Várzea Grande
Acelera VG Regularização Fundiária vai garantir títulos definitivos para mais de 8 mil imóveis em Várzea Grande
Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande lançou, nesta quarta-feira (17), o programa Acelera VG Regularização Fundiária, iniciativa que pretende entregar títulos definitivos para milhares de famílias que aguardam há décadas pela documentação de seus imóveis. A ação contempla, inicialmente, 25 núcleos urbanos, com estimativa de regularização de mais de 8 mil imóveis.
Durante reunião com moradores dos bairros Jardim União, Vila União, Princesa do Sol, Lote Cedro, Alto da Boa Vista e Jardim das Oliveiras, a prefeita Flávia Moretti afirmou que o programa representa um marco para garantir segurança jurídica às famílias e prometeu acelerar o processo de entrega das escrituras.
“Hoje é um dia muito importante. Entendi a necessidade de criar o programa Acelera VG Regularização Fundiária. Já iniciamos os projetos anteriores e agora vamos avançar com mais 25 núcleos, beneficiando mais de 8 mil imóveis. Não é apenas um papel, é segurança jurídica, direito de herança consolidado”, declarou.
A prefeita reforçou que, desde o início da gestão, os moradores aguardavam a regularização de suas propriedades e afirmou que a meta da administração municipal é entregar títulos de forma contínua.
“Esse é o início da regularização fundiária nesses bairros. A meta é entregar pelo menos um núcleo a cada dois meses e concluir todo o programa até o fim do mandato”, afirmou.
Os recursos para execução da iniciativa foram viabilizados por meio de emenda da deputada federal Coronel Fernanda (PL). A parlamentar destacou que a regularização fundiária garante dignidade às famílias e fortalece o direito à propriedade.
“Essa parceria com a prefeita Flávia Moretti vai atender uma população que há muito tempo espera esse reconhecimento. O cidadão passa a ter o direito de dizer: ‘essa propriedade é minha’. A prefeita tem trabalhado com muita vontade para atender a população, e não tem como não ser parceira de uma mulher dessa”, afirmou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, destacou que a gestão destravou processos que estavam paralisados e pediu o apoio dos moradores na entrega da documentação.
“O Acelera VG Regularização Fundiária é um marco histórico para o município, trazendo dignidade à população para que possa receber o título de moradia. O projeto estava parado, e nós o destravamos. O trabalho será feito por núcleo, e é fundamental que a população entregue os documentos para que possamos dar andamento ao processo”, explicou.
Além de apresentar as etapas da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), a reunião também serviu para orientar os moradores sobre a documentação necessária e esclarecer dúvidas sobre a obtenção do título definitivo dos imóveis.
Moradora da região, Yolanda Santana disse que participou do encontro para entender como será o processo e acredita que o sonho da família finalmente será realizado.
“Meu pai mora aqui há 50 anos e nunca tinha visto uma iniciativa como essa. Hoje vim buscar informações porque acredito que agora vamos conseguir.”
O presidente dos bairros União II, Vila União e Jardim Vasconcelos, Moisés Salvador, classificou o lançamento como um presente para os moradores.
“Sabemos que não é um processo fácil, mas nunca tínhamos sido atendidos. Agradeço à prefeita Flávia Moretti e à secretária Manoela por iniciarem esse trabalho.”
Morador do bairro Maringá I há três décadas, Antônio Pinto afirmou que a comunidade aguarda há anos pela documentação dos imóveis.
“Estamos ansiosos para receber nossos títulos e escrituras. Esperamos por isso há 30 anos. É uma mudança de vida.”
Galeria de Fotos (19 fotos)
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Várzea Grande
Wellington Fagundes define Marcelo Maluf como vice e consolida chapa com PL, MDB e Novo ao Governo de MT
O senador Wellington Fagundes (PL) definiu neste domingo (2) o empresário Marcelo Maluf, do Partido Novo, como candidato a vice-governador em sua chapa para a disputa ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
A articulação para a composição contou com a participação do presidente estadual do Novo, o advogado Rafael Alvarez Paulino Iacovacci, e do secretário de Educação, Reginaldo Teixeira. O acordo amplia a aliança formada por PL, MDB e Novo e recebeu o aval do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto.
Além de Wellington e Marcelo Maluf, a chapa terá a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e o deputado federal José Medeiros (PL) como candidatos às duas vagas ao Senado.
As negociações também tiveram participação da presidente estadual do MDB, Janaína Riva, e do senador Jayme Campos (União Brasil), que passou a atuar na construção de uma alternativa política após ser impedido de disputar o Governo durante a convenção do União Brasil.
O grupo ainda busca atrair o Podemos, partido presidido em Mato Grosso pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. Apesar de ter sido incentivado pela presidente nacional da sigla, Renata Abreu, a disputar o Governo do Estado, a tendência é que Max apoie a candidatura de Wellington Fagundes.
Caso a adesão seja confirmada, o Podemos deverá indicar nomes para as suplências de Janaína Riva na disputa ao Senado.
A nova composição ganhou força após o cenário interno do União Brasil mudar com a retirada da possibilidade de candidatura de Jayme Campos ao Governo. Com a decisão, a federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, permaneceu no projeto liderado pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que também conta com o apoio do PSDB.
Os partidos têm até quarta-feira (5) para finalizar os últimos ajustes e formalizar os registros das alianças junto à Justiça Eleitoral.
-
Rondonópolis3 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Mato Grosso7 dias atrásCom equipe alinhada, Comunicação ganha novo espaço na Câmara de Várzea Grande
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste leva experiência do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas a congresso nacional de enfermagem
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
Cuiabá7 dias atrásGestão Flávia Moretti garante apoio do TCE para enfrentar dívida de precatórios e avançar em soluções para Várzea Grande
-
OAB4 dias atrásOAB-MT recebe secretário de Justiça e requer urgentes melhorias nos parlatórios da Penitenciária Ahmenon e demais unidades
-
Cuiabá3 dias atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Polícia4 dias atrásPresa em VG, influenciadora é suspeita de ocultar valores das atividades ilícitas de facção criminosa











