados nas unidades de Cras. Entretanto, o morador que dependa ou necessite do serviço, precisa procurar a unidade de referência do seu bairro, para que o benefício seja validado e aprovado pelo Governo Federal, garantindo um atendimento mais ágil, organizado e eficiente.
As equipes dos CRAS são formadas por assistentes sociais, psicólogos, e Educadores sociais, profissionais capacitados para acolher, avaliar e orientar cada caso de forma individualizada. “Assim como na saúde, a pessoa chega, passa por uma avaliação técnica e recebe o encaminhamento adequado para sua realidade, na assistência social é igual”, reforça o diretor. Informações específicas aos serviços, poderão ser retirados diretamente no Cras.
Sinop
Prefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) conquistou uma unidade do Centro de Referência da Mulher Brasileira, com investimento de R$ 2,5 milhões destinado à construção e equipagem do espaço. A formalização do contrato de repasse entre o Município e a Caixa Econômica Federal, por meio de recursos da União, representa mais um avanço nas políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, ampliando a estrutura de atendimento e acolhimento oferecida pelo Executivo Municipal.
O recurso integra o programa federal Mulher: Viver sem Violência e será aplicado na implantação do Centro de Referência da Mulher Brasileira Tipo III. A conquista possui participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, e contrapartida da Prefeitura de Sinop com investimento de R$ 25 mil de recurso próprio e doação do terreno localizado no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
A conquista soma-se às iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Roberto Dorner, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à orientação e oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade ou que tenham vivenciado situações de violência.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destaca que a implantação da unidade representa um reforço importante na política municipal de proteção às mulheres, resultado da articulação para viabilizar recursos e ampliar os serviços disponíveis à população. “É uma conquista muito grande para o município de Sinop, mas, principalmente, para as mulheres da nossa cidade. É importante prevenir e orientar para que a violência não aconteça e, caso aconteça, que essas mulheres tenham acolhimento e apoio”, pontua.
Paulinho destaca que Sinop é o único município do interior de Mato Grosso que conquistou a casa de apoio e atribui aos trabalhos da Prefeitura ,desenvolvidos na luta contra essa violência. “A única cidade do Mato Grosso que está recebendo esse centro, graças a um trabalho que o prefeito Roberto Dorner implantou na Secretaria de Assistência Social e também na Coordenadoria da Mulher, que conseguiu aí, junto ao Governo Federal, esse recurso. Então, é resultado de um trabalho voltado a proteger e prevenir a violência contra as mulheres e acolher também”, concluiu.
A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, destaca que a conquista é resultado dos esforços empregue pela gestão em busca de políticas públicas que resguardem os direitos das mulheres sinopenses. “É prioridade da gestão do prefeito Roberto Dorne, e do vice, Paulinho, de estar sempre protegendo as mulheres. Agora mais um ganho muito grande nesse combate, mas acima de tudo na proteção das nossas mulheres. Aqui vão ser feitos vários atendimentos para proteger, para que essas mulheres tenham, desde a prevenção até o acolhimento para que evite que Sinop continue no mapa da violência. Esse é o grande objetivo da nossa gestão, por isso buscamos, através dos meios disponíveis ter um avanço na proteção das nossas mulheres”, pontuou.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), professora Branca, ressalta a luta pela conquista do recurso. “Através do Governo Federal, nós estamos sendo contemplado pelo programa Mulher Viver Sem Violência. Sinop foi contemplada através da Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), pela luta da CPPM, com a Casa da Mulher Brasileira, que é na verdade um Centro de Referência para trabalhar as políticas públicas para as mulheres. O objetivo é trabalhar a prevenção contra a violência e também acolher essas mulheres que tiveram seus direitos violados”, celebrou.
Professora Branca destaca que a estrutura fortalecerá o trabalho preventivo, com orientação e acompanhamento profissional, além de contribuir para o direcionamento das mulheres que necessitem de atendimento especializado. A proposta é ampliar os caminhos de acesso à rede de proteção, para que as mulheres encontrem suporte e informações sobre os serviços disponíveis.
Rede de proteção em expansão
A conquista do Centro de Referência ocorre em um momento de ampliação das políticas públicas municipais voltadas às mulheres. Entre os avanços estão a criação da Coordenadoria da Mulher e a implantação da Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, além do fortalecimento dos atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A presidente do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Branca, ressalta que a nova unidade vai contribuir tanto para a prevenção quanto para o acolhimento de mulheres que já sofreram violência. Segundo ela, o Município também tem orientado mulheres de cidades vizinhas que procuram os serviços em Sinop.
“Teremos profissionais e meios para que essa mulher encontre apoio na prevenção e no combate à violência. Aquelas que já passaram por situações de violência também poderão ser acolhidas e direcionadas aos profissionais responsáveis pelo atendimento”, explica.
Com a formalização do contrato de repasse, o Município avança para a etapa de licitação, necessária para a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Após essa fase, serão realizados os procedimentos para construção e equipagem da unidade.
-
Mato Grosso1 dia atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso3 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso3 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
OAB3 dias atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso3 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Mato Grosso3 dias atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso3 dias atrásLéo Bortolin é eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos












